Já estão abertas as inscrições para o novo curso on-line gratuito da plataforma de capacitação virtual e-campo, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “Preparo e manejo do solo para produção orgânica de fruteiras” tem como objetivo proporcionar aos participantes a aquisição de conhecimentos necessários ao correto preparo e manejo do solo em sistemas orgânicos de fruteiras tropicais. O treinamento é destinado a agentes multiplicadores com afinidade ao tema, especialmente, agrônomos, técnicos agropecuários e agentes de assistência técnica e extensão rural com interesse no cultivo orgânico de fruteiras. Os módulos são divididos em seis assuntos: Importância do solo e da matéria orgânica, Amostragem do solo para análises químicas, físicas e biológicas, Princípios básicos em manejo e conservação do solo, Mecanização no preparo do solo em sistemas orgânicos, Coberturas vegetais e adubação verde no cultivo orgânico e Calagem e gessagem. Para Aldo Vilar Trindade, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, o novo curso consolida o trabalho da Embrapa Mandioca e Fruticultura na comunidade e-Campo que teve início em 2020. “A produção orgânica é um tema de alto conteúdo de inovação, de alto valor agregado, de alto potencial de inovação. Nossa equipe está muito feliz em realizar essa entrega e tem a expectativa de que, assim como os demais, este curso dê uma contribuição fundamental para quem quiser entrar no ramo da fruticultura orgânica”, afirma ele. Este é o quarto curso da Embrapa Mandioca e Fruticultura na plataforma e-Campo. Os anteriores são: “Irrigação da bananeira: necessidade hídrica da cultura”, “Métodos e sistemas de irrigação para bananeira” e “Introdução às estratégias de produção de materiais de plantio de mandioca – Reniva”. O treinamento teve como conteudistas os pesquisadores Ana Lúcia Borges, Francisco Alisson da Silva Xavier e José Eduardo Borges de Carvalho, todas da Embrapa, e o professor Marcos Roberto da Silva, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Autoinstrucional, o curso exibe o conteúdo sem tutoria e em videoaulas, com material complementar disponibilizado em links para livros e apresentações. Haverá aplicação de avaliação de aprendizagem (questões objetivas de múltipla escolha), que deve ser preenchida após conclusão das aulas e leitura do material complementar. O participante terá 30 dias para conclusão da capacitação, a contar da data da sua inscrição. Serviço: Curso: Preparo e Manejo do Solo para Produção Orgânica de Fruteiras Formato: on-line e gratuito Duração: 30 horas Inscrições: https://www.embrapa.br/e-campo/producao-organica-de-fruteiras Informações: cnpmf.ead@embrapa.br
Já estão abertas as inscrições para o novo curso on-line gratuito da plataforma de capacitação virtual e-campo, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
“Preparo e manejo do solo para produção orgânica de fruteiras” tem como objetivo proporcionar aos participantes a aquisição de conhecimentos necessários ao correto preparo e manejo do solo em sistemas orgânicos de fruteiras tropicais. O treinamento é destinado a agentes multiplicadores com afinidade ao tema, especialmente, agrônomos, técnicos agropecuários e agentes de assistência técnica e extensão rural com interesse no cultivo orgânico de fruteiras.
Os módulos são divididos em seis assuntos: Importância do solo e da matéria orgânica, Amostragem do solo para análises químicas, físicas e biológicas, Princípios básicos em manejo e conservação do solo, Mecanização no preparo do solo em sistemas orgânicos, Coberturas vegetais e adubação verde no cultivo orgânico e Calagem e gessagem.
Para Aldo Vilar Trindade, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, o novo curso consolida o trabalho da Embrapa Mandioca e Fruticultura na comunidade e-Campo que teve início em 2020. “A produção orgânica é um tema de alto conteúdo de inovação, de alto valor agregado, de alto potencial de inovação. Nossa equipe está muito feliz em realizar essa entrega e tem a expectativa de que, assim como os demais, este curso dê uma contribuição fundamental para quem quiser entrar no ramo da fruticultura orgânica”, afirma ele. Este é o quarto curso da Embrapa Mandioca e Fruticultura na plataforma e-Campo. Os anteriores são: “Irrigação da bananeira: necessidade hídrica da cultura”, “Métodos e sistemas de irrigação para bananeira” e “Introdução às estratégias de produção de materiais de plantio de mandioca – Reniva”.
O treinamento teve como conteudistas os pesquisadores Ana Lúcia Borges, Francisco Alisson da Silva Xavier e José Eduardo Borges de Carvalho, todas da Embrapa, e o professor Marcos Roberto da Silva, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Autoinstrucional, o curso exibe o conteúdo sem tutoria e em videoaulas, com material complementar disponibilizado em links para livros e apresentações. Haverá aplicação de avaliação de aprendizagem (questões objetivas de múltipla escolha), que deve ser preenchida após conclusão das aulas e leitura do material complementar. O participante terá 30 dias para conclusão da capacitação, a contar da data da sua inscrição.
Serviço:
Curso: Preparo e Manejo do Solo para Produção Orgânica de Fruteiras
Formato: on-line e gratuito
Duração: 30 horas
Inscrições: https://www.embrapa.br/e-campo/producao-organica-de-fruteiras
Informações: cnpmf.ead@embrapa.br