Notícias

Encontro encerra programa de capacitações da assistência técnica em trigo tropical

O grupo de 25 assistentes técnicos das cooperativas brasileiras tem um encontro marcado nos dias 2 e 3 de dezembro, em Brasília, DF. A programação encerra a série de cinco módulos na capacitação Embrapa e Sistema OCB em trigo tropical. Ao longo do ano, o grupo visitou lavouras, experimentos de pesquisa, moinhos, sementeiros, produtores e cooperativas para aprimorar conhecimentos em triticultura tropical. A programação contou com conteúdo teórico e prático, apresentado durante jornadas que percorreram os estados de MS, MG, GO e o DF. No total, foram 92 horas de capacitação. De acordo com o engenheiro agrônomo da Embrapa Trigo Osmar Conte, o curso em trigo tropical foi inovador porque mostrou ambiente e realidade totalmente diferentes, apontando diversas possibilidade para atuação do setor cooperativista: “Vimos que cada região insere o trigo num sistema de produção diferente. São contextos regionais que precisam de conhecimento para ser melhor explorado pela assistência técnica”. Para Bruno Lemos, da equipe de transferência de tecnologia da Embrapa Trigo, a capacitação foi uma oportunidade de aproximação dos técnicos com os principais especialistas que atuam em triticultura tropical no País, além de permitir vivenciar a cultura junto a produtores locais. “Estou certo que, devido a relevância das pessoas envolvidas e da qualidade de conteúdos ofertada na capacitação, o curso trará impactos na produção de trigo no Brasil”, conclui Lemos. Para o encerramento da programação, que iniciou em março de 2024, estão previstas palestras sobre a indústria moageira regional, o mercado para o trigo tropical, manejo de brusone, gerenciamento de riscos e o futuro do trigo no Brasil. No segundo dia, estão previstas apresentações sobre os resultados das unidades demonstrativas de trigo em MS, MG, GO e DF, além do planejamento de ações desencadeadas pela capacitação. O programa conta, ainda, com uma visita à Embrapa Agroenergia para conhecer os avanços nas pesquisas com transição energética e biocombustíveis. A parceria entre a Embrapa e o Sistema OCB para capacitação em cereais de inverno começou em 2015 e já contou com nove edições, alcançando 310 participantes de 55 cooperativas.

O grupo de 25 assistentes técnicos das cooperativas brasileiras tem um encontro marcado nos dias 2 e 3 de dezembro, em Brasília, DF. A programação encerra a série de cinco módulos na capacitação Embrapa e Sistema OCB em trigo tropical. Ao longo do ano, o grupo visitou lavouras, experimentos de pesquisa, moinhos, sementeiros, produtores e cooperativas para aprimorar conhecimentos em triticultura tropical. A programação contou com conteúdo teórico e prático, apresentado durante jornadas que percorreram os estados de MS, MG, GO e o DF. No total, foram 92 horas de capacitação.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Embrapa Trigo Osmar Conte, o curso em trigo tropical foi inovador porque mostrou ambiente e realidade totalmente diferentes, apontando diversas possibilidade para atuação do setor cooperativista: “Vimos que cada região insere o trigo num sistema de produção diferente. São contextos regionais que precisam de conhecimento para ser melhor explorado pela assistência técnica”.

Para Bruno Lemos, da equipe de transferência de tecnologia da Embrapa Trigo, a capacitação foi uma oportunidade de aproximação dos técnicos com os principais especialistas que atuam em triticultura tropical no País, além de permitir vivenciar a cultura junto a produtores locais. “Estou certo que, devido a relevância das pessoas envolvidas e da qualidade de conteúdos ofertada na capacitação, o curso trará impactos na produção de trigo no Brasil”, conclui Lemos.

Para o encerramento da programação, que iniciou em março de 2024, estão previstas palestras sobre a indústria moageira regional, o mercado para o trigo tropical, manejo de brusone, gerenciamento de riscos e o futuro do trigo no Brasil. No segundo dia, estão previstas apresentações sobre os resultados das unidades demonstrativas de trigo em MS, MG, GO e DF, além do planejamento de ações desencadeadas pela capacitação. O programa conta, ainda, com uma visita à Embrapa Agroenergia para conhecer os avanços nas pesquisas com transição energética e biocombustíveis.

A parceria entre a Embrapa e o Sistema OCB para capacitação em cereais de inverno começou em 2015 e já contou com nove edições, alcançando 310 participantes de 55 cooperativas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *