A Embrapa Soja promove, neste dia 28 de novembro, a partir das 9h, o Webinar Manejo de Doenças da Soja, com a pesquisadora da Embrapa Soja, Claudia Godoy. A pesquisadora pretende abordar as principais doenças que impactam a soja, a exemplo, da ferrugem-asiática. Neste dia 26 novembro, o Consórcio Antiferrugem registrou as primeiras ocorrências da ferrugem, em lavoura comercial, na safra 2024/2025. A identificação das plantas infectadas ocorreu em Itaberá (SP), por técnico da empresa Sipcan Agro, e em Itapetininga (SP), pela empresa G12 Agro. De acordo com Godoy, a ocorrência da ferrugem tradicionalmente ocorre no final de novembro ou início de dezembro, portanto, manteve o mesmo padrão na safra atual. Faça sua inscrição gratuita para o Webinar Manejo de Doenças da Soja Aqui e receber o link da transmissão. A pesquisadora explica que as doenças da soja são um dos principais fatores que limitam a exploração máxima do potencial de produtividade do grão. Existem mais de 40 doenças causadas por fungos, bactérias, nematoides e vírus já foram identificados no Brasil. Porém, a importância econômica de cada doença varia de região para região, a cada safra, dependendo das condições climáticas. “Por isso, é importante buscar informações atualizadas sobre manejo de cada doença, cultivares resistentes e controle químico, visando utilizar as técnicas mais eficientes de controle de doenças”, explica Cláudia Godoy. Faça sua inscrição gratuita para o Webinar Manejo de Doenças da Soja Aqui para receber o link da transmissão.
A Embrapa Soja promove, neste dia 28 de novembro, a partir das 9h, o Webinar Manejo de Doenças da Soja, com a pesquisadora da Embrapa Soja, Claudia Godoy. A pesquisadora pretende abordar as principais doenças que impactam a soja, a exemplo, da ferrugem-asiática. Neste dia 26 novembro, o Consórcio Antiferrugem registrou as primeiras ocorrências da ferrugem, em lavoura comercial, na safra 2024/2025. A identificação das plantas infectadas ocorreu em Itaberá (SP), por técnico da empresa Sipcan Agro, e em Itapetininga (SP), pela empresa G12 Agro. De acordo com Godoy, a ocorrência da ferrugem tradicionalmente ocorre no final de novembro ou início de dezembro, portanto, manteve o mesmo padrão na safra atual. Faça sua inscrição gratuita para o Webinar Manejo de Doenças da Soja Aqui e receber o link da transmissão.
A pesquisadora explica que as doenças da soja são um dos principais fatores que limitam a exploração máxima do potencial de produtividade do grão. Existem mais de 40 doenças causadas por fungos, bactérias, nematoides e vírus já foram identificados no Brasil. Porém, a importância econômica de cada doença varia de região para região, a cada safra, dependendo das condições climáticas. “Por isso, é importante buscar informações atualizadas sobre manejo de cada doença, cultivares resistentes e controle químico, visando utilizar as técnicas mais eficientes de controle de doenças”, explica Cláudia Godoy.
Faça sua inscrição gratuita para o Webinar Manejo de Doenças da Soja Aqui para receber o link da transmissão.