O segundo dia da Ciranda Agroecológica reuniu mais de 350 crianças durante o Agroecologia 2024, realizado de 4 a 6 de dezembro, totalizando quase 500 estudantes nos dois dias de Ciranda. Assim como no primeiro dia, a dinâmica envolveu estações ligadas à agroecologia, com o segundo dia voltado à mensagem da conservação. O evento foi realizado na Estação Experimental Cascata da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas (RS). Para o coordenador da Ciranda Agroecológica, Rui Madruga, o sucesso do evento se deve à parceria com diversas instituições. “É por meio da conexão e troca de ideias entre os envolvidos no projeto que conseguimos ter o prazer de colaborar com a formação agroecológica dessas crianças”, destaca. Estações para o público infantil Além da estação “Planeta dos Insetos”, o segundo dia ainda abrigou quatro novos espaços. No primeiro, foram destacados os benefícios para a saúde das atividades físicas, com realização de dinâmicas coletivas para estímulo à movimentação e ao interesse das crianças por práticas esportivas. As atividades foram coordenadas pelos alunos do curso de educação física da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A exposição itinerante “Jardineiros do Butiazal”, com fotos autorais do bolsista do Projeto Rota dos Butiazais Gustavo Gomes, foi apresentada na segunda estação. O espaço abordou a importância da conservação dessa espécie e dos animais que ajudam a disseminar essas palmeiras. “De forma lúdica, explicamos sobre essa interação ecológica que é uma rede de troca. O animal se alimenta do fruto e dispersa as sementes, ajudando a plantar novos butiazeiros”, explica Gustavo. Na terceira estação, a temática principal foi “solo e água”. Com o auxílio de maquetes, os profissionais abordaram a importância da conservação desses recursos; e explicaram a formação do solo e a importância da infiltração da água para a irrigação dos aquíferos. Além disso, as crianças realizaram pinturas utilizando diferentes tipos de solos como tinta. O espaço foi resultado de parceria entre a UFPel, a Emater/RS-Ascar e a Embrapa Clima Temperado. A quarta estação contemplou trabalhos de duas instituições. Alunos do Campus Visconde da Graça do Instituto Federal Sul-rio-grandense (CaVG/IFSul) ligados ao projeto Eco Farma, juntamente do professor Márcio Paim, realizaram um trabalho com plantas medicinais e hortaliças nativas, explicando suas utilidades e importâncias. Já os representantes da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), apresentaram o Projeto Educação Sanitária em Escolas. Prática de colheita e plantio de hortaliças Ao fim do segundo dia, alunos de escolas urbanas, principalmente, realizaram o plantio de mudas de couve e a colheita de pés de alface. A atividade ocorreu em horta coordenada por professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Maria Joaquina, de Cerrito Alegre, 3° Distrito de Pelotas. Alunos do 7° ano da escola agrícola auxiliaram como monitores, orientados pela professora Erica Megiato. Sobre o Agroecologia 2024 De 4 a 6 de dezembro, o Agroecologia 2024 está reunindo, além da 2ª Ciranda Agroecológica, a 19ª edição do tradicional Dia de Campo da Agroecologia, a 3ª Feira de Agroecologia e a 2ª Mostra Cultural e Artística. Além disso, como novidade, passou a abrigar Mostra e Troca de Sementes Crioulas, Exposição de Máquinas para a Agricultura Familiar e Seminário Técnico de Agroecologia na Embrapa.
O segundo dia da Ciranda Agroecológica reuniu mais de 350 crianças durante o Agroecologia 2024, realizado de 4 a 6 de dezembro, totalizando quase 500 estudantes nos dois dias de Ciranda. Assim como no primeiro dia, a dinâmica envolveu estações ligadas à agroecologia, com o segundo dia voltado à mensagem da conservação. O evento foi realizado na Estação Experimental Cascata da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas (RS).
Para o coordenador da Ciranda Agroecológica, Rui Madruga, o sucesso do evento se deve à parceria com diversas instituições. “É por meio da conexão e troca de ideias entre os envolvidos no projeto que conseguimos ter o prazer de colaborar com a formação agroecológica dessas crianças”, destaca.
Estações para o público infantil
Além da estação “Planeta dos Insetos”, o segundo dia ainda abrigou quatro novos espaços. No primeiro, foram destacados os benefícios para a saúde das atividades físicas, com realização de dinâmicas coletivas para estímulo à movimentação e ao interesse das crianças por práticas esportivas. As atividades foram coordenadas pelos alunos do curso de educação física da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
A exposição itinerante “Jardineiros do Butiazal”, com fotos autorais do bolsista do Projeto Rota dos Butiazais Gustavo Gomes, foi apresentada na segunda estação. O espaço abordou a importância da conservação dessa espécie e dos animais que ajudam a disseminar essas palmeiras. “De forma lúdica, explicamos sobre essa interação ecológica que é uma rede de troca. O animal se alimenta do fruto e dispersa as sementes, ajudando a plantar novos butiazeiros”, explica Gustavo.
Na terceira estação, a temática principal foi “solo e água”. Com o auxílio de maquetes, os profissionais abordaram a importância da conservação desses recursos; e explicaram a formação do solo e a importância da infiltração da água para a irrigação dos aquíferos. Além disso, as crianças realizaram pinturas utilizando diferentes tipos de solos como tinta. O espaço foi resultado de parceria entre a UFPel, a Emater/RS-Ascar e a Embrapa Clima Temperado.
A quarta estação contemplou trabalhos de duas instituições. Alunos do Campus Visconde da Graça do Instituto Federal Sul-rio-grandense (CaVG/IFSul) ligados ao projeto Eco Farma, juntamente do professor Márcio Paim, realizaram um trabalho com plantas medicinais e hortaliças nativas, explicando suas utilidades e importâncias. Já os representantes da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), apresentaram o Projeto Educação Sanitária em Escolas.
Prática de colheita e plantio de hortaliças
Ao fim do segundo dia, alunos de escolas urbanas, principalmente, realizaram o plantio de mudas de couve e a colheita de pés de alface. A atividade ocorreu em horta coordenada por professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Maria Joaquina, de Cerrito Alegre, 3° Distrito de Pelotas. Alunos do 7° ano da escola agrícola auxiliaram como monitores, orientados pela professora Erica Megiato.
Sobre o Agroecologia 2024
De 4 a 6 de dezembro, o Agroecologia 2024 está reunindo, além da 2ª Ciranda Agroecológica, a 19ª edição do tradicional Dia de Campo da Agroecologia, a 3ª Feira de Agroecologia e a 2ª Mostra Cultural e Artística. Além disso, como novidade, passou a abrigar Mostra e Troca de Sementes Crioulas, Exposição de Máquinas para a Agricultura Familiar e Seminário Técnico de Agroecologia na Embrapa.