Notícias

Embrapa Milho e Sorgo elabora plano emergencial para prevenção do coronavírus

A Embrapa Milho e Sorgo iniciou a elaboração e aplicação de providências imediatas do Plano Emergencial da Unidade, sob a supervisão direta da chefia-geral, para prevenção do coronavírus, com base na Deliberação da Embrapa Sede (Brasília-DF) Nº 04, de 17 de março de 2020. O propósito é interromper a disseminação do COVID-19 na Unidade e na região. Foi formado o Comitê Local de Monitoramento e Prevenção do Coronavírus com a responsabilidade de elaboração, divulgação e acompanhamento do Plano, bem como de orientar os empregados com atividades profissionais, cuidados sanitários e dúvidas diversas. O comitê, sob a coordenação da analista Christianne Macieira, supervisora do Setor de Gestão de Pessoas, tem como membros permanentes e voluntários convidados pela Chefia, os representantes de empregados Roberto Noda (Chefia Administrativa), Natália Fois e Mônica Castro (Tecnologia de Informação e Comunicação), Cícero Beserra de Menezes (pesquisador residente), Ronaldo Adriano (técnico do trabalho), e Renata Teixeira Domingos (enfermeira do trabalho e membro convidada). No momento estão definidas as seguintes medidas: 1) Empregados em grupo de risco, bem como aqueles que moram com familiares com doenças crônicas e os responsáveis por menores de 14 anos, em locais com aulas suspensas, que não tenham com quem deixar essas crianças poderão antecipar as férias para maio e junho. Essas pessoas poderão fazer o regime de teletrabalho e terão prioridade durante a análise do caso pelos gestores. São considerados integrantes de grupo de risco: • aqueles com idade igual ou superior a 60 anos; • imunodeficientes ou com doenças preexistentes crônicas ou graves; • gestantes; • lactantes; • aqueles com familiares que tenham doenças crônicas e habitam na mesma residência; • responsáveis pelo cuidado de uma ou mais pessoas com suspeita ou confirmação de diagnóstico de infecção por COVID-19, desde que morem juntos. 2) Todos os bolsistas, estagiários e menores aprendizes estão liberados de suas atividades na Unidade durante 15 dias. Esse prazo poderá ser reduzido ou ampliado. A contratação de estagiários e bolsistas também está suspensa temporariamente. 3) Visitas: estão suspensas visitas, em grupo ou individual, às instalações da Embrapa, inclusive aquelas relacionadas ao atendimento presencial do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão). O acesso do público externo se dará exclusivamente para participação em reuniões que não possam ser realizadas por meio eletrônico ou telefônico, ou a critério da Chefia da Unidade. O mesmo procedimento deve ser seguido para atendimento à imprensa. Foi ainda criado o e-mail cnpms.coronavirus@embrapa.br para envio de sugestões e/ou dúvidas.

A Embrapa Milho e Sorgo iniciou a elaboração e aplicação de providências imediatas do Plano Emergencial da Unidade, sob a supervisão direta da chefia-geral, para prevenção do coronavírus, com base na Deliberação da Embrapa Sede (Brasília-DF) Nº 04, de 17 de março de 2020. O propósito é interromper a disseminação do COVID-19 na Unidade e na região.

Foi formado o Comitê Local de Monitoramento e Prevenção do Coronavírus com a responsabilidade de elaboração, divulgação e acompanhamento do Plano, bem como de orientar os empregados com atividades profissionais, cuidados sanitários e dúvidas diversas. O comitê, sob a coordenação da analista Christianne Macieira, supervisora do Setor de Gestão de Pessoas, tem como membros permanentes e voluntários convidados pela Chefia, os representantes de empregados Roberto Noda (Chefia Administrativa), Natália Fois e Mônica Castro (Tecnologia de Informação e Comunicação), Cícero Beserra de Menezes (pesquisador residente), Ronaldo Adriano (técnico do trabalho), e Renata Teixeira Domingos (enfermeira do trabalho e membro convidada).

No momento estão definidas as seguintes medidas:

1) Empregados em grupo de risco, bem como aqueles que moram com familiares com doenças crônicas e os responsáveis por menores de 14 anos, em locais com aulas suspensas, que não tenham com quem deixar essas crianças poderão antecipar as férias para maio e junho. Essas pessoas poderão fazer o regime de teletrabalho e terão prioridade durante a análise do caso pelos gestores.

São considerados integrantes de grupo de risco:
• aqueles com idade igual ou superior a 60 anos;
• imunodeficientes ou com doenças preexistentes crônicas ou graves;
• gestantes;
• lactantes;
• aqueles com familiares que tenham doenças crônicas e habitam na mesma residência;
• responsáveis pelo cuidado de uma ou mais pessoas com suspeita ou confirmação de diagnóstico de infecção por COVID-19, desde que morem juntos.

2) Todos os bolsistas, estagiários e menores aprendizes estão liberados de suas atividades na Unidade durante 15 dias. Esse prazo poderá ser reduzido ou ampliado. A contratação de estagiários e bolsistas também está suspensa temporariamente.

3) Visitas: estão suspensas visitas, em grupo ou individual, às instalações da Embrapa, inclusive aquelas relacionadas ao atendimento presencial do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão). O acesso do público externo se dará exclusivamente para participação em reuniões que não possam ser realizadas por meio eletrônico ou telefônico, ou a critério da Chefia da Unidade. O mesmo procedimento deve ser seguido para atendimento à imprensa.

Foi ainda criado o e-mail cnpms.coronavirus@embrapa.br para envio de sugestões e/ou dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *