Com o objetivo de fortalecer a assistência técnica e extensão rural do estado do Tocantins, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria estadual de Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), e a Embrapa Territorial formalizaram um acordo de cooperação técnica relacionado à plataforma de Inteligência Territorial Estratégica para a região do Matopiba, o GeoMatopiba. Lançada em maio de 2020, durante a Agrotins, a plataforma GeoMatopiba reúne dados e informações, em base territorial, capazes de apoiar a execução dos trabalhos realizados pela Seagro e pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins). “É uma plataforma de suma importância que reúne um amplo conjunto de informações espaciais sobre o território do Matopiba”, destacou o secretário da Seagro, Jaime Café. A capacitação dos técnicos da Seagro e do Ruraltins para a utilização da plataforma e a disponibilização gratuita da tecnologia faz parte do acordo de cooperação técnica entre as instituições. “A plataforma pode ser utilizada como fonte de informação agropecuária, especialmente aos técnicos da extensão rural, que atuam nos municípios do Estado do Tocantins. Trata-se, portanto, de uma importante parceria para o planejamento e execução de ações da ATER do Estado do Tocantins”, afirmou a analista do centro de pesquisa da Embrapa, Daniela Maciel. Outras ações a serem desenvolvidas pela equipe da Embrapa Territorial serão o acompanhamento da implementação de ações de transferência de tecnologias no Estado do Tocantins a partir do uso da plataforma e a avaliação do uso e impactos da adoção dessa solução tecnológica. GeoMatopiba A plataforma apresenta um amplo conjunto de informações espaciais sobre o território do Matopiba, organizadas e representadas em diferentes temas e painéis interativos. No GeoWeb Matopiba, o usuário encontra dados espaciais disponíveis para navegação e download, agrupados em quadro natural, agrícola, agrário, infraestrutura e socioeconômico. Associada a essa caracterização, nos painéis interativos há informações sobre 230 soluções tecnológicas desenvolvidas pela Embrapa e seus parceiros ao longo de décadas de pesquisa. São tecnologias que podem apoiar a inovação agropecuária do estado do Tocantins para diferentes produtos e que estão disponíveis para adoção pelo produtor rural na região. No total, são 121 práticas agropecuárias, 60 produtos, 18 processos, 23 metodologias e oito sistemas agropecuários. Na página temática das tecnologias, também podem ser acessadas publicações, vídeos, programas de rádio, e cartilhas relacionadas às tecnologias. Esses materiais têm o objetivo de serem utilizados como documentos de apoio para a adoção da solução pelo produtor. A plataforma possui outros painéis numéricos, gráficos e cartográficos interativos sobre produção agropecuária, crédito agrícola e empregos. Os dados estão disponíveis em nível municipal e referente ao período 2013 a 2018.
Com o objetivo de fortalecer a assistência técnica e extensão rural do estado do Tocantins, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria estadual de Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), e a Embrapa Territorial formalizaram um acordo de cooperação técnica relacionado à plataforma de Inteligência Territorial Estratégica para a região do Matopiba, o GeoMatopiba.
Lançada em maio de 2020, durante a Agrotins, a plataforma GeoMatopiba reúne dados e informações, em base territorial, capazes de apoiar a execução dos trabalhos realizados pela Seagro e pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins).
“É uma plataforma de suma importância que reúne um amplo conjunto de informações espaciais sobre o território do Matopiba”, destacou o secretário da Seagro, Jaime Café.
A capacitação dos técnicos da Seagro e do Ruraltins para a utilização da plataforma e a disponibilização gratuita da tecnologia faz parte do acordo de cooperação técnica entre as instituições. “A plataforma pode ser utilizada como fonte de informação agropecuária, especialmente aos técnicos da extensão rural, que atuam nos municípios do Estado do Tocantins. Trata-se, portanto, de uma importante parceria para o planejamento e execução de ações da ATER do Estado do Tocantins”, afirmou a analista do centro de pesquisa da Embrapa, Daniela Maciel.
Outras ações a serem desenvolvidas pela equipe da Embrapa Territorial serão o acompanhamento da implementação de ações de transferência de tecnologias no Estado do Tocantins a partir do uso da plataforma e a avaliação do uso e impactos da adoção dessa solução tecnológica.
GeoMatopiba
A plataforma apresenta um amplo conjunto de informações espaciais sobre o território do Matopiba, organizadas e representadas em diferentes temas e painéis interativos. No GeoWeb Matopiba, o usuário encontra dados espaciais disponíveis para navegação e download, agrupados em quadro natural, agrícola, agrário, infraestrutura e socioeconômico.
Associada a essa caracterização, nos painéis interativos há informações sobre 230 soluções tecnológicas desenvolvidas pela Embrapa e seus parceiros ao longo de décadas de pesquisa. São tecnologias que podem apoiar a inovação agropecuária do estado do Tocantins para diferentes produtos e que estão disponíveis para adoção pelo produtor rural na região. No total, são 121 práticas agropecuárias, 60 produtos, 18 processos, 23 metodologias e oito sistemas agropecuários.
Na página temática das tecnologias, também podem ser acessadas publicações, vídeos, programas de rádio, e cartilhas relacionadas às tecnologias. Esses materiais têm o objetivo de serem utilizados como documentos de apoio para a adoção da solução pelo produtor.
A plataforma possui outros painéis numéricos, gráficos e cartográficos interativos sobre produção agropecuária, crédito agrícola e empregos. Os dados estão disponíveis em nível municipal e referente ao período 2013 a 2018.