Notícias

Ações de transferência de tecnologia em melhoramento animal rondam o País em 2019

O objetivo era atender a demanda crescente por capacitação em melhoramento genético de gado de corte e foi com esse foco que as equipes de melhoramento da Embrapa e da empresa Genepuls Consultoria Ltda. levaram um modelo concentrado de treinamento para vários cantos do País. “A iniciativa permitiu que quase 300 pessoas fossem capacitadas no assunto, das mais diversas regiões do País, só no segundo semestre”, celebra um dos coordenadores da iniciativa, o melhorista Antonio do Nascimento Rosa. A intensificação do sistema produtivo exige animais com genética superior e a conscientização, a difusão e a capacitação dos técnicos e produtores rurais envolvidos são pontos fundamentais nesse processo. Rosa conta que os treinamentos passaram pelas cidades de Britânica (GO), Rio Branco (AC) e Jataí (GO), além de uma ação direta com os alunos do Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte do Senar, em Mato Grosso do Sul, e o tradicional curso na Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS), em sua 31ª edição em 2019. O grupo formado por Antonio Rosa, Guilherme Malafaia, Rodrigo Amorim, Danila Rodrigues Frias, Eriklis Nogueira, Fernando Paim, Andrea Egito, Gelson Feijó, Leonardo Nieto, Roberto Torres Jr., Fabiane Siqueira, Gilberto Oliveira Menezes, Rodrigo Gomes, Paulo Nobre, Maury Souza Jr., Luiz Otávio Silva, José Marques Carneiro, Juliana Borges Silva e Luiz Orcírio Oliveira, levou adiante a demanda com suporte também de parcerias locais, como associações, fundações e universidades. Além disso, durante o primeiro semestre, a parceria com a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) permitiu que 33 municípios fossem percorridos, atendendo ao redor de 5 mil pessoas das regiões Sudoeste, Vale do Araguaia, Centro Norte e Noroeste do Estado, entre pecuaristas, técnicos, extensionistas e estudantes. O Acrimat em Ação é um programa itinerante que leva informações aos produtores de todas as regiões do Estado. Paralelamente, a equipe coleta dados sobre a situação da produção de carne. Com o tema “Da cria ao abate: mais peso, mais lucro”, o pesquisador Antonio Rosa ressaltou a premissa que acompanha o grupo: o sistema produtivo como um todo tendo a genética como centro. As ações de transferência são uma oportunidade não somente de atualização técnica, mas discussões que possam contribuir para a melhoria dos sistemas de produção e sustentabilidade do negócio.

O objetivo era atender a demanda crescente por capacitação em melhoramento genético de gado de corte e foi com esse foco que as equipes de melhoramento da Embrapa e da empresa Genepuls Consultoria Ltda. levaram um modelo concentrado de treinamento para vários cantos do País. 

“A iniciativa permitiu que quase 300 pessoas fossem capacitadas no assunto, das mais diversas regiões do País, só no segundo semestre”, celebra um dos coordenadores da iniciativa, o melhorista Antonio do Nascimento Rosa. A intensificação do sistema produtivo exige animais com genética superior e a conscientização, a difusão e a capacitação dos técnicos e produtores rurais envolvidos são pontos fundamentais nesse processo. 

Rosa conta que os treinamentos passaram pelas cidades de Britânica (GO), Rio Branco (AC) e Jataí (GO), além de uma ação direta com os alunos do Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte do Senar, em Mato Grosso do Sul, e o tradicional curso na Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS), em sua 31ª edição em 2019. 

O grupo formado por Antonio Rosa, Guilherme Malafaia, Rodrigo Amorim, Danila Rodrigues Frias, Eriklis Nogueira, Fernando Paim, Andrea Egito, Gelson Feijó, Leonardo Nieto, Roberto Torres Jr., Fabiane Siqueira, Gilberto Oliveira Menezes, Rodrigo Gomes, Paulo Nobre, Maury Souza Jr., Luiz Otávio Silva, José Marques Carneiro, Juliana Borges Silva e Luiz Orcírio Oliveira, levou adiante a demanda com suporte também de parcerias locais, como associações, fundações e universidades.

Além disso, durante o primeiro semestre, a parceria com a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) permitiu que 33 municípios fossem percorridos, atendendo ao redor de 5 mil pessoas das regiões Sudoeste, Vale do Araguaia, Centro Norte e Noroeste do Estado, entre pecuaristas, técnicos, extensionistas e estudantes. O Acrimat em Ação  é um programa itinerante que leva informações aos produtores de todas as regiões do Estado. Paralelamente, a equipe coleta dados sobre a situação da produção de carne.

Com o tema “Da cria ao abate: mais peso, mais lucro”, o pesquisador Antonio Rosa ressaltou a premissa que acompanha o grupo: o sistema produtivo como um todo tendo a genética como centro. As ações de transferência são uma oportunidade não somente de atualização técnica, mas discussões que possam contribuir para a melhoria dos sistemas de produção e sustentabilidade do negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *