Selecionados pela área técnica, aprovados pelo Conselho Diretor (CDC) do Consórcio Pesquisa Café e depois pelo Comitê Técnico do Conselho Deliberativo da Política do Café (CT-CDPC), 104 projetos estão aptos a iniciar suas atividades em 2025. A nova carteira renova a pesquisa com café no Brasil e chega aos 43 milhões, sendo os projetos aprovados divididos entre abertos (gerais) e referentes à manutenção dos Bancos Ativos de Germoplasma (BAGs). São vários os passos estratégicos até que uma nova carteira de projetos seja aprovada e comece a ser executada. Um dos pontos centrais é a formulação assertiva da chamada para posterior apreciação da validade técnica pelos pesquisadores da área. Depois disso aconteceu a apresentação e avaliação dos projetos pelo Comitê Técnico (CT), o que aconteceu no dia 2 de outubro. No dia 3 de outubro aconteceu a reunião virtual do Comitê Técnico do Conselho Deliberativo da Política do Café (CT-CDPC), quando foram apresentados aos membros do colegiado a nova carteira de projetos para aprovação final. Dado o sinal verde para a contratação pela Embrapa Café/Consórcio Pesquisa Café, os novos projetos devem começar em 2025. Avaliação Técnica envolveu fundadoras do Consórcio A avaliação técnica das propostas de projetos das Chamadas 21 e 22/2024 envolveu 10 instituições fundadoras do Consórcio Pesquisa Café, onde 13 duplas de pesquisadores analisaram em média 10 propostas. O critério para distribuição das propostas é que não poderia haver propostas da instituição do avaliador a fim de evitar conflitos de interesse. “A primeira avaliação foi de conformidade com o Edital e posteriormente dos critérios presentes no Edital, primeiramente por cada participante da dupla de avaliadores, e posteriormente a dupla teria que entrar em consenso para a apresentação de um único parecer”, explica o pesquisador Marcelo Nascimento de Oliveira, Secretário-Executivo do Comitê Técnico Interno (CTI), da Embrapa Café. Nesta semana, dia 07/10, foi publicado no Diário Oficial da União a relação dos protocolos das propostas aprovadas estrategicamente, última data nessa fase de submissão de propostas. Agora a equipe de convênios está trabalhando com os instrumentos de repasse dos recursos para o somatório de soluções de inovação sob responsabilidade de cada instituição, visando contratação da carteira de projetos, onde será iniciada sua execução em Janeiro/2025, com término previsto em Dezembro/2028. Texto: Antônio Heberlê e William Silva
Selecionados pela área técnica, aprovados pelo Conselho Diretor (CDC) do Consórcio Pesquisa Café e depois pelo Comitê Técnico do Conselho Deliberativo da Política do Café (CT-CDPC), 104 projetos estão aptos a iniciar suas atividades em 2025. A nova carteira renova a pesquisa com café no Brasil e chega aos 43 milhões, sendo os projetos aprovados divididos entre abertos (gerais) e referentes à manutenção dos Bancos Ativos de Germoplasma (BAGs).
São vários os passos estratégicos até que uma nova carteira de projetos seja aprovada e comece a ser executada. Um dos pontos centrais é a formulação assertiva da chamada para posterior apreciação da validade técnica pelos pesquisadores da área. Depois disso aconteceu a apresentação e avaliação dos projetos pelo Comitê Técnico (CT), o que aconteceu no dia 2 de outubro.
No dia 3 de outubro aconteceu a reunião virtual do Comitê Técnico do Conselho Deliberativo da Política do Café (CT-CDPC), quando foram apresentados aos membros do colegiado a nova carteira de projetos para aprovação final. Dado o sinal verde para a contratação pela Embrapa Café/Consórcio Pesquisa Café, os novos projetos devem começar em 2025.
Avaliação Técnica envolveu fundadoras do Consórcio
A avaliação técnica das propostas de projetos das Chamadas 21 e 22/2024 envolveu 10 instituições fundadoras do Consórcio Pesquisa Café, onde 13 duplas de pesquisadores analisaram em média 10 propostas. O critério para distribuição das propostas é que não poderia haver propostas da instituição do avaliador a fim de evitar conflitos de interesse. “A primeira avaliação foi de conformidade com o Edital e posteriormente dos critérios presentes no Edital, primeiramente por cada participante da dupla de avaliadores, e posteriormente a dupla teria que entrar em consenso para a apresentação de um único parecer”, explica o pesquisador Marcelo Nascimento de Oliveira, Secretário-Executivo do Comitê Técnico Interno (CTI), da Embrapa Café.
Nesta semana, dia 07/10, foi publicado no Diário Oficial da União a relação dos protocolos das propostas aprovadas estrategicamente, última data nessa fase de submissão de propostas. Agora a equipe de convênios está trabalhando com os instrumentos de repasse dos recursos para o somatório de soluções de inovação sob responsabilidade de cada instituição, visando contratação da carteira de projetos, onde será iniciada sua execução em Janeiro/2025, com término previsto em Dezembro/2028.
Texto: Antônio Heberlê e William Silva