Espaço Vida. Mais do que um local de plantio de árvores nativas na Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS). Mas um ambiente especialmente escolhido para homenagear os empregados que se aposentam e deixam um legado na Unidade. Cada árvore representa um empregado, com placa identificando seu nome e a espécie da árvore.
Neste segundo semestre, 16 empregados se aposentaram. Para eternizar a trajetória deles, oito empregados foram homenageados em agosto deste ano. Outro evento será realizado nessa sexta-feira, 13 de dezembro, pela manhã, para os outros oito, com a participação dos empregados na ativa, da família dos aposentados e dos parceiros ligados à Prefeitura Municipal de Dourados: o diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente de Dourados (IMAM), Wellington Luís Santana Lopes, coronel aposentado da PM; e o secretário municipal de Agricultura Familiar, Junior Bittencourt.
“O diretor-presidente do IMAM preza muito por parcerias como esta”, afirma a educadora ambiental do Instituto, Ieda Teixeira Severo. Ela diz, também, que projetos de plantios de árvores nativas são efetuadas nos parques de Dourados como uma importante realização do Instituto.
Para a entrega das mudas na Unidade também estava presente o gerente de núcleo do IMAM e educador ambiental, Agnaldo Simões de Moreira. Foram doadas mudas especiais: jacarandá-mimoso, pau-brasil, ipê-roxo, ipê-branco, ipê-amarelo, magnólia, jatobá, pata-de-vaca e ingá. “As espécies nativas atraem diferentes pássaros, melhora o ambiente como um todo. Sem contar que é uma bela homenagem”, conclui Ieda.
Para a representante da secretaria de agricultura familiar, Kallen Christiany Miranda Ferreira, ter um espaço de homenagem aos empregados é algo emocionante. “Imagine daqui a 20 anos os filhos desses empregados vendo as árvores em sua plenitude? Fica para eternidade”, comenta.
Erica Alves da Silva Bonin, Chefe-Adjunta de Administração da Embrapa Agropecuária Oeste, reitera. “É um espaço onde se perpetua a passagem e a contribuição dos empregados, que deixam marcas de toda sua trajetória.”
Parceria e sua importância – Ela lembra que a doação das mudas reforça a parceria com a Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e do Instituto do Meio Ambiente de Dourados. “Outra cooperação do IMAM com a Embrapa Agropecuária Oeste foi a retirada das árvores que estavam em situação de risco devido a rede elétrica e construções no Centro de Pesquisa da Embrapa. E mais: foram compensadas por outras 24 árvores doadas pelo Instituto.”