Cerca de 1.500 pessoas visitaram o estande da Embrapa nos três dias de Anufood Brazil, feira de negócios para o setor de alimentos e bebidas, realizada de 9 a 11 de março, no São Paulo Expo, em São Paulo. As degustações de produtos desenvolvidos pela pesquisa agropecuária chamaram a atenção do público. A gastrônoma Renata Biasin preparou receitas criativas e saborosas com farinha de Cruzeiro do Sul, castanha-do-brasil (também conhecida como castanha-do-pará), grão de bico BRS Aleppo, gergelins, morango produzidos de forma integrada, além das diversas pimentas com pungências e texturas diferenciadas. “Há uma busca maior pelo vegetarianismo e as receitas trazidas propõem a troca proteica da carne por produtos com qualidade que nos deixam nutridos e que são muito versáteis, como a castanha-do-brasil que dá uma crocância, um sabor diferenciado, e é isso que o pessoal tem comentado. Além de alguns serem orgânicos, outra tendência do mercado, que é a busca por uma alimentação mais saudável”, afirmou Biasin. O público pode acompanhar o passo a passo das receitas no estande da Embrapa, fruto da pareceria com a Associação Brasileira de Nozes e Castanha (ABNC). Os participantes provaram o baião de dois com feijão caupi, farofa preparada com farinha de Cruzeiro do Sul e castanha-do-brasil (ou castanha-do-pará), curry de grão de bico temperado com pimentas, blini com farina de castanha, queijos artesanais e geleias de pimentas, smoothie de morango com gergelim e a grande atração: o New Burguer e o bolinho de siriju. Para a empresária Flávia Nascimento, que estava em busca de novos ingredientes para a sua lanchonete, as geleias de pimenta surpreenderam. “Tem um sabor diferente, uma pimenta leve e adocicada, diferente do que vê no mercado”. O chef de cozinha de Franca (SP), Alexandre Pereira, esteve no estande e acompanhou o preparo de uma das receitas. “Provei produtos e ingredientes de ótima qualidade, sabores acentuados, fiquei realmente muito satisfeito de encontrar sabores do nosso Brasil aqui no estande da Embrapa”, disse. As Unidades que participaram do evento foram: Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro, RJ), Embrapa Instrumentação (São Carlos, SP), Embrapa Acre (Rio Branco, AC), Embrapa Algodão (Campina Grande, PB), Embrapa Hortaliças (Brasília, DF) e Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP). New Burger e Siriju A degustação do New Burger e do bolinho com sabor similar ao de siri (Siriju), ambos à base de plantas, desenvolvidos a partir de um projeto de inovação aberta com parceria da Sottile Alimentos, foi um dos destaques do estande da Embrapa na Anufood. Muitos visitantes foram para experimentar as opções de alimentos 100% vegetais. O segredo do New Burger é o uso de ingredientes que proporcionam características muito próximas a do hambúrguer elaborado com carne bovina, além da adição da fibra de caju. O New Burger já está à venda em lanchonetes, supermercados e outros estabelecimentos de produtos alimentícios no Rio de Janeiro e, segundo a Sottile, já está chegando a outros estados do Brasil, como São Paulo. Um dos proprietários da empresa, Thiago Rosolem, diz que uma nova versão do New Burger já está sendo preparada visando aprimorar a textura do produto. “Também estamos desenvolvendo outros alimentos nessa parceria com a Embrapa, sempre visando textura, saudabilidade, sustentabilidade e sabor. Acho que isso está fazendo a diferença e levou a todo o sucesso durante a Anufood”. Lançamento Outra novidade que atraiu a atenção do público foi o Yva, nanossensor para rastreabilidade e monitoramento da qualidade de frutas. A tecnologia une baixo custo, nanotecnologia e inteligência artificial e é capaz de rastrear e monitorar o grau de maturação das frutas que amadurecem depois da colheita. A novidade é fruto de um projeto de inovação aberta com a Siena Company. Os testes foram feitos com manga, mamão e banana, mas pode der aplicado em várias outras frutas. O sensor colorimétrico Yva (fruta, em tupi-guarani) é similar a uma etiqueta QR Code, o que permite ser analisado por qualquer câmera de celular; é descartável e deverá chegar ao mercado entre 8 e 10 centavos de real por quilo de fruta. Entre as suas aplicações está o rastreamento e o controle de qualidade dos frutos ao longo da cadeia para reduzir perdas. O equipamento e a metodologia de ressonância magnética para análise de alimentos também foi demonstrada na Anufood, em parceria com a empresa Fine Instrument Technology (FIT). A tecnologia faz a análise do teor de gordura sólida (SFC), matéria-prima essencial na fabricação de chocolate, margarinas e outros alimentos, por meio da técnica de ressonância magnética nuclear (RMN), de forma precisa, em segundos e com custo inferior ao equipamento importado. Dessa forma, o fabricante do alimento consegue prever a estabilidade física do produto durante armazenamento e transporte. Além do Brasil, os aparelhos de RMN, com nome comercial de Specfit, já estão em países de três continentes, com diversos tipos de análises de frutas, oleaginosas, entre outros produtos. Palestra O pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro, RJ), Amauri Rosenthal, ministrou palestra sobre inovação tecnológica no “Congresso ABIR 70 anos na Anufood”, que abordou o setor de bebidas não alcoólicas brasileiras. Ele falou sobre novas tecnologias no processamento de bebidas que preservam qualidade sensorial, nutricional e funcional dos produtos. Segundo Amauri, a prensagem a frio tem maior apelo de saudabilidade em relação às tecnologias tradicionais como, por exemplo, em relação à técnica de pasteurização térmica, que apesar de ser eficiente para conservar o produto, muitas vezes altera sabor, cor e também destrói alguns componentes nutricionais e funcionais. Ele ressaltou que vale incrementar a comunicação sobre a tecnologia aplicada no produto para manter o consumidor informado sobre o que é melhor a consumir. Anufood Inspirada na Anuga, maior evento do setor do mundo, a segunda edição da Anufood Brazil reforçou a importância do evento para o mercado de alimentos e bebidas da América do Sul. Foram cerca de 400 marcas expositoras, onze pavilhões internacionais e expositores independentes de 24 países fizeram negócios com mais de 9 mil visitantes qualificados. Segundo dados da empresa organizadora, a Koelnmesse Brazil, foram realizadas mais de 1.250 reuniões, nas quais são estimadas geração de negócios de U$ 27 milhões. “Identificamos a necessidade de um evento exclusivo para o setor de alimentos e bebidas no Brasil, abrindo novos e estratégicos mercados”, ressalta o diretor-geral da Koelnmesse Brazil , Cassiano Facchinetti.
Cerca de 1.500 pessoas visitaram o estande da Embrapa nos três dias de Anufood Brazil, feira de negócios para o setor de alimentos e bebidas, realizada de 9 a 11 de março, no São Paulo Expo, em São Paulo. As degustações de produtos desenvolvidos pela pesquisa agropecuária chamaram a atenção do público. A gastrônoma Renata Biasin preparou receitas criativas e saborosas com farinha de Cruzeiro do Sul, castanha-do-brasil (também conhecida como castanha-do-pará), grão de bico BRS Aleppo, gergelins, morango produzidos de forma integrada, além das diversas pimentas com pungências e texturas diferenciadas.
“Há uma busca maior pelo vegetarianismo e as receitas trazidas propõem a troca proteica da carne por produtos com qualidade que nos deixam nutridos e que são muito versáteis, como a castanha-do-brasil que dá uma crocância, um sabor diferenciado, e é isso que o pessoal tem comentado. Além de alguns serem orgânicos, outra tendência do mercado, que é a busca por uma alimentação mais saudável”, afirmou Biasin. O público pode acompanhar o passo a passo das receitas no estande da Embrapa, fruto da pareceria com a Associação Brasileira de Nozes e Castanha (ABNC).
Os participantes provaram o baião de dois com feijão caupi, farofa preparada com farinha de Cruzeiro do Sul e castanha-do-brasil (ou castanha-do-pará), curry de grão de bico temperado com pimentas, blini com farina de castanha, queijos artesanais e geleias de pimentas, smoothie de morango com gergelim e a grande atração: o New Burguer e o bolinho de siriju.
Para a empresária Flávia Nascimento, que estava em busca de novos ingredientes para a sua lanchonete, as geleias de pimenta surpreenderam. “Tem um sabor diferente, uma pimenta leve e adocicada, diferente do que vê no mercado”. O chef de cozinha de Franca (SP), Alexandre Pereira, esteve no estande e acompanhou o preparo de uma das receitas. “Provei produtos e ingredientes de ótima qualidade, sabores acentuados, fiquei realmente muito satisfeito de encontrar sabores do nosso Brasil aqui no estande da Embrapa”, disse.
As Unidades que participaram do evento foram: Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro, RJ), Embrapa Instrumentação (São Carlos, SP), Embrapa Acre (Rio Branco, AC), Embrapa Algodão (Campina Grande, PB), Embrapa Hortaliças (Brasília, DF) e Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP).
