Notícias

Delícias do Babassu está no Jornada de Aprendizagem do AgTech Garage

Hoje, 14 de dezembro, das 17h às 18h, Embrapa Cocais e Conecta Brasil marcam presença na Jornada de Aprendizagem – Eixo Campo do AgTech Garage com palestra de tema Transformação digital no contexto da agricultura familiar. Guilhermina Cayres, pesquisadora da Embrapa Cocais, e Letícia Chiari, diretora administrativa da Conecta Brasil, trarão um panorama abordando desafios e perspectivas desse contexto e trazendo sua experiência com projetos de inovação social e políticas públicas com o case das Delícias do Babassu, gerido por quebradeiras de coco babaçu quilombolas da Comunidade de Pedrinhas Clube de Mães de Anajatuba – MA e parte de projeto da Embrapa Cocais-MA em parceria com a Conecta Brasil 360-SP e outros parceiros institucionais. A Embrapa Cocais buscou a Conecta Brasil 360 para construir curso virtual para as quebradeiras de coco da comunidade e proporcionar visibilidade, conexão e estruturação de negócios para os produtos oriundos do coco babaçu. Segundo Guilhermina Cayres, responsável pelo projeto de pesquisa, já existia a comercialização dos produtos de babaçu, mas sem a profissionalização do negócio, daí a ideia da capacitação para estruturar melhor o empreendimento coletivo, que foi realizado em 2020 e 2021 de forma totalmente virtual para promover gestão de empreendimento coletivo, identificação e agregação de valor aos diversos subprodutos do babaçu e construção da marca, do processo produtivo e do negócio. “A união de todos esses agentes tem fortalecido as aspirações das quebradeiras de coco, que almejam que seus produtos conquistem não só o Maranhão, mas também o Brasil e, quem sabe, o mercado internacional”, completa. A diretora administrativa da Conecta Brasil, Letícia Chiari, lembra que a missão da startup é conectar com olhar 360, um olhar sistêmico, integrado para a cadeia produtiva de forma pautada nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS da Organização das Nações Unidas – ONU, que abordam de forma integral, transversal e convergente todos os desafios da sustentabilidade. “No projeto da Embrapa, utilizamos Trilhas de Aprendizagem adequadas às identidades socioculturais de grupos socialmente vulneráveis, agregando valor aos seus produtos por meio de um processo de engajamento, aprendizagem e desenvolvimento pessoal e profissional, promovendo autonomia e empoderamento às quebradeiras de coco babaçu”, explica. O Eixo Campo da Jornada de Aprendizagem promovida pelo AgTech Garage aborda conteúdos relacionadas contexto da nova dinâmica do agronegócio, por meio do compartilhamento de experiências de inovações aplicadas no dia a dia do produtor rural. O evento vai ao ar toda terça-feira, das 17h às 18h de forma online e presencial em Piracicaba-SP.

Hoje, 14 de dezembro, das 17h às 18h, Embrapa Cocais e Conecta Brasil marcam presença na Jornada de Aprendizagem – Eixo Campo do AgTech Garage com palestra de tema Transformação digital no contexto da agricultura familiar. Guilhermina Cayres, pesquisadora da Embrapa Cocais, e Letícia Chiari, diretora administrativa da Conecta Brasil, trarão um panorama abordando desafios e perspectivas desse contexto e trazendo sua experiência com projetos de inovação social e políticas públicas com o case das Delícias do Babassu, gerido por quebradeiras de coco babaçu quilombolas da Comunidade de Pedrinhas Clube de Mães de Anajatuba – MA e parte de projeto da Embrapa Cocais-MA em parceria com a Conecta Brasil 360-SP e outros parceiros institucionais.

A Embrapa Cocais buscou a Conecta Brasil 360 para construir curso virtual para as quebradeiras de coco da comunidade e proporcionar visibilidade, conexão e estruturação de negócios para os produtos oriundos do coco babaçu. Segundo Guilhermina Cayres, responsável pelo projeto de pesquisa, já existia a comercialização dos produtos de babaçu, mas sem a profissionalização do negócio, daí a ideia da capacitação para estruturar melhor o empreendimento coletivo, que foi realizado em 2020 e 2021 de forma totalmente virtual para promover gestão de empreendimento coletivo, identificação e agregação de valor aos diversos subprodutos do babaçu e construção da marca, do processo produtivo e do negócio. “A união de todos esses agentes tem fortalecido as aspirações das quebradeiras de coco, que almejam que seus produtos conquistem não só o Maranhão, mas também o Brasil e, quem sabe, o mercado internacional”, completa.

A diretora administrativa da Conecta Brasil, Letícia Chiari, lembra que a missão da startup é conectar com olhar 360, um olhar sistêmico, integrado para a cadeia produtiva de forma pautada nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS da Organização das Nações Unidas – ONU, que abordam de forma integral, transversal e convergente todos os desafios da sustentabilidade. “No projeto da Embrapa, utilizamos Trilhas de Aprendizagem adequadas às identidades socioculturais de grupos socialmente vulneráveis, agregando valor aos seus produtos por meio de um processo de engajamento, