A agrobiodiversidade de espécies encontradas na região amazônica será tema de um seminário que acontece no município de Itacoatiara, no dia 03 de dezembro. O seminário “Agrobiodiversidade e Agroecologia” é uma realização da Embrapa Amazônia Ocidental, Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Instituto Federal do Amazonas (Ifam), e as discussões ocorrem no auditório da Ufam de Itacoatiara, a partir das 8 horas. O seminário é o evento de encerramento do projeto “Resgate e caracterização de variedades crioulas e estímulo à formação de bancos comunitários de sementes no Amazonas”, liderado pela Embrapa Amazônia Ocidental e financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Segundo o pesquisador Nestor Lourenço de Paula, o objetivo do projeto foi de fortalecer as práticas de conservação on farm dos recursos genéticos e buscar maior coordenação com o sistema de conservação ex situ. No projeto foram realizadas ações junto a produtores rurais familiares dos municípios de Urucará e Itacotiara, buscando o resgate de variedades crioulas de espécies de mandioca macaxeira e milho, entre outras. No seminário serão realizadas palestras, mesas-redondas e debates com o objetivo de divulgar o conhecimento agroecológico em suas diversas dimensões, como resgatar, intercambiar variedades locais e/ou melhoradas visando a ampliação da diversidade genética. O evento conta com a parceria das seguintes instituições: Grupo de Pesquisa em Agroecologia da Amazônia, Centro de Estudos Mapati, Prefeitura Municipal de Urucará, Fundo Amazônia e Superintendência Federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Amazonas (SFA/Mapa). Programação do Seminário 8h Abertura 8:30h Palestra: Agroecologia no contexto amazônico, suas características e dimensões – Nestor Lourenço (Embrapa Amazônia Ocidental) 9:15h Palestra: Por que realizar a conservação da agrobiodiversidade no Amazonas – Santiago Ferreyra (Ufam) 10h Mesa Redonda: O caminho dos saberes tradicionais Debatedores: Arenilton Serrão (Seduc), Selma Xavier (Seduc), Normando Vieira (Agricultor) Moderador: Anderson Lincoln Vital da Silva (Ufam) 12h as 13:30h Intervalo 14h Palestra: O Núcleo de Estudos em Agroecologia e os avanços da Agroecologia no IFAM – Nailson Nina (IFAM Manaus Zona Leste) 15h Mesa Redonda: Experiências de conservação em agrobiodiversdade: Debatadetores: Ena Silva (agricultora), Peterson Chaves (Secretário de Produção de Uruacará) Adolfo Melo (bolsista Fapeam) Moderador: Arthur Antunes de Souza Cardoso (Ufam)
A agrobiodiversidade de espécies encontradas na região amazônica será tema de um seminário que acontece no município de Itacoatiara, no dia 03 de dezembro. O seminário “Agrobiodiversidade e Agroecologia” é uma realização da Embrapa Amazônia Ocidental, Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Instituto Federal do Amazonas (Ifam), e as discussões ocorrem no auditório da Ufam de Itacoatiara, a partir das 8 horas.
O seminário é o evento de encerramento do projeto “Resgate e caracterização de variedades crioulas e estímulo à formação de bancos comunitários de sementes no Amazonas”, liderado pela Embrapa Amazônia Ocidental e financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Segundo o pesquisador Nestor Lourenço de Paula, o objetivo do projeto foi de fortalecer as práticas de conservação on farm dos recursos genéticos e buscar maior coordenação com o sistema de conservação ex situ. No projeto foram realizadas ações junto a produtores rurais familiares dos municípios de Urucará e Itacotiara, buscando o resgate de variedades crioulas de espécies de mandioca macaxeira e milho, entre outras.
No seminário serão realizadas palestras, mesas-redondas e debates com o objetivo de divulgar o conhecimento agroecológico em suas diversas dimensões, como resgatar, intercambiar variedades locais e/ou melhoradas visando a ampliação da diversidade genética. O evento conta com a parceria das seguintes instituições: Grupo de Pesquisa em Agroecologia da Amazônia, Centro de Estudos Mapati, Prefeitura Municipal de Urucará, Fundo Amazônia e Superintendência Federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Amazonas (SFA/Mapa).
Programação do Seminário
8h
Abertura
8:30h
Palestra: Agroecologia no contexto amazônico, suas características e dimensões – Nestor Lourenço (Embrapa Amazônia Ocidental)
9:15h
Palestra: Por que realizar a conservação da agrobiodiversidade no Amazonas – Santiago Ferreyra (Ufam)
10h
Mesa Redonda: O caminho dos saberes tradicionais
Debatedores: Arenilton Serrão (Seduc), Selma Xavier (Seduc), Normando Vieira (Agricultor)
Moderador: Anderson Lincoln Vital da Silva (Ufam)
12h as 13:30h Intervalo
14h
Palestra: O Núcleo de Estudos em Agroecologia e os avanços da Agroecologia no IFAM – Nailson Nina (IFAM Manaus Zona Leste)
15h
Mesa Redonda: Experiências de conservação em agrobiodiversdade:
Debatadetores: Ena Silva (agricultora), Peterson Chaves (Secretário de Produção de Uruacará) Adolfo Melo (bolsista Fapeam)
Moderador: Arthur Antunes de Souza Cardoso (Ufam)