Notícias

Tecnologias da Embrapa marcam presença na 2ª Feira Maranhense de Agricultura Familiar

Dos dias 4 a 7 de dezembro, na Lagoa da Jansen, em São Luís/MA, o Governo do Maranhão, por iniciativa do Sistema da Agricultura Familiar-SAF, vai realizar a 2ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar (FEMAF), que, este ano, passou a integrar o Circuito das Feiras da Agricultura Familiar do Nordeste. O evento tem como objetivo central promover o fortalecimento da agricultura familiar, destacando inovações tecnológicas, capacitações e iniciativas dos produtores rurais, além de evidenciar as riquezas e potencialidades territoriais que impulsionam a melhoria socioeconômica dos agricultores familiares e a sustentabilidade da produção no Maranhão. Esta edição terá o Festival Gastronômico do Babaçu, inovações tecnológicas, qualificações, o 2º Concurso da Melhor Farinha D’Água do Maranhão, a entrega do Troféu do Babaçu, cursos, artesanato, shows com atrações culturais regionais e nacionais. A Embrapa Cocais participará com o painel “Inovação e inclusão socioprodutiva com o babaçu e quebradeiras de coco”, a ser realizado no dia 6, no auditório Manoel da Conceição. Também realizará mostra em realidade virtual de tecnologias, como o Sisteminha, os alimentos com babaçu, a Roça Sustentável e os Sistemas Agroflorestais, entre outras, no estande do Consórcio Federal, formado pela união de instituições federais como Ministério da Agricultura e Pecuária – Mapa, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar – MDA, Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA e Companhia Nacional de Abastecimento – Conab. “A presença da Embrapa no evento mostra a atuação da Empresa no atendimento aos produtores de todos os portes, incluindo agroextrativistas. No Maranhão, a agricultura familiar é uma força e conta com o importante apoio da pesquisa agropecuária, em interação com os produtores, o setor público e a sociedade civil”, destaca Marco Bomfim, chefe-geral da Embrapa Cocais. A FEMAF é uma promoção do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar, e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, cooperação da GIZ e do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM).

Dos dias 4 a 7 de dezembro, na Lagoa da Jansen, em São Luís/MA, o Governo do Maranhão, por iniciativa do Sistema da Agricultura Familiar-SAF, vai realizar a 2ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar (FEMAF), que, este ano, passou a integrar o Circuito das Feiras da Agricultura Familiar do Nordeste.

O evento tem como objetivo central promover o fortalecimento da agricultura familiar, destacando inovações tecnológicas, capacitações e iniciativas dos produtores rurais, além de evidenciar as riquezas e potencialidades territoriais que impulsionam a melhoria socioeconômica dos agricultores familiares e a sustentabilidade da produção no Maranhão. Esta edição terá o Festival Gastronômico do Babaçu, inovações tecnológicas, qualificações, o 2º Concurso da Melhor Farinha D’Água do Maranhão, a entrega do Troféu do Babaçu, cursos, artesanato, shows com atrações culturais regionais e nacionais.

A Embrapa Cocais participará com o painel “Inovação e inclusão socioprodutiva com o babaçu e quebradeiras de coco”, a ser realizado no dia 6, no auditório Manoel da Conceição. Também realizará mostra em realidade virtual de tecnologias, como o Sisteminha, os alimentos com babaçu, a Roça Sustentável e os Sistemas Agroflorestais, entre outras, no estande do Consórcio Federal, formado pela união de instituições federais como Ministério da Agricultura e Pecuária – Mapa, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar – MDA, Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA e Companhia Nacional de Abastecimento – Conab.

“A presença da Embrapa no evento mostra a atuação da Empresa no atendimento aos produtores de todos os portes, incluindo agroextrativistas. No Maranhão, a agricultura familiar é uma força e conta com o importante apoio da pesquisa agropecuária, em interação com os produtores, o setor público e a sociedade civil”, destaca Marco Bomfim, chefe-geral da Embrapa Cocais.

A FEMAF é uma promoção do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar, e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, cooperação da GIZ e do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *