A Embrapa Meio-Norte e a Associação de Moradores do Bairro Buenos Aires (AMBA) realizam nesta sexta-feira (06/12), o dia de campo “Feijão-caupi: opção de alimentação e renda para agricultura familiar urbana”. O evento, que tem como objetivo divulgar a cultura do feijão-caupi (feijão-de-corda, feijão macassar) como opção de alimentação e renda para agricultura familiar urbana em Teresina-PI, acontece na área cedida à Associação, no Campo Experimental da Embrapa Meio-Norte, na zona Norte de Teresina – PI. O dia de campo tem como públicos prioritários produtores rurais, técnicos, extensionistas, estudantes e autoridades. A abertura do dia de campo acontece às 9h com apresentação sobre a Importância da agricultura familiar urbana, pelo chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, Anísio Lima Neto. Em seguida, os participantes seguirão para Estação 1, com o tema Variedade do feijão-verde BR-17 Gurguéia, apresentado por Adão Cabral das Neves, analista da Embrapa Meio-Norte. A Estação 2, sobre o Manejo da cultura do feijão-caupi, será apresentada pelo técnico da Embrapa Meio-Norte, Francisco Mauro de Sousa. Parceria Embrapa / AMBA A parceria entre Embrapa Meio-Norte e a Associação de Moradores do Bairro Buenos Aires começou em 1994 com objetivo de promover melhoria da qualidade de vida da comunidade, gerar emprego, renda e alimento para famílias carentes moradoras do Buenos Aires, bairro localizado na zona Norte de Teresina. Atualmente, são 25 famílias envolvidas diretamente na produção, numa área de 8 hectares, sendo 3 hectares com irrigação fixa. A Embrapa atua no fornecimento de insumos, por meio de projetos e emendas parlamentares (sementes, calcário, adubo, defensivos etc), assim como nas atividades de preparo do solo e aplicação de insumos. Cabe aos agricultores o cuidado com as capinas, com a irrigação, monitoramento de animais (capivaras e outros), até a colheita. Para o associado Antônio Alves, a parceria é vantajosa, pois é um importante auxílio à melhoria da renda familiar. “A ajuda da Embrapa é tudo pra nós aqui. Nossa sobrevivência é aqui dentro e nosso sustento depende desse trabalho”, ressalta. “Atualmente, está sendo produzida a cultivar BR-17 Gurguéia, variedade de feijão-caupi que, apesar de ser bastante antiga (lançada em 1994), atende ao gosto das famílias, considerando que a maior parte, senão toda a produção, é dirigida ao consumo destas famílias”, explica o analista de Transferência de Tecnologia, Adão Cabral, acrescentando que a proposta é fazer a rotação de culturas, visando a diversificação da fonte alimentar, assim como a sustentabilidade da produção. Melancia, macaxeira, abóbora e outras espécies, são opções para complementar o plano de produção naquela área.
A Embrapa Meio-Norte e a Associação de Moradores do Bairro Buenos Aires (AMBA) realizam nesta sexta-feira (06/12), o dia de campo “Feijão-caupi: opção de alimentação e renda para agricultura familiar urbana”.
O evento, que tem como objetivo divulgar a cultura do feijão-caupi (feijão-de-corda, feijão macassar) como opção de alimentação e renda para agricultura familiar urbana em Teresina-PI, acontece na área cedida à Associação, no Campo Experimental da Embrapa Meio-Norte, na zona Norte de Teresina – PI. O dia de campo tem como públicos prioritários produtores rurais, técnicos, extensionistas, estudantes e autoridades.
A abertura do dia de campo acontece às 9h com apresentação sobre a Importância da agricultura familiar urbana, pelo chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, Anísio Lima Neto. Em seguida, os participantes seguirão para Estação 1, com o tema Variedade do feijão-verde BR-17 Gurguéia, apresentado por Adão Cabral das Neves, analista da Embrapa Meio-Norte. A Estação 2, sobre o Manejo da cultura do feijão-caupi, será apresentada pelo técnico da Embrapa Meio-Norte, Francisco Mauro de Sousa.
Parceria Embrapa / AMBA
A parceria entre Embrapa Meio-Norte e a Associação de Moradores do Bairro Buenos Aires começou em 1994 com objetivo de promover melhoria da qualidade de vida da comunidade, gerar emprego, renda e alimento para famílias carentes moradoras do Buenos Aires, bairro localizado na zona Norte de Teresina. Atualmente, são 25 famílias envolvidas diretamente na produção, numa área de 8 hectares, sendo 3 hectares com irrigação fixa.
A Embrapa atua no fornecimento de insumos, por meio de projetos e emendas parlamentares (sementes, calcário, adubo, defensivos etc), assim como nas atividades de preparo do solo e aplicação de insumos. Cabe aos agricultores o cuidado com as capinas, com a irrigação, monitoramento de animais (capivaras e outros), até a colheita. Para o associado Antônio Alves, a parceria é vantajosa, pois é um importante auxílio à melhoria da renda familiar. “A ajuda da Embrapa é tudo pra nós aqui. Nossa sobrevivência é aqui dentro e nosso sustento depende desse trabalho”, ressalta.
“Atualmente, está sendo produzida a cultivar BR-17 Gurguéia, variedade de feijão-caupi que, apesar de ser bastante antiga (lançada em 1994), atende ao gosto das famílias, considerando que a maior parte, senão toda a produção, é dirigida ao consumo destas famílias”, explica o analista de Transferência de Tecnologia, Adão Cabral, acrescentando que a proposta é fazer a rotação de culturas, visando a diversificação da fonte alimentar, assim como a sustentabilidade da produção. Melancia, macaxeira, abóbora e outras espécies, são opções para complementar o plano de produção naquela área.