Com o objetivo de promover um diálogo construtivo que permita avançar na elaboração de propostas relacionadas à soberania alimentar e aos saberes populares, além de abordar questões sociais presentes em comunidades de agricultores familiares está acontecendo o I Encontro Estadual do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) no Amazonas, que conta com a participação de representantes de instituições com a Embrapa, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Coordenação de Povos Indígenas de Manaus e Entornos (Copime), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) , Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e agricultores de diversas comunidades.
Durante o I Encontro Estadual do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) no Amazonas, a Embrapa participa de duas mesas temáticas. O chefe-geral da Embrapa Amazônia Ocidental, Everton Cordeiro, participou da Mesa temática “Os desafios da produção na agricultura familiar no estado do Amazonas”, tema discutido na tarde de 27/11, em que participaram também representantes de outras instituições. O pesquisador da Embrapa, Lindomar Silva, apresenta, no dia 28/11, em um painel sobre agricultura periurbana, experiências de projetos da Embrapa no Amazonas com agricultores familiares e a abordagem de inovação social.
A Embrapa também realiza, durante o encontro, duas oficinas para levantamento de informações junto aos agricultores sobre necessidades de máquinas e equipamentos para contribuir com as culturas do cupuaçu e do açaí. “Então a gente quer saber no final dessas oficinas quais são as demandas de máquinas e equipamentos para o processo produtivo do açaí e cupuaçu, tanto do plantio até o processamento e a entrega ao consumidor “, explica o pesquisador Lindomar Silva, responsável pelas oficinas, acrescentando que as informações atendem a ações de acordo de cooperação entre a Embrapa e o MDA, para a região norte.
O I Encontro Estadual do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) no Amazonas ocorre na Fazenda Experimental da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) desde o dia 26 e termina dia 28/11. “ Nosso objetivo do encontro aqui é fortalecer esse movimento do Pequenos Agricultores, aqui no Amazonas, e também a soberania alimentar, uma alimentação mais saudável, e as comunidades envolvidas somos sete comunidades aqui no encontro, em torno de 40 pessoas”, explica Mirele de Souza Martins, da coordenação do MPA no Amazonas.