Estudos do centro de pesquisa subsidiarão futuras análises do CAR
Os critérios indicados pela Embrapa Territorial servirão como subsídios para as futuras análises dos dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR). A demanda foi repassada pela ministra Tereza Cristina ao Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão responsável pela gestão do CAR. A decisão foi tomada após reunião realizada, em 20 de fevereiro, no Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (Mapa), com a presença da Ministra. (Liliane Castelões/Embrapa Territorial)
Plataforma do GeoSocial ganhará atualização
A plataforma “GeoWeb Inclusão Produtiva no Seu Município” será atualizada. A ferramenta reúne milhares de dados dos programas sociais da antiga Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), no então Ministério do Desenvolvimento Social. Na atual gestão federal, estes programas estão coordenados pela Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva Rural, no Ministério da Cidadania. A chefe-adjunta de P&D, Lucíola Magalhães, discutiu a pauta com Wilfrido Rocha, coordenador-geral de Monitoramento das Ações de Desenvolvimento Social e Cidadania (CGMAS), e Clair Tomé Kuhn, diretor de Programa. (Alan Rodrigues/Embrapa Territorial)
Pesquisadores visitam viveiros no Tocantins
Os pesquisadores Ivan Alvarez e Carlos Ronquim estiveram no estado do Tocantins, de 10 a 14 de fevereiro, para visitar viveiros florestais. A atividade faz parte do projeto Mais Sementes e visa levantar informações e promover análises sobre as características dos viveiros. Ao todo, foram visitados 14 viveiros. A equipe também aplicou questionários com proprietários. O projeto Mais Sementes compõe o Projeto Integrado da Amazônia e recebe recursos do Fundo Amazônia. (Alan Rodrigues/Embrapa Territorial)
Combate à desertificação na Caatinga é tema de parceria com o MMA
O secretário de Relações Internacionais do Ministério do Meio Ambiente, Roberto Castelo Branco, esteve na Embrapa Territorial, no dia 10 de fevereiro, para tratar do andamento do Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado no ano passado entre as instituições. A parceria visa auxiliar, por meio da inteligência territorial, a estratégia ministerial de combate da desertificação e degradação da terra na área do bioma Caatinga. (Alan Rodrigues/Embrapa Territorial)
Análises técnicas poderão auxiliar avaliações da CTLog
A Embrapa Territorial foi convidada a participar de um Grupo de Trabalho na Câmara Temática de Infraestrutura e Logística (CTLog) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para colaborar com embasamentos técnicos sobre a avaliação de importar ou não o milho durante os meses mais críticos do ano. O interesse foi expresso durante a 71ª reunião da CTLog, no dia 19 de fevereiro, em Brasília, DF. (Alan Rodrigues/Embrapa Territorial)
Gestores discutem colaborações em programa do governo do México
A presidente do Conselho da Câmara Empresarial Brasil México (BRAMEX) e vice-presidente e integrante dos Conselhos Consultivo da Abimaq, Alida Bellandi, esteve na Embrapa Territorial no dia 17 de fevereiro. Em discussão, as possíveis colaborações da Embrapa ao programa “Sembrando Vida”, uma iniciativa do governo mexicano com fins de reduzir a pobreza rural e degradação ambiental. Ela esteve acompanhada por Carlos Perim e Demétrius Araujo, respectivamente, diretor Industrial e pesquisador da Indústria Guarany. O grupo foi recebido pelo chefe-geral, Evaristo de Miranda. (Alan Rodrigues/Embrapa Territorial)