Evento faz parte de uma série que trata dos principais desafios do agronegócio
Em uma série de lives sobre desafios do agronegócio mundial, em 13 de julho, domingo, a partir das 7h30, pelo instagran @gabrielcolle, acontece o Episódio 10 – sucessão familiar no agronegócio, com participação da pesquisadora Fagoni Calegario, da Embrapa Meio Ambiente.
De acordo com Gabriel Colle, que receberá a pesquisadora em seu canal, “o foco é tratar sobre os principais desafios para o desenvolvimento do agronegócio no Brasil, com ênfase na sucessão familiar em empresas do setor, já que a sucessão é um dos maiores desafios do agronegócio mundial”.
“O objetivo é discutir alternativas que possam motivar os jovens a permanecerem no campo e seguirem com os negócios da família, gerando emprego e renda, enfatiza Gabriel.
Fagoni explica que, em parceria com a Embrapa Territorial, tratou da questão da sucessão em dois fóruns de jovens rurais realizados em Atibaia e Jundiaí (SP), que resultaram na publicação Jovem rural como indutor da agricultura periurbana no Circuito das Frutas no estado de São Paulo.
“Como preparativo para os fóruns, foram criadas dinâmicas para promover o diálogo entre as gerações para tratar desse tema da sucessão rural, que nem sempre é fácil para as famílias. “Conversar sobre o momento em que os pais não estarão mais presentes e pensar o que vai ser feito da propriedade é uma tarefa delicada. Quando pais e filhos têm uma comunicação tranquila e organizada como conseguimos promover nos fóruns, são levantadas informações importantes para as famílias e a sociedade sobre o que todo mundo costuma sentir, mas quase nunca aparece na forma de dados objetivos”.
Fagoni apresentou recentemente os dados da publicação na reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural em Atibaia, SP, município que faz parte do Circuito das Frutas onde desenvolve o Programa de Produção Integrada de Morango. “Esse meu trabalho com certificação me levou a ter contato com a problemática do êxodo rural dos jovens filhos de agricultores. Ao mesmo tempo em que sofrem êxodo, eles sempre tiveram um papel muito importante na Produção Integrada de Morango, que exige que os produtores adotem algumas tecnologias e coletem informações para garantir a rastreabilidade. Desde o início do programa, em 2006, eles ajudam os pais nessa parte”.
Em abril, durante encontro virtual do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Frutas, de que Atibaia faz parte, os pesquisadores Ivan Alvarez (Embrapa Territorial) e Fagoni Calegario apresentaram os dados da publicação com o retrato sobre a participação, o envolvimento e a sensação de pertencimento do jovem rural da região às propriedades agrícolas de suas famílias.
Durante a primeira década deste século, houve uma redução de 25% do total de jovens rurais no Circuito das Frutas, o que supera em muito o valor nacional para o mesmo período, apontado em 9,3%.
Essa problemática se aplica em outras regiões, destaca Gabriel Colle.
A live conta com a parceria da Rede i9 e da Agência Campo Digital.