A Embrapa Meio-Norte está articulando uma parceria com a Prefeitura de Teresina para o fortalecimento da agricultura urbana e periurbana do município. O projeto irá beneficiar o desenvolvimento dos espaços rurais e urbanos para a produção de alimentos para a agricultura familiar, utilizando áreas de hortas comunitárias e outras a serem definidas, especialmente para a produção de feijão-caupi (feijão-verde). Na última terça-feira (21), o chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, Anísio Lima, se reuniu com o prefeito de Teresina, Silvio Mendes, para discutirem a proposta. Na quarta-feira (22), dando continuidade às negociações e planejamento, ocorreu uma reunião com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do município, para últimos alinhamentos do projeto e detalhamento dos itens que irão compor o trabalho a ser realizado. De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Teresina, Francisco Duarte, hoje, a SDR possui 43 hortas comunitárias e 19 campos agrícolas. “Nós temos um solo fértil, nós temos muito espaço, um lençol freático maravilhoso e precisamos aumentar a nossa produção. E hoje a reunião foi exatamente para discutir a produção do feijão-caupí nessas áreas”, disse o superintendente. Já o superintendente executivo da SDR, Paulo Lopes, ressaltou a importância da parceria para o desenvolvimento da agricultura familiar. “Nós precisamos revitalizar algumas áreas de campos agrícolas e de hortas comunitárias, e esse termo de cooperação técnica, vem com certeza dar esse apoio, por meio, principalmente, da transferência de tecnologia, com os profissionais da Embrapa, para melhorar a agricultura do nosso município”, concluiu Paulo Lopes. Serão também envolvidos nessa parceria outras instituições, a exemplo do Colégio Técnico de Teresina, CONAB, SENAR, SEBRAE, e uma rede de parceiros, cada um dando a sua contribuição para o fortalecimento e o desenvolvimento da agricultura familiar na capital do estado do Piauí. Para Anísio Lima, chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, a ação contribuirá para a produção de alimentos de qualidade com sustentabilidade. “Geramos parcerias para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida de nossa sociedade”, comentou.
A Embrapa Meio-Norte está articulando uma parceria com a Prefeitura de Teresina para o fortalecimento da agricultura urbana e periurbana do município. O projeto irá beneficiar o desenvolvimento dos espaços rurais e urbanos para a produção de alimentos para a agricultura familiar, utilizando áreas de hortas comunitárias e outras a serem definidas, especialmente para a produção de feijão-caupi (feijão-verde).
Na última terça-feira (21), o chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, Anísio Lima, se reuniu com o prefeito de Teresina, Silvio Mendes, para discutirem a proposta. Na quarta-feira (22), dando continuidade às negociações e planejamento, ocorreu uma reunião com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do município, para últimos alinhamentos do projeto e detalhamento dos itens que irão compor o trabalho a ser realizado.
De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Teresina, Francisco Duarte, hoje, a SDR possui 43 hortas comunitárias e 19 campos agrícolas. “Nós temos um solo fértil, nós temos muito espaço, um lençol freático maravilhoso e precisamos aumentar a nossa produção. E hoje a reunião foi exatamente para discutir a produção do feijão-caupí nessas áreas”, disse o superintendente.
Já o superintendente executivo da SDR, Paulo Lopes, ressaltou a importância da parceria para o desenvolvimento da agricultura familiar. “Nós precisamos revitalizar algumas áreas de campos agrícolas e de hortas comunitárias, e esse termo de cooperação técnica, vem com certeza dar esse apoio, por meio, principalmente, da transferência de tecnologia, com os profissionais da Embrapa, para melhorar a agricultura do nosso município”, concluiu Paulo Lopes.
Serão também envolvidos nessa parceria outras instituições, a exemplo do Colégio Técnico de Teresina, CONAB, SENAR, SEBRAE, e uma rede de parceiros, cada um dando a sua contribuição para o fortalecimento e o desenvolvimento da agricultura familiar na capital do estado do Piauí. Para Anísio Lima, chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, a ação contribuirá para a produção de alimentos de qualidade com sustentabilidade. “Geramos parcerias para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida de nossa sociedade”, comentou.