Notícias

Embrapa e Emater apresentam tecnologias na Feira do Morango de Brasília

A Embrapa Hortaliças participa da Feira do Morango de Brasília que ocorre em Brazlândia, região responsável pela maior parte da produção do Distrito Federal. A 28ª edição da feira será realizada de 6 a 8 de setembro e de 12 a 15 de setembro. Em parceria com a Emater, será apresentada ao público a cultivar BRS Fênix, que deve estar disponível para os produtores de morango do Centro-Oeste no próximo ano. Confira aqui as tecnologias sobre o morangueiro que estarão na Feira. Para a Embrapa, a presença na feira é mais uma oportunidade para criar e estreitar relacionamentos com a cadeia produtiva, além de apresentar os resultados da pesquisa agropecuária para a cultura do morango. Um desses resultados é a cultivar de morango BRS Fênix, lançada recentemente pela Embrapa para o cultivo nas regiões Sul e Sudeste. A expectativa é que em 2025, a cultivar seja indicada para as regiões produtoras de morango do Centro-Oeste. A Embrapa realizou diversos testes na região durante o desenvolvimento da cultivar. Esse trabalho subsidiou o pedido de extensão de uso da BRS Fênix junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária. A expectativa é que a liberação ocorra em breve e que no próximo ano já exista licenciados credenciados para produção e comercialização de mudas. A cultivar BRS Fênix é uma das primeiras cultivares de morangueiro provenientes do Programa de Melhoramento Vegetal da Embrapa Clima Temperado. Ela destaca-se pela precocidade do início da produção dos frutos, pelo equilíbrio entre açúcar e acidez, o que resulta em frutas de sabor mais doce, atendendo à preferência nacional. As frutas apresentam boa firmeza com peso médio de 23 gramas, e de cor vermelha intensa, com predominância do formato cônico, típico do morango. Produção: produção de morango em todo o DF, em 2023, chegou a 6.589 toneladas produzidas por 559 produtores rurais numa área de cultivo de 185,52 hectares, incluindo os cultivos orgânico e convencional. Brazlândia, que também envolve a região de Alexandre de Gusmão, lidera o ranking e foi responsável por 6.310,5 toneladas. O valor bruto da produção (VBP) de morango no Distrito Federal é de mais de R$ 157 milhões. Serviço: 28 ª Festa do Morango de Brazlândia Local – Sede da Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag), na BR-080, km 13 – Brazlândia Dias – De 6 a 8 de setembro (sexta a domingo) e de 12 a 15 de setembro (quinta a domingo) Horário – Quintas e sextas, das 18h às 2h. Sábados e domingos, das 10h às 2h.

A Embrapa Hortaliças participa da Feira do Morango de Brasília que ocorre em Brazlândia, região responsável pela maior parte da produção do Distrito Federal. A 28ª edição da feira será realizada de 6 a 8 de setembro e de 12 a 15 de setembro. Em parceria com a Emater, será apresentada ao público a cultivar BRS Fênix, que deve estar disponível para os produtores de morango do Centro-Oeste no próximo ano. Confira aqui as tecnologias sobre o morangueiro que estarão na Feira.

Para a Embrapa, a presença na feira é mais uma oportunidade para criar e estreitar relacionamentos com a cadeia produtiva, além de apresentar os resultados da pesquisa agropecuária para a cultura do morango. Um desses resultados é a cultivar de morango BRS Fênix, lançada recentemente pela Embrapa para o cultivo nas regiões Sul e Sudeste.

A expectativa é que em 2025, a cultivar seja indicada para as regiões produtoras de morango do Centro-Oeste. A Embrapa realizou diversos testes na região durante o desenvolvimento da cultivar. Esse trabalho subsidiou o pedido de extensão de uso da BRS Fênix junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária. A expectativa é que a liberação ocorra em breve e que no próximo ano já exista licenciados credenciados para produção e comercialização de mudas.

A cultivar BRS Fênix é uma das primeiras cultivares de morangueiro provenientes do Programa de Melhoramento Vegetal da Embrapa Clima Temperado. Ela destaca-se pela precocidade do início da produção dos frutos, pelo equilíbrio entre açúcar e acidez, o que resulta em frutas de sabor mais doce, atendendo à preferência nacional. As frutas apresentam boa firmeza com peso médio de 23 gramas, e de cor vermelha intensa, com predominância do formato cônico, típico do morango.

Produção: produção de morango em todo o DF, em 2023, chegou a 6.589 toneladas produzidas por 559 produtores rurais numa área de cultivo de 185,52 hectares, incluindo os cultivos orgânico e convencional. Brazlândia, que também envolve a região de Alexandre de Gusmão, lidera o ranking e foi responsável por 6.310,5 toneladas. O valor bruto da produção (VBP) de morango no Distrito Federal é de mais de R$ 157 milhões.

Serviço:

28 ª Festa do Morango de Brazlândia

Local – Sede da Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag), na BR-080, km 13 – Brazlândia

Dias – De 6 a 8 de setembro (sexta a domingo) e de 12 a 15 de setembro (quinta a domingo)

Horário – Quintas e sextas, das 18h às 2h. Sábados e domingos, das 10h às 2h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *