Notícias

Laboratório implementa requisitos de Qualidade

O Laboratório Multiusuário de Química de Produtos Naturais, da Embrapa Agroindústria Tropical, faz parte de uma importante iniciativa de implementação de requisitos de qualidade. O projeto Implementação e Monitoramento de Requisitos de Qualidade em Laboratórios Multiusuários da Embrapa (QualiMulti) envolve oito laboratórios multiusuários da Empresa. Esses laboratórios seguem a tendência mundial de compartilhamento de estruturas de alto desempenho, ampliando a capacidade de atuação em rede.  
Aa gestão da qualidade em PD&I é hoje uma condição fundamental para a formação de parcerias e publicação de artigos científicos no Brasil e no exterior. Além de contribuir, a longo prazo, para a racionalização do uso de recursos orçamentários e financeiros por meio da melhoria na eficiência operacional dos laboratórios e áreas experimentais a partir da padronização e otimização de operações.
Para o gestor do laboratório, pesquisador Kirley Canuto, a implantação dos requisitos de qualidade é bem vinda porque proporcionará geração, processamento e armazenamento de dados de forma mais organizada e rastreável, evitando retrabalho e perda de informações. Proporciona, ainda, resultados melhores e mais confiáveis. Ele salienta que o processo de implementação é longo e desafiador, exige investimento de tempo e comprometimento da equipe, mudança de comportamento e novas atitudes. Porém, o resultado é importante e se traduz em ganhos de produtividade e capacidade de atendimento de demandas.
Conforme a responsável pela gestão da qualidade na Embrapa Agroindústria Tropical, Emmanuelle Sampaio Rocha, o Laboratório Multiusuário de Química de Produtos Naturais (LMQPN) realizou, em 2020, a verificação inicial, como parte de uma Ação Gerencial Corporativa (AGC) sob responsabilidade da Gerência de Gestão da Qualidade (GGIQ). A partir do resultado dessa verificação foi montado o plano de implementação para os próximos anos. Em 2021, já como parte do andamento do projeto QualiMulti, ocorreu a primeira avaliação anual com o envio das evidências apresentadas para atendimento aos Requisitos da Qualidade da Embrapa (RQEs) de acordo com o Plano de implementação proposto.
Como resultado foi possível ver a continuidade do processo e a sua evolução da implementação, em relação à verificação inicial de 2020. O plano de implementação está sendo seguido pelo laboratório e, se as atividades continuarem neste ritmo, o LMQPN não terá dificuldades em concluí-lo. Como ponto forte foram destacados os requisitos relativos a Estudos e Ensaios. E como ponto a ser melhorado o laboratório deve dedicar-se aos requisitos de Garantia da Validade dos Resultados e Avaliação da Conformidade. 
Para 2022, a equipe pretende elaborar um cronograma anual com atividades intermediárias para cumprimento dos requisitos no ano previsto e assim atingir a implementação até 2025, ano de finalização do projeto. Entretanto, a equipe do LMQPN tem em mente que a implantação de um sistema de gestão da qualidade é um trabalho gradual e contínuo.

Verônica Freire (01125/JP)
Embrapa Agroindústria Tropical

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *