O Prosa Rural desta semana ensina como reconhecer as principais enfermidades do tambaqui – algo essencial para quem pretende investir na criação de peixes em cativeiro. O pesquisador Roger Crescêncio, da Embrapa Amazônia Ocidental, explica quais são as formas de identificação das doenças mais comuns desta espécie e como evitar a infestação nos criadouros.
O programa apresenta também os sintomas, a aparência e o comportamento dos peixes que indicam necessidade de atenção por parte do piscicultor. Para saber mais não perca o Prosa Rural. O Prosa Rural é o programa de rádio da Embrapa!
Transmitido nas rádios das regiões Norte, Nordeste/Vale do Jequitinhonha e também para o Centro-Oeste/Sudeste, o programa ensina a reconhecer as principais enfermidades do tambaqui (Colossoma macropomum). Espécie nativa de maior importância comercial na região amazônica, é um peixe de água doce e de escamas, capaz de agradar o paladar mais exigente.
Embora seja criado em cativeiro com sucesso, essa atividade enfrenta problemas sérios relacionados a perdas produtivas provocadas por doenças bacterianas e parasitárias que surgem justamente por conta dessa intensificação na criação: acantocéfalos (são os que mais gravemente atacam), psilodílio, crustáceos e pirulérnia.
Por meio do Prosa Rural, os ouvintes conhecerão aspectos importantes que ajudarão a reverter os problemas, como: manejo adequado da qualidade da água e boa nutrição, controlar a introdução de novos peixes, adquiri-los de fornecedores idôneos, providenciar local adequado para quarentena e desinfectar os equipamentos usados no transporte, dentre outras medidas.
O pesquisador Roger Crescêncio, da Embrapa Amazônia Ocidental, explica as formas de identificação dessas doenças mais comuns da espécie e como evitar a infestação nos criadouros.