O estado do Maranhão tem reconhecido potencial para a produção de mandioca. Mas, attualmente, prevalece a baixa produtividade das lavouras. Entre os 217 municípios que possuem área plantada com mandioca, apenas três apresentam produtividade acima da média nacional. Há ainda outros gargalos da cultura no estado, como falta de maniva-semente e cultivo tradicional (corte e queima, com mistura de várias espécies sem espaçamento definido). Para tratar dos principais gargalos no cultivo da mandioca no Maranhão e contribuir com a mudança dessa realidade, a Embrapa Cocais vai realizar curso virtual sobre propagação rápida de manivas no próximo dia 30 de abril, das 8h às 12h, no you tube da Embrapa. O curso vai abordar tratos culturais (capina, adubação, controle de pragas e doenças), visando produzir cultivares comprovadamente livres de doenças e pragas; disponibilizar manivas de plantas de mandioca para serem multiplicadas em larga escala; validar genótipos de mandioca em diversos ambientes; resgatar variedades tradicionais, entre outros benefícios. Além do ganho de produtividade e qualidade no sistema de produção da mandioca, a propagação de manivas proporciona sustentabilidade e competitividade para a cultura ao disponibilizar manivas em quantidade suficiente e nos períodos de maiores demandas, em função das melhores épocas de plantio. Segundo o pesquisador Jose de Ribamar Costa Veloso, para se ter ideia do ganho propiciado pela tecnologia, uma planta madura gera cerca de dez manivas-sementes e, com as técnicas de multiplicação, esse número pode chegar a 400 mudas. “A inovação é a mudança na forma de plantio da maniva (caule da mandioca). Em vez de enterrar todo o caule-semente de forma desordenada no solo, e de uma só vez, o a iniciativa ensina a cortar esse caule por etapas, replantando a semente para que ela se multiplique”, completou. Veloso vai ministrar o curso Das 8h30 às 9h30, o pesquisador vai falar sobre os principais gargalos no cultivo da mandioca no estado do Maranhão e, das 10hàs 11h, sobre propagação rápida de manivas. Depois do curso, haverá os debates. Para participar, basta acessa o you tube da Embrapa.
O estado do Maranhão tem reconhecido potencial para a produção de mandioca. Mas, attualmente, prevalece a baixa produtividade das lavouras. Entre os 217 municípios que possuem área plantada com mandioca, apenas três apresentam produtividade acima da média nacional. Há ainda outros gargalos da cultura no estado, como falta de maniva-semente e cultivo tradicional (corte e queima, com mistura de várias espécies sem espaçamento definido). Para tratar dos principais gargalos no cultivo da mandioca no Maranhão e contribuir com a mudança dessa realidade, a Embrapa Cocais vai realizar curso virtual sobre propagação rápida de manivas no próximo dia 30 de abril, das 8h às 12h, no you tube da Embrapa.
O curso vai abordar tratos culturais (capina, adubação, controle de pragas e doenças), visando produzir cultivares comprovadamente livres de doenças e pragas; disponibilizar manivas de plantas de mandioca para serem multiplicadas em larga escala; validar genótipos de mandioca em diversos ambientes; resgatar variedades tradicionais, entre outros benefícios. Além do ganho de produtividade e qualidade no sistema de produção da mandioca, a propagação de manivas proporciona sustentabilidade e competitividade para a cultura ao disponibilizar manivas em quantidade suficiente e nos períodos de maiores demandas, em função das melhores épocas de plantio.
Segundo o pesquisador Jose de Ribamar Costa Veloso, para se ter ideia do ganho propiciado pela tecnologia, uma planta madura gera cerca de dez manivas-sementes e, com as técnicas de multiplicação, esse número pode chegar a 400 mudas. “A inovação é a mudança na forma de plantio da maniva (caule da mandioca). Em vez de enterrar todo o caule-semente de forma desordenada no solo, e de uma só vez, o a iniciativa ensina a cortar esse caule por etapas, replantando a semente para que ela se multiplique”, completou. Veloso vai ministrar o curso Das 8h30 às 9h30, o pesquisador vai falar sobre os principais gargalos no cultivo da mandioca no estado do Maranhão e, das 10hàs 11h, sobre propagação rápida de manivas. Depois do curso, haverá os debates. Para participar, basta acessa o you tube da Embrapa.