A Embrapa Meio-Norte (Teresina/PI) faz mais um esforço para atrair parcerias em ações de pesquisa e transferência de tecnologias no Brasil e no exterior. Na manhã desta segunda-feira 07, e nos dias nove e dez, também de novembro, a estatal realiza o I Workshop de Intercâmbio Ítalo-Latino Americano em Transferência de Conhecimentos e Tecnologia em Áreas Rurais, com palestras e um curso sobre Produção de Mudas de Cajueiro. O evento, que será desenvolvido no auditório central da instituição, em Teresina, e na Unidade de Execução de Pesquisa (UEP), no município de Parnaíba, reunirá técnicos brasileiros e da Colômbia. A programação começa às 8:30 horas, com o gestor de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Meio-Norte, Kaesel Damasceno, falando sobre Metodologias de Integração de Pesquisa e Inovação com as Cadeias Produtivas. Em seguida, Sílvio César Sepúlveda, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), fala sobre o Programa de Assistência Técnica e Capacitação Rural da instituição no Piauí. O terceiro a falar no workshop será Fermin Beltran Berragan, técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENA), da Colômbia. Ele abordará o tema Metodologias para Capacitação e Extensão Rural na Colômbia. O evento prossegue com a palestra Difusão de Conhecimentos Teóricos e Práticos para Formação de Trabalhadores e Empreendedores. A palestrante será a técnica Cléia da Silva Carneiro, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Fomento e empreendedorismo Mais duas palestras fecham a programação do evento na capital piauiense. O tema da primeira é Experiência de Horticultura Urbana na Cidade de Teresina, com Glauco de Oliveira Castro, superintendente executivo da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Piauí; e Alyson de Sousa Barros, agrônomo da Secretaria Municipal de Produção Agropecuária. A última vai focar as Metodologias de Fomento ao Empreendedorismo Rural no Estado do Piauí, e será apresentada por Julian Junio Lacerda, do Sebrae. Em Parnaíba, o curso terá uma dinâmica com aulas práticas e teóricas. No dia nove, a partir das oito horas, o pesquisador Francisco José Seixas ministra uma aula sobre os Aspectos Tecnológicos Relacionados à Cultura do Cajueiro. Logo depois, uma visita às áreas experimentais da Embrapa fecha a programação da manhã. À tarde, a partir das 13 horas, duas aulas movimentarão o curso: Estruturação de Viveiros para Produção de Mudas e Confecção de Substrato e Formação de Porta-enxerto. O técnico Pedro Neves ministrará as aulas. Encerrando o curso, no dia 10, serão feitas as práticas de Técnicas de Propagação e Coleta de Propágulos e Enxertia. O técnico Pedro Neves e o assistente José Raimundo Diniz serão os responsáveis pelo trabalho. Esse workshop é apoiado diretamente pela Organização Internacional Ítalo-Latino Americana (IILA), Corporacioón Colombiana de Investigación Agropecuaria (Agrosavia), SENAR, SENA, Sebrae, SENAI, Governo do Estado do Piauí e Prefeitura de Teresina
A Embrapa Meio-Norte (Teresina/PI) faz mais um esforço para atrair parcerias em ações de pesquisa e transferência de tecnologias no Brasil e no exterior. Na manhã desta segunda-feira 07, e nos dias nove e dez, também de novembro, a estatal realiza o I Workshop de Intercâmbio Ítalo-Latino Americano em Transferência de Conhecimentos e Tecnologia em Áreas Rurais, com palestras e um curso sobre Produção de Mudas de Cajueiro.
O evento, que será desenvolvido no auditório central da instituição, em Teresina, e na Unidade de Execução de Pesquisa (UEP), no município de Parnaíba, reunirá técnicos brasileiros e da Colômbia. A programação começa às 8:30 horas, com o gestor de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Meio-Norte, Kaesel Damasceno, falando sobre Metodologias de Integração de Pesquisa e Inovação com as Cadeias Produtivas. Em seguida, Sílvio César Sepúlveda, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), fala sobre o Programa de Assistência Técnica e Capacitação Rural da instituição no Piauí.
O terceiro a falar no workshop será Fermin Beltran Berragan, técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENA), da Colômbia. Ele abordará o tema Metodologias para Capacitação e Extensão Rural na Colômbia. O evento prossegue com a palestra Difusão de Conhecimentos Teóricos e Práticos para Formação de Trabalhadores e Empreendedores. A palestrante será a técnica Cléia da Silva Carneiro, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
Fomento e empreendedorismo
Mais duas palestras fecham a programação do evento na capital piauiense. O tema da primeira é Experiência de Horticultura Urbana na Cidade de Teresina, com Glauco de Oliveira Castro, superintendente executivo da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Piauí; e Alyson de Sousa Barros, agrônomo da Secretaria Municipal de Produção Agropecuária. A última vai focar as Metodologias de Fomento ao Empreendedorismo Rural no Estado do Piauí, e será apresentada por Julian Junio Lacerda, do Sebrae.
Em Parnaíba, o curso terá uma dinâmica com aulas práticas e teóricas. No dia nove, a partir das oito horas, o pesquisador Francisco José Seixas ministra uma aula sobre os Aspectos Tecnológicos Relacionados à Cultura do Cajueiro. Logo depois, uma visita às áreas experimentais da Embrapa fecha a programação da manhã.
À tarde, a partir das 13 horas, duas aulas movimentarão o curso: Estruturação de Viveiros para Produção de Mudas e Confecção de Substrato e Formação de Porta-enxerto. O técnico Pedro Neves ministrará as aulas. Encerrando o curso, no dia 10, serão feitas as práticas de Técnicas de Propagação e Coleta de Propágulos e Enxertia. O técnico Pedro Neves e o assistente José Raimundo Diniz serão os responsáveis pelo trabalho.
Esse workshop é apoiado diretamente pela Organização Internacional Ítalo-Latino Americana (IILA), Corporacioón Colombiana de Investigación Agropecuaria (Agrosavia), SENAR, SENA, Sebrae, SENAI, Governo do Estado do Piauí e Prefeitura de Teresina