Conhecer para proteger e conservar. Com essa ideia em mente, cerca de 80 estudantes da rede municipal de Pacatuba, município do Baixo São Francisco Sergipano, visitaram na quarta e quinta (16 e 17) o Campo Experimental da Embrapa tabuleiros Costeiros em Itaporanga d’Ajuda, no Litoral Sul de Sergipe, que a abriga a Reserva Natural do Caju. As visitas com alunas e alunos das Escolas Municipais Senhora Santana e João Machado Rollemberg Mendonça integram a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2024), iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e contam com recursos de edital de incentivo à popularização da ciência do CNPq. Na trilha por dentro da Reserva do Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Caju – um berço de biodiversidade da Mata Atlântica com cerca de 700 hectares – as turmas viram de perto uma grande variedade de espécies vegetais e animais nativas e achados arqueológicos de tribos originárias Tupinambá, além de interagir com pesquisadores, equipes de campo, que apresentaram cada detalhe da reserva, tiraram dúvidas dos estudantes e professores e demonstraram o funcionamento de equipamentos de pesquisa. Também acompanhou as turmas o morador nascido e criado na região Salvador Narciso, que já prestou serviços no campo da Embrapa no passado e é um profundo conhecedor das plantas, animais e toda a riqueza ecológica da área. Navegue abaixo pela galeria completa de imagens da visita, clicando nas setas laterais para avançar e recuar. Após a trilha, foi a vez de conhecer os bancos de conservação genética de coco e mangaba, e interagir com as tecnologias de base ecológica montadas em vitrines no campo, como o minhocário, as leiras de compostagem, o biofertilizante líquido obtido com restos orgânicos e a fossa séptica biodigestora. À beira do rio vaza-Barris, que banha a região da Reserva, os pesquisadores e Salvador mostraram a importância de conhecer e preservar o manguezal, o grande berçário da vida costeira. A turma pôde entender mais sobre o processo de queda das sementes e crescimento das diferentes plantas denominadas mangues, e viu de perto algumas espécies de crustáceos nativos, como siris, guaiamuns e gorés. Para o professor de educação física e ciências da Escola João Machado Rollemberg Mendonça, Jorge Adriano santos, a visita terá grande importância para o aprendizado dos alunos. Tarcísio Ramos está no 8º ano na João Machado. De tudo o que viu na visita, o que mais o encantou foi o manguezal. “Esse conhecimento é muito importante para podermos proteger a natureza”, acredita. Izabela Bispo, também do 8º ano da mesma escola, achou a visita maravilhosa. “Conheci muitas coisas novas aqui, e quando me perguntarem poderei transmitir esse conhecimento”, destacou.
Conhecer para proteger e conservar. Com essa ideia em mente, cerca de 80 estudantes da rede municipal de Pacatuba, município do Baixo São Francisco Sergipano, visitaram na quarta e quinta (16 e 17) o Campo Experimental da Embrapa tabuleiros Costeiros em Itaporanga d’Ajuda, no Litoral Sul de Sergipe, que a abriga a Reserva Natural do Caju.
As visitas com alunas e alunos das Escolas Municipais Senhora Santana e João Machado Rollemberg Mendonça integram a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2024), iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e contam com recursos de edital de incentivo à popularização da ciência do CNPq.
Na trilha por dentro da Reserva do Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Caju – um berço de biodiversidade da Mata Atlântica com cerca de 700 hectares – as turmas viram de perto uma grande variedade de espécies vegetais e animais nativas e achados arqueológicos de tribos originárias Tupinambá, além de interagir com pesquisadores, equipes de campo, que apresentaram cada detalhe da reserva, tiraram dúvidas dos estudantes e professores e demonstraram o funcionamento de equipamentos de pesquisa.
Também acompanhou as turmas o morador nascido e criado na região Salvador Narciso, que já prestou serviços no campo da Embrapa no passado e é um profundo conhecedor das plantas, animais e toda a riqueza ecológica da área.
Navegue abaixo pela galeria completa de imagens da visita, clicando nas setas laterais para avançar e recuar.
Após a trilha, foi a vez de conhecer os bancos de conservação genética de coco e mangaba, e interagir com as tecnologias de base ecológica montadas em vitrines no campo, como o minhocário, as leiras de compostagem, o biofertilizante líquido obtido com restos orgânicos e a fossa séptica biodigestora.
À beira do rio vaza-Barris, que banha a região da Reserva, os pesquisadores e Salvador mostraram a importância de conhecer e preservar o manguezal, o grande berçário da vida costeira. A turma pôde entender mais sobre o processo de queda das sementes e crescimento das diferentes plantas denominadas mangues, e viu de perto algumas espécies de crustáceos nativos, como siris, guaiamuns e gorés.
Para o professor de educação física e ciências da Escola João Machado Rollemberg Mendonça, Jorge Adriano santos, a visita terá grande importância para o aprendizado dos alunos.
Tarcísio Ramos está no 8º ano na João Machado. De tudo o que viu na visita, o que mais o encantou foi o manguezal. “Esse conhecimento é muito importante para podermos proteger a natureza”, acredita.
Izabela Bispo, também do 8º ano da mesma escola, achou a visita maravilhosa. “Conheci muitas coisas novas aqui, e quando me perguntarem poderei transmitir esse conhecimento”, destacou.