Na sexta-feira, 29/11, a pesquisadora Yeda Malheiros de Oliveira,da Embrapa Florestas, foi homenageada pela Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre) como “Destaque Apre 2024”. A premiação aconteceu durante o jantar anual da instituição e foi entregue por Gilson Geronasso, da Remasa. “Foi uma grata surpresa receber esta homenagem e representa muito pra mim, que sou uma apaixonada por nossas florestas nativas e plantadas e sei da importância de trabalharmos juntos”, celebrou Yeda. A homenagem destacou a carreira de Yeda, especialmente como elo entre a ciência florestal e o setor florestal público e privado e seu envolvimento nos estudos dos impactos e benefícios de plantios florestais. Também foi lembrada por sua atuação internacional, bem como no desenvolvimento da primeira versão do SisPinus, junto com o pesquisador Edilson de Oliveira, e na equipe que desenvolveu a metodologia do Inventário Florestal Nacional. Yeda é engenheira florestal pela Universidade Federal do Paraná, com mestrado em sensoriamento remoto e doutorado em manejo florestal. É pesquisadora da Embrapa Florestas desde 1978, com trabalhos em manejo florestal e inventário. Na Embrapa, ocupou diversos cargos, sendo a primeira chefe mulher em um de seus centros de pesquisa. Faz parte da Rede Mulher Florestal. “Sua trajetória profissional foi construída com foco em liderar grupos de pesquisa no sentido de elucidar os benefícios dos plantios florestais para a sociedade e o meio-ambiente. Este enfoque foi uma quebra de paradigmas nos estudos que abordavam isoladamente ganhos econômicos das florestas plantadas ou ganhos ambientais somente oriundos de florestas nativas”. Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal – Apre
Na sexta-feira, 29/11, a pesquisadora Yeda Malheiros de Oliveira,da Embrapa Florestas, foi homenageada pela Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre) como “Destaque Apre 2024”. A premiação aconteceu durante o jantar anual da instituição e foi entregue por Gilson Geronasso, da Remasa. “Foi uma grata surpresa receber esta homenagem e representa muito pra mim, que sou uma apaixonada por nossas florestas nativas e plantadas e sei da importância de trabalharmos juntos”, celebrou Yeda.
A homenagem destacou a carreira de Yeda, especialmente como elo entre a ciência florestal e o setor florestal público e privado e seu envolvimento nos estudos dos impactos e benefícios de plantios florestais. Também foi lembrada por sua atuação internacional, bem como no desenvolvimento da primeira versão do SisPinus, junto com o pesquisador Edilson de Oliveira, e na equipe que desenvolveu a metodologia do Inventário Florestal Nacional.
Yeda é engenheira florestal pela Universidade Federal do Paraná, com mestrado em sensoriamento remoto e doutorado em manejo florestal. É pesquisadora da Embrapa Florestas desde 1978, com trabalhos em manejo florestal e inventário. Na Embrapa, ocupou diversos cargos, sendo a primeira chefe mulher em um de seus centros de pesquisa. Faz parte da Rede Mulher Florestal.
“Sua trajetória profissional foi construída com foco em liderar grupos de pesquisa no sentido de elucidar os benefícios dos plantios florestais para a sociedade e o meio-ambiente. Este enfoque foi uma quebra de paradigmas nos estudos que abordavam isoladamente ganhos econômicos das florestas plantadas ou ganhos ambientais somente oriundos de florestas nativas”. Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal – Apre |