Notícias

Pesquisador da Embrapa Instrumentação recebe Prêmio Ciência-Tecnologia de São Carlos

O pesquisador Ladislau Martin Neto foi um dos agraciados com o Prêmio Ciência-Tecnologia São Carlos 2024, escolhido na Modalidade Pesquisador Sênior – Prêmio Sérgio Mascarenhas. A cerimônia de premiação ocorreu na sexta-feira (29), no auditório da Prefeitura Municipal, em sessão solene da Câmara de Vereadores de São Carlos. Além dos cientistas, a sétima edição do prêmio, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (regulamentada em lei pela Câmara de Vereadores), reconheceu mais 16 pesquisadores, professores de ciências, alunos e clubes de ciências – quem participou de alguma atividade científica relevante. “Para nós é motivo de orgulho e satisfação essa homenagem ao Ladislau Martin como pesquisador sênior, justamente na cidade que possui diversos cientistas com destaque internacional. É o reconhecimento ao trabalho dele como pesquisador e gestor, e também da própria Embrapa Instrumentação”, comentou o chefe-geral, José Manoel Marconcini. Ciência e gestão Graduado em Física, Ladislau Martin Neto adotou São Carlos em sua carreira profissional, passou pela USP no mestrado e doutorado. Está há 35 anos na Embrapa Instrumentação, onde foi o quarto chefe-geral. Exerceu ainda os cargos de coordenador do Laboratório Virtual da Embrapa – Labex Estados Unidos, e diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa (2012-2017). Foi presidente da Sociedade Internacional de Substâncias Húmicas (2010-1012) – o primeiro pesquisador latino-americano a ocupar tal posição na IHSS, criada em 1981. É cocoordenador do Grupo de Pesquisa em Terras Cultiváveis (Croplands Research Group) da Aliança Global de Pesquisa em Gases do Efeito Estufa na Agropecuária, desde 2012. Ousadia e trabalho em equipe Ao agradecer o prêmio em nome de todos os agraciados, Ladislau Martin lembrou os 40 anos da Embrapa Instrumentação – a serem completados no dia 18 de dezembro – e a ousadia, a coragem, a visão de futuro dos fundadores, os pesquisadores Sergio Mascarenhas (falecido em 2021), Silvio Crestana e Paulo Cruvinel, e toda a equipe do Centro de Pesquisa, bem como os parceiros que contribuem para que o Centro de Pesquisa faça a diferença em São Carlos e no Brasil. “Agradeço a todos os amigos de vida inteira que estão me acompanhando nesta homenagem, vocês fazem uma diferença imensa para a minha trajetória pessoal e também profissional. Ninguém é nada sozinho, se a gente conquista alguma coisa é em equipe, é com uma dedicação coletiva, para fazer entregas diferenciadas”, destacou Ladislau Martin.

O pesquisador Ladislau Martin Neto foi um dos agraciados com o Prêmio Ciência-Tecnologia São Carlos 2024, escolhido na Modalidade Pesquisador Sênior – Prêmio Sérgio Mascarenhas. A cerimônia de premiação ocorreu na sexta-feira (29), no auditório da Prefeitura Municipal, em sessão solene da Câmara de Vereadores de São Carlos.

Além dos cientistas, a sétima edição do prêmio, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (regulamentada em lei pela Câmara de Vereadores), reconheceu mais 16 pesquisadores, professores de ciências, alunos e clubes de ciências – quem participou de alguma atividade científica relevante.

“Para nós é motivo de orgulho e satisfação essa homenagem ao Ladislau Martin como pesquisador sênior, justamente na cidade que possui diversos cientistas com destaque internacional. É o reconhecimento ao trabalho dele como pesquisador e gestor, e também da própria Embrapa Instrumentação”, comentou o chefe-geral, José Manoel Marconcini.

Ciência e gestão

Graduado em Física, Ladislau Martin Neto adotou São Carlos em sua carreira profissional, passou pela USP no mestrado e doutorado. Está há 35 anos na Embrapa Instrumentação, onde foi o quarto chefe-geral. Exerceu ainda os cargos de coordenador do Laboratório Virtual da Embrapa – Labex Estados Unidos, e diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa (2012-2017).

Foi presidente da Sociedade Internacional de Substâncias Húmicas (2010-1012) – o primeiro pesquisador latino-americano a ocupar tal posição na IHSS, criada em 1981. É cocoordenador do Grupo de Pesquisa em Terras Cultiváveis (Croplands Research Group) da Aliança Global de Pesquisa em Gases do Efeito Estufa na Agropecuária, desde 2012.

Ousadia e trabalho em equipe

Ao agradecer o prêmio em nome de todos os agraciados, Ladislau Martin lembrou os 40 anos da Embrapa Instrumentação – a serem completados no dia 18 de dezembro – e a ousadia, a coragem, a visão de futuro dos fundadores, os pesquisadores Sergio Mascarenhas (falecido em 2021), Silvio Crestana e Paulo Cruvinel, e toda a equipe do Centro de Pesquisa, bem como os parceiros que contribuem para que o Centro de Pesquisa faça a diferença em São Carlos e no Brasil.

“Agradeço a todos os amigos de vida inteira que estão me acompanhando nesta homenagem, vocês fazem uma diferença imensa para a minha trajetória pessoal e também profissional. Ninguém é nada sozinho, se a gente conquista alguma coisa é em equipe, é com uma dedicação coletiva, para fazer entregas diferenciadas”, destacou Ladislau Martin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *