O trabalho “Cultivo Intercalar Antecipado de Milho Segunda Safra nas Entrelinhas da Soja – Antecipe” foi premiado como um dos cinco melhores do XVI Seminário Nacional de Milho Safrinha, realizado de 22 a 25 de novembro em Assis-SP. O Sistema Antecipe, desenvolvido pela Embrapa Milho e Sorgo, é um método de cultivo intercalar que possibilita a redução dos riscos causados pelas incertezas do clima durante a segunda safra. Resultado de 13 anos de pesquisas, a tecnologia, desenvolvida pela Embrapa Milho e Sorgo, é composta por três pilares: um sistema inédito de produção de grãos, uma semeadora-adubadora exclusiva e um aplicativo para auxiliar o produtor a tomar as melhores decisões. O pesquisador Décio Karam, líder do projeto, explica que “o Antecipe foi desenvolvido e aprimorado por pesquisas e validado em várias regiões do País que adotam a safrinha, como Minas Gerais, Paraná, Goiás e Mato Grosso”. De acordo com ele, os resultados têm sido promissores, tanto nas operações de plantio intercalar do milho, como na colheita da soja e no desenvolvimento do milho após a colheita dessa leguminosa. Para o chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, Frederico Durães, o Antecipe é um sistema em franca evolução, na parceria público-privada, com grande potencial de impactar o desenvolvimento da agricultura brasileira. “É uma inovação que envolve conhecimento e ativos tecnológicos tangíveis e intangíveis”, afirma. Abaixo, conheça os autores do trabalho. Evento: XVI Seminário Nacional de Milho Safrinha Data: 22 a 25 de novembro de 2021 Local: Assis-SP Com promoção da ABMS (Associação Brasileira de Milho e Sorgo) e realização do Instituto Agronômico de Campinas e do Centro de Desenvolvimento do Vale do Paranapanema, o seminário conta com o apoio da Embrapa, do Consórcio Intermunicipal do Vale Paranapanema (Civap), da Cooperativa de Pedrinhas e da Coopermota (Cooperativa Agroindustrial) Trabalho: “Cultivo Intercalar Antecipado de Milho Segunda Safra nas Entrelinhas da Soja – Antecipe” Área: Fitotecnia – Sistemas Integrados Autores: Júlia Resende Oliveira Silva Engenheira Agrônoma, bolsista de mestrado Capes, Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia (Universidade Federal de Viçosa – UFV) Emerson Borghi Pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo Décio Karam Pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo Dieimisson Paulo Almeida Engenheiro Agrônomo, pesquisador do Instituto de Ciência e Tecnologia Comigo Antônio Eduardo Furtini Neto Engenheiro Agrônomo Mais informações: Visite a página especial sobre o Sistema Antecipe no Portal Embrapa: www.embrapa.br/sistema-antecipe
O trabalho “Cultivo Intercalar Antecipado de Milho Segunda Safra nas Entrelinhas da Soja – Antecipe” foi premiado como um dos cinco melhores do XVI Seminário Nacional de Milho Safrinha, realizado de 22 a 25 de novembro em Assis-SP. O Sistema Antecipe, desenvolvido pela Embrapa Milho e Sorgo, é um método de cultivo intercalar que possibilita a redução dos riscos causados pelas incertezas do clima durante a segunda safra.
Resultado de 13 anos de pesquisas, a tecnologia, desenvolvida pela Embrapa Milho e Sorgo, é composta por três pilares: um sistema inédito de produção de grãos, uma semeadora-adubadora exclusiva e um aplicativo para auxiliar o produtor a tomar as melhores decisões.
O pesquisador Décio Karam, líder do projeto, explica que “o Antecipe foi desenvolvido e aprimorado por pesquisas e validado em várias regiões do País que adotam a safrinha, como Minas Gerais, Paraná, Goiás e Mato Grosso”. De acordo com ele, os resultados têm sido promissores, tanto nas operações de plantio intercalar do milho, como na colheita da soja e no desenvolvimento do milho após a colheita dessa leguminosa.
Para o chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, Frederico Durães, o Antecipe é um sistema em franca evolução, na parceria público-privada, com grande potencial de impactar o desenvolvimento da agricultura brasileira. “É uma inovação que envolve conhecimento e ativos tecnológicos tangíveis e intangíveis”, afirma.
Abaixo, conheça os autores do trabalho.
Evento: XVI Seminário Nacional de Milho Safrinha
Data: 22 a 25 de novembro de 2021
Local: Assis-SP
Com promoção da ABMS (Associação Brasileira de Milho e Sorgo) e realização do Instituto Agronômico de Campinas e do Centro de Desenvolvimento do Vale do Paranapanema, o seminário conta com o apoio da Embrapa, do Consórcio Intermunicipal do Vale Paranapanema (Civap), da Cooperativa de Pedrinhas e da Coopermota (Cooperativa Agroindustrial)
Trabalho: “Cultivo Intercalar Antecipado de Milho Segunda Safra nas Entrelinhas da Soja – Antecipe”
Área: Fitotecnia – Sistemas Integrados
Autores:
Júlia Resende Oliveira Silva
Engenheira Agrônoma, bolsista de mestrado Capes, Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia (Universidade Federal de Viçosa – UFV)
Emerson Borghi
Pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo
Décio Karam
Pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo
Dieimisson Paulo Almeida
Engenheiro Agrônomo, pesquisador do Instituto de Ciência e Tecnologia Comigo
Antônio Eduardo Furtini Neto
Engenheiro Agrônomo
Mais informações: Visite a página especial sobre o Sistema Antecipe no Portal Embrapa: www.embrapa.br/sistema-antecipe