New Burger e Siriju
A degustação do New Burger e do bolinho com sabor similar ao de siri (Siriju), ambos à base de plantas, desenvolvidos a partir de um projeto de inovação aberta com parceria da Sottile Alimentos, foi um dos destaques do estande da Embrapa na Anufood. Muitos visitantes foram para experimentar as opções de alimentos 100% vegetais. O segredo do New Burger é o uso de ingredientes que proporcionam características muito próximas a do hambúrguer elaborado com carne bovina, além da adição da fibra de caju.
O New Burger já está à venda em lanchonetes, supermercados e outros estabelecimentos de produtos alimentícios no Rio de Janeiro e, segundo a Sottile, já está chegando a outros estados do Brasil, como São Paulo. Um dos proprietários da empresa, Thiago Rosolem, diz que uma nova versão do New Burger já está sendo preparada visando aprimorar a textura do produto. “Também estamos desenvolvendo outros alimentos nessa parceria com a Embrapa, sempre visando textura, saudabilidade, sustentabilidade e sabor. Acho que isso está fazendo a diferença e levou a todo o sucesso durante a Anufood”.
Lançamento
Outra novidade que atraiu a atenção do público foi o Yva, nanossensor para rastreabilidade e monitoramento da qualidade de frutas. A tecnologia une baixo custo, nanotecnologia e inteligência artificial e é capaz de rastrear e monitorar o grau de maturação das frutas que amadurecem depois da colheita. A novidade é fruto de um projeto de inovação aberta com a Siena Company. Os testes foram feitos com manga, mamão e banana, mas pode der aplicado em várias outras frutas. O sensor colorimétrico Yva (fruta, em tupi-guarani) é similar a uma etiqueta QR Code, o que permite ser analisado por qualquer câmera de celular; é descartável e deverá chegar ao mercado entre 8 e 10 centavos de real por quilo de fruta. Entre as suas aplicações está o rastreamento e o controle de qualidade dos frutos ao longo da cadeia para reduzir perdas.
O equipamento e a metodologia de ressonância magnética para análise de alimentos também foi demonstrada na Anufood, em parceria com a empresa Fine Instrument Technology (FIT). A tecnologia faz a análise do teor de gordura sólida (SFC), matéria-prima essencial na fabricação de chocolate, margarinas e outros alimentos, por meio da técnica de ressonância magnética nuclear (RMN), de forma precisa, em segundos e com custo inferior ao equipamento importado. Dessa forma, o fabricante do alimento consegue prever a estabilidade física do produto durante armazenamento e transporte. Além do Brasil, os aparelhos de RMN, com nome comercial de Specfit, já estão em países de três continentes, com diversos tipos de análises de frutas, oleaginosas, entre outros produtos.
Palestra
O pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro, RJ), Amauri Rosenthal, ministrou palestra sobre inovação tecnológica no “Congresso ABIR 70 anos na Anufood”, que abordou o setor de bebidas não alcoólicas brasileiras. Ele falou sobre novas tecnologias no processamento de bebidas que preservam qualidade sensorial, nutricional e funcional dos produtos.
Segundo Amauri, a prensagem a frio tem maior apelo de saudabilidade em relação às tecnologias tradicionais como, por exemplo, em relação à técnica de pasteurização térmica, que apesar de ser eficiente para conservar o produto, muitas vezes altera sabor, cor e também destrói alguns componentes nutricionais e funcionais. Ele ressaltou que vale incrementar a comunicação sobre a tecnologia aplicada no produto para manter o consumidor informado sobre o que é melhor a consumir.
Anufood
Inspirada na Anuga, maior evento do setor do mundo, a segunda edição da Anufood Brazil reforçou a importância do evento para o mercado de alimentos e bebidas da América do Sul. Foram cerca de 400 marcas expositoras, onze pavilhões internacionais e expositores independentes de 24 países fizeram negócios com mais de 9 mil visitantes qualificados.
Segundo dados da empresa organizadora, a Koelnmesse Brazil, foram realizadas mais de 1.250 reuniões, nas quais são estimadas geração de negócios de U$ 27 milhões. “Identificamos a necessidade de um evento exclusivo para o setor de alimentos e bebidas no Brasil, abrindo novos e estratégicos mercados”, ressalta o diretor-geral da Koelnmesse Brazil , Cassiano Facchinetti.
Priscila Viudes (Mtb 030/MS)
Embrapa Acre
Contatos para a imprensa
acre.imprensa@embrapa.br
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Kadijah Suleiman ((MTb 22.729/RJ))
Embrapa Agroindústria de Alimentos
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Colaboração: Edilson Fragalle e Joana Silva
Embrapa Instrumentação
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Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
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