No dia 28/11 foi realizada a cerimônia de conclusão da 5ª turma na capacitação na cadeia produtiva de cereais de inverno, promovida pela Embrapa e Sistema OCB. Em cinco anos, já participaram 155 profissionais de departamentos técnicos de 40 cooperativas que atuam nos estados do RS, SC, PR, MG, SP.
A série de capacitações na cadeia produtiva de cereais de inverno iniciou em 2015, com o objetivo de atualizar e qualificar a assistência técnica das cooperativas. Através de um convênio formalizado entre a Embrapa e a Organização das Cooperativas do Brasil (Sistema OCB) um grupo de profissionais, indicados pelas cooperativas, participa de encontros mensais na Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS), com programação de três dias que inclui palestras, atividades práticas em campo e laboratórios, além de visitas a produtores e outros centros de pesquisa.
Na avaliação do Presidente da Fecoagro/RS, Paulo Pires, homenageado na ocasião com a placa “Amigo da Embrapa Trigo”, os profissionais das cooperativas sentiam falta de referência técnica para acompanhar os produtores com segurança na produção de grãos. “Este convênio da Embrapa com o setor cooperativo é um dos maiores projetos de intercooperação entre os estados, fortalecendo vínculos com a pesquisa e mesmo entre as cooperativas. Há uma troca de experiências e conhecimentos onde quem ganha é o agricultor”, afirma Pires.
Além dos departamentos técnicos, o projeto foi ampliado para alcançar também agricultores, selecionados pelas cooperativas entre as lideranças formadoras de opinião no campo. “Realizamos dois módulos para agricultores neste ano, com previsão de ampliar para quatro módulos na próxima edição. A participação do agricultor cooperado vai estimular a adoção de novas tecnologias, apoiando o trabalho da assistência técnica da cooperativa”, conta o Chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Trigo Jorge Lemainski.
A iniciativa de incluir os agricultores no projeto foi positiva, segundo o Gerente Técnico da OCB, Paulo Cesar Dias do Nascimento Junior: “Partimos da qualificação dos assistentes técnicos e hoje estamos trazendo os agricultores para a capacitação. Construímos uma ponte sólida da pesquisa ao homem do campo, valorizando todo o conhecimento envolvido em cada etapa do processo”.
Em 2019, participaram da capacitação Embrapa e Sistema OCB na cadeia produtiva de cereais de inverno 40 profissionais dos departamentos técnicos das cooperativas Cooperante, Cocamar, Coamo, Camnpal, Cotriel, Coopatrigo, Coasa, Cotapel, Cotripal, Coagril, Cotribá, Coopermil, Cotrisal, Cotricampo, Cotrijal, CCGL e Auriverde, além da Fecoagro/SC e do Senar/RS.
As orientações neste ano contaram com pesquisadores, analistas e técnicos de seis unidades da Embrapa (Trigo, Agropecuária Oeste, Soja, Arroz e Feijão, Florestas, Milho e Sorgo), além das empresas e instituições parceiras: SETREM, UPF, UFSM, Emater/RS, CCGL, UDESC, IFSul, Fundação ABC, RB Consultoria, Lamic e Samitec. As visitas e palestras envolveram os produtores Humberto e Fernanda Falcão, Ivonei Librelotto, Ruben Kudiess e Ari Busanello.