Está disponível na Internet o Relatório Temático da BPBES, a Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (do inglês, Brazilian Platform on Biodiversity and Ecosystem Services). Finalizada em dezembro de 2024, a publicação tem entre os organizadores a pesquisadora Rachel Bardy Prado, da Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ), e os capítulos e seções têm entre os autores pesquisadoras e pesquisadores de dez Unidades da Embrapa, a exemplo de Amaury Santos, chefe de Pesquisa da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), que assina em coautoria o primeiro capítulo. O Relatório Temático enfatiza a integração entre produção agropecuária e conservação da biodiversidade. Os capítulos abordam as contribuições das diferentes áreas da agricultura, incluindo pecuária e silvicultura, para a economia e o bem-estar humano e em especial os serviços ecossistêmicos, bem como a influência da agricultura na biodiversidade e nos serviços ecossistêmicos. O documento aborda o histórico e os vetores atuais de transformação, futuros plausíveis, cenários e opções para o desenvolvimento sustentável do país, como foco no apoio aos tomadores de decisão e políticas públicas relacionados ao tema. Todos os capítulos incluem exemplos e estudos de caso. Para acessar a área de download gratuito do relatório completo no portal da BPBES, clique aqui. No mesmo endereço, é possível baixar, também, o Sumário para Tomadores de Decisão. A Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos – BPBES (do inglês, Brazilian Platform on Biodiversity and Ecosystem Services) foi constituída inicialmente como um Grupo de Trabalho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência/SBPC. Suas atividades são desenvolvidas desde 2015 com o suporte financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq, do Programa BIOTA/FAPESP e do apoio da Academia Brasileira de Ciências/ABC e da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável/FBDS.
Está disponível na Internet o Relatório Temático da BPBES, a Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (do inglês, Brazilian Platform on Biodiversity and Ecosystem Services).
Finalizada em dezembro de 2024, a publicação tem entre os organizadores a pesquisadora Rachel Bardy Prado, da Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ), e os capítulos e seções têm entre os autores pesquisadoras e pesquisadores de dez Unidades da Embrapa, a exemplo de Amaury Santos, chefe de Pesquisa da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), que assina em coautoria o primeiro capítulo.
O Relatório Temático enfatiza a integração entre produção agropecuária e conservação da biodiversidade. Os capítulos abordam as contribuições das diferentes áreas da agricultura, incluindo pecuária e silvicultura, para a economia e o bem-estar humano e em especial os serviços ecossistêmicos, bem como a influência da agricultura na biodiversidade e nos serviços ecossistêmicos.
O documento aborda o histórico e os vetores atuais de transformação, futuros plausíveis, cenários e opções para o desenvolvimento sustentável do país, como foco no apoio aos tomadores de decisão e políticas públicas relacionados ao tema. Todos os capítulos incluem exemplos e estudos de caso.
Para acessar a área de download gratuito do relatório completo no portal da BPBES, clique aqui. No mesmo endereço, é possível baixar, também, o Sumário para Tomadores de Decisão.
A Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos – BPBES (do inglês, Brazilian Platform on Biodiversity and Ecosystem Services) foi constituída inicialmente como um Grupo de Trabalho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência/SBPC. Suas atividades são desenvolvidas desde 2015 com o suporte financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq, do Programa BIOTA/FAPESP e do apoio da Academia Brasileira de Ciências/ABC e da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável/FBDS.