A Embrapa Hortaliças (Brasília – DF) realiza em 28 de maio a live “Cultivo de cenoura orgânica: oportunidades muito além do Cinturão Verde Paulista”. A partir das 16h, pelo canal da Embrapa no Youtube, os participantes poderão acompanhar a apresentação dos pesquisadores Francisco Vilela e Agnaldo Carvalho, que vão falar sobre as práticas de agricultura orgânica e a cultura da cenoura, respectivamente.
A live é direcionada a professores e estudantes, agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural e produtores de hortaliças de todo o Brasil. O evento, que terá a mediação da pesquisadora Mariane Vidal, é resultado da parceria entre a Embrapa Hortaliças, Prefeitura de Mogi das Cruzes, Universidade de Sorocaba e Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS).
De acordo com o analista da área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Hortaliças Marcelo Hanashiro, os temas que serão abordados durante a live é bem amplo o transcende o recorte geográfico do Cinturão Verde Paulista. “A intenção é atender às expectativas de agricultores de todo o território nacional. Serão abordadas questões genéricas que, transpostas para as suas devidas localidades, podem contribuir para a expansão do cultivo da cenoura orgânica para novas fronteiras agrícolas”, explica Hanashiro.
Desdobramentos
O evento de sexta-feira é desdobramento de um ciclo de palestras realizadas com o intuito de abordar culturas e temas estratégicos para o Cinturão Verde Paulista, que é responde por 25% da produção nacional de hortaliças folhosas e por 90% do consumo dessas hortaliças na capital paulista, conforme dados da Ceagesp.
Recentemente, a Embrapa Hortaliças lançou a cenoura BRS Paranoá, primeira cultivar nacional desenvolvida e validada exclusivamente para sistemas orgânicos de produção. Ela é recomendada para plantio no período do verão, época de entressafra das cultivares convencionais, o que abre uma janela valiosa de mercado.
Serviço
Live: Cultivo de cenoura orgânica: oportunidades muito além do Cinturão Verde Paulista
Data: 28 de maio
Horário: 16h
Local: Canal da Embrapa no Youtube