Diversas instituições se uniram para enfrentar as mudanças climáticas no Estado e durante o 2º Fórum Estadual de Mudanças Climáticas de Mato Grosso do Sul, realizado no auditório do Sebrae-MS, representantes dessas entidades tomaram, oficialmente, posse do Conselho de Notáveis do Fórum, criado para promover iniciativas conjuntas no enfrentamento dos desafios ambientais. O governo estadual destacou o espaço como uma oportunidade de integração e avanço. “O Conselho de notáveis e seus sessenta membros representam um modelo mais inclusivo de construir soluções, em que o governo age como um facilitador, unindo diferentes setores em torno de objetivos comuns. Assim, garantimos que nossas políticas reflitam os anseios da sociedade, avançando no combate às mudanças climáticas e na preservação dos nossos recursos naturais,” enfatizou Artur Falcette, secretário-executivo de Meio Ambiente do Estado. Ademir Fontana e Mariana Aragão são os pesquisadores da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS) que representam a entidade no comitê. Fontana é especialista em Ciência do Solo e participa da Câmara Técnica “Serra da Bodoquena”; e Aragão, com vasto conhecimento em Economia Rural, da Câmara Técnica “Pantanal”. Os cientistas, além de contribuírem nos debates e na formulação de políticas públicas alinhadas à agenda climática do Estado, vão fortalecer as iniciativas do Plano Estadual MS Carbono Neutro (PROCLIMA). Atuando nesses colegiados, Fontana e Aragão vão colaborar na discussão de medidas práticas a serem implementadas em MS com o objetivo de mitigar os efeitos das mudanças climáticas, bem como promover adaptações para enfrentar a nova realidade imposta pelo aquecimento global. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa também está presente por meio das Unidades Pantanal (Corumbá-MS) e Agropecuária Oeste (Dourados-MS).
Diversas instituições se uniram para enfrentar as mudanças climáticas no Estado e durante o 2º Fórum Estadual de Mudanças Climáticas de Mato Grosso do Sul, realizado no auditório do Sebrae-MS, representantes dessas entidades tomaram, oficialmente, posse do Conselho de Notáveis do Fórum, criado para promover iniciativas conjuntas no enfrentamento dos desafios ambientais.
O governo estadual destacou o espaço como uma oportunidade de integração e avanço. “O Conselho de notáveis e seus sessenta membros representam um modelo mais inclusivo de construir soluções, em que o governo age como um facilitador, unindo diferentes setores em torno de objetivos comuns. Assim, garantimos que nossas políticas reflitam os anseios da sociedade, avançando no combate às mudanças climáticas e na preservação dos nossos recursos naturais,” enfatizou Artur Falcette, secretário-executivo de Meio Ambiente do Estado.
Ademir Fontana e Mariana Aragão são os pesquisadores da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS) que representam a entidade no comitê. Fontana é especialista em Ciência do Solo e participa da Câmara Técnica “Serra da Bodoquena”; e Aragão, com vasto conhecimento em Economia Rural, da Câmara Técnica “Pantanal”.
Os cientistas, além de contribuírem nos debates e na formulação de políticas públicas alinhadas à agenda climática do Estado, vão fortalecer as iniciativas do Plano Estadual MS Carbono Neutro (PROCLIMA). Atuando nesses colegiados, Fontana e Aragão vão colaborar na discussão de medidas práticas a serem implementadas em MS com o objetivo de mitigar os efeitos das mudanças climáticas, bem como promover adaptações para enfrentar a nova realidade imposta pelo aquecimento global.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa também está presente por meio das Unidades Pantanal (Corumbá-MS) e Agropecuária Oeste (Dourados-MS).