Estão abertas as inscrições para o 12º Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais (SBOE). O evento tem como público-alvo produtores, pesquisadores, professores, estudantes, empresários, agentes econômicos e interessados na área dos óleos essenciais. Esta 12ª edição do Simpósio acontecerá em Manaus, AM, no período de 14 a 17 de outubro de 2025, no Centro de Convenções Vasco Vasques. Serão discutidas informações sobre o estado da arte e perspectivas futuras da pesquisa, produção, cultivo, processamento e comercialização na cadeia produtiva dos óleos essenciais. Os organizadores desta 12ª edição do Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais (SBOE) são a Embrapa Amazônia Ocidental, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Entre as instituições parceiras estão o Instituto Agronômico de Campinas e a Secretaria de Estado de Produção Rural do Amazonas (Sepror). A 12ª edição do SBOE reunirá especialistas de todo o país para discutir temas como recursos genéticos de plantas aromáticas, melhoramento genético, estudos agronômicos, atividade biológica dos óleos essenciais e seus constituintes, aspectos regulatórios, aspectos químicos, biotecnologia, utilização dos óleos essenciais e mercado. Amazônia e bioeconomia Ao escolher Manaus como sede, os organizadores destacam a importância da Amazônia na bioeconomia nacional e o potencial dos óleos essenciais de espécies nativas. O presidente da Comissão Organizadora, pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, Francisco Célio Maia Chaves, ressalta que esta edição realizada em Manaus, no estado do Amazonas, visa também destacar a importância do Bioma Amazônia na bioeconomia nacional e no desenvolvimento de novos usos de óleos essenciais de espécies nativas, reforçando o protagonismo local na discussão de pautas socioambientais e da valorização da floresta. “Essa edição visa reforçar o protagonismo local na discussão de pautas socioambientais e da valorização da floresta em pé”, afirma Chaves. O pesquisador acrescenta que os óleos essenciais constituem importante classe de matérias-primas utilizadas em escala mundial. São utilizados no preparo de alimentos e em vários segmentos da indústria como em perfumaria, cosmética, farmacêutica, na agricultura (bioinsumos) e na aromoterapia. Como participar Para participar do evento e submeter trabalhos, acesse o site www.sboe.net.br. O prazo para submissão de trabalhos vai até 30/06/2025.
Estão abertas as inscrições para o 12º Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais (SBOE). O evento tem como público-alvo produtores, pesquisadores, professores, estudantes, empresários, agentes econômicos e interessados na área dos óleos essenciais. Esta 12ª edição do Simpósio acontecerá em Manaus, AM, no período de 14 a 17 de outubro de 2025, no Centro de Convenções Vasco Vasques. Serão discutidas informações sobre o estado da arte e perspectivas futuras da pesquisa, produção, cultivo, processamento e comercialização na cadeia produtiva dos óleos essenciais.
Os organizadores desta 12ª edição do Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais (SBOE) são a Embrapa Amazônia Ocidental, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Entre as instituições parceiras estão o Instituto Agronômico de Campinas e a Secretaria de Estado de Produção Rural do Amazonas (Sepror).
A 12ª edição do SBOE reunirá especialistas de todo o país para discutir temas como recursos genéticos de plantas aromáticas, melhoramento genético, estudos agronômicos, atividade biológica dos óleos essenciais e seus constituintes, aspectos regulatórios, aspectos químicos, biotecnologia, utilização dos óleos essenciais e mercado.
Amazônia e bioeconomia
Ao escolher Manaus como sede, os organizadores destacam a importância da Amazônia na bioeconomia nacional e o potencial dos óleos essenciais de espécies nativas.
O presidente da Comissão Organizadora, pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, Francisco Célio Maia Chaves, ressalta que esta edição realizada em Manaus, no estado do Amazonas, visa também destacar a importância do Bioma Amazônia na bioeconomia nacional e no desenvolvimento de novos usos de óleos essenciais de espécies nativas, reforçando o protagonismo local na discussão de pautas socioambientais e da valorização da floresta. “Essa edição visa reforçar o protagonismo local na discussão de pautas socioambientais e da valorização da floresta em pé”, afirma Chaves.
O pesquisador acrescenta que os óleos essenciais constituem importante classe de matérias-primas utilizadas em escala mundial. São utilizados no preparo de alimentos e em vários segmentos da indústria como em perfumaria, cosmética, farmacêutica, na agricultura (bioinsumos) e na aromoterapia.
Como participar
Para participar do evento e submeter trabalhos, acesse o site www.sboe.net.br. O prazo para submissão de trabalhos vai até 30/06/2025.