Notícias

Embrapa Tabuleiros Costeiros implanta vitrine de culturas em Aracaju

Nos últimos dois meses, quem visita a sede da Embrapa Tabuleiros Costeiros, em Aracaju, encontra, logo ao lado da recepção, áreas plantadas com diversas variedades de capim-elefante, cana, citros, mandioca, girassol e coqueiros com técnicas inovadoras de cobertura. A vitrine de tecnologias instalada e desenvolvida para visitação pública a partir de 2020 contempla diversas culturas pesquisadas pela Unidade da Embrapa em todo o Nordeste, e conta com um sistema de irrigação de baixo custo que viabiliza sua manutenção permanente. O chefe-geral em exercício da Unidade, Ronaldo Resende, que responde também pela Chefia de Pesquisa e Desenvolvimento, destaca que o objetivo da vitrine é facilitar e ampliar o acesso e ampliar o conhecimento da sociedade em geral sobre os resultados das ações de pesquisa. “Buscamos trazer para Aracaju uma amostra representativa das culturas pesquisadas em campos e áreas experimentais espalhados por Sergipe e pelo Nordeste”, ressalta. Como vitrines tecnológicas de culturas vegetais necessitam de irrigação continuada para sua manutenção, a instalação foi possível graças à redução de 51% no consumo de água da Unidade proporcionada pela estação implantada no primeiro semestre, que usa água do poço da Unidade após passar por um sistema de filtragem de baixo custo e alta eficiência. Culturas A vitrine conta com duas cultivares de capim-elefante, diversas variedades de citros – combinações de copas e porta-enxertos pesquisadas no campo de Umbaúba, SE – consorciadas com mandioca brava e macaxeira de mesa, variedades de cana domesticada e silvestre com diversas aptidões – açúcar, etanol de 1ª e 2ª geração e biomassa – vindas do banco genético do campo de Nossa Senhora das Dores, SE, cultivares de girassol adaptadas ao Nordeste e técnicas de cobertura da área da coroa de coqueiros com foco na redução do uso de água na irrigação. A ideia é que a vitrine seja dinâmica, com plantio das diversas culturas anuais além das perenes, e que possa se expandir para ser plenamente representativa do que a Unidade da Embrapa pesquisa e conserva no campo. Visitação As vitrines são destinadas a visitações guiadas de grupos de estudantes, professores, pesquisadores, assistentes técnicos e institucionais, que devem ser agendadas e sujeitas à disponibilidade de dias e horários através do e-mail tabuleiros-costeiros.eventos@embrapa.br ou pelo telefone (79) 4009-1316. As visitações começarão a ser realizadas a partir de fevereiro de 2020, e os agendamentos poderão ser feitos a partir de 13 de janeiro. Para informações técnicas mais detalhadas sobre as culturas pesquisadas, visite o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC Embrapa) na recepção da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Av. Beira Mar, 3250, Aracaju), ligue para (79) 4009-1344 ou acesse www.embrapa.br/fale-conosco.

Nos últimos dois meses, quem visita a sede da Embrapa Tabuleiros Costeiros, em Aracaju, encontra, logo ao lado da recepção, áreas plantadas com diversas variedades de capim-elefante, cana, citros, mandioca, girassol e coqueiros com técnicas inovadoras de cobertura.

A vitrine de tecnologias instalada e desenvolvida para visitação pública a partir de 2020 contempla diversas culturas pesquisadas pela Unidade da Embrapa em todo o Nordeste, e conta com um sistema de irrigação de baixo custo que viabiliza sua manutenção permanente.

O chefe-geral em exercício da Unidade, Ronaldo Resende, que responde também pela Chefia de Pesquisa e Desenvolvimento, destaca que o objetivo da vitrine é facilitar e ampliar o acesso e ampliar o conhecimento da sociedade em geral sobre os resultados das ações de pesquisa. “Buscamos trazer para Aracaju uma amostra representativa das culturas pesquisadas em campos e áreas experimentais espalhados por Sergipe e pelo Nordeste”, ressalta. 

Como vitrines tecnológicas de culturas vegetais necessitam de irrigação continuada para sua manutenção, a instalação foi possível graças à redução de 51% no consumo de água da Unidade proporcionada pela estação implantada no primeiro semestre, que usa água do poço da Unidade após passar por um sistema de filtragem de baixo custo e alta eficiência. 

Culturas
A vitrine conta com duas cultivares de capim-elefante, diversas variedades de citros – combinações de copas e porta-enxertos pesquisadas no campo de Umbaúba, SE – consorciadas com mandioca brava e macaxeira de mesa, variedades de cana domesticada e silvestre com diversas aptidões – açúcar, etanol de 1ª e 2ª geração e biomassa – vindas do banco genético do campo de Nossa Senhora das Dores, SE, cultivares de girassol adaptadas ao Nordeste e técnicas de cobertura da área da coroa de coqueiros com foco na redução do uso de água na irrigação.

A ideia é que a vitrine seja dinâmica, com plantio das diversas culturas anuais além das perenes, e que possa se expandir para ser plenamente representativa do que a Unidade da Embrapa pesquisa e conserva no campo.

Visitação
As vitrines são destinadas a visitações guiadas de grupos de estudantes, professores, pesquisadores, assistentes técnicos e institucionais, que devem ser agendadas e sujeitas à disponibilidade de dias e horários através do e-mail tabuleiros-costeiros.eventos@embrapa.br ou pelo telefone (79) 4009-1316. As visitações começarão a ser realizadas a partir de fevereiro de 2020, e os agendamentos poderão ser feitos a partir de 13 de janeiro.

Para informações técnicas mais detalhadas sobre as culturas pesquisadas, visite o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC Embrapa) na recepção da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Av. Beira Mar, 3250, Aracaju), ligue para (79) 4009-1344 ou acesse www.embrapa.br/fale-conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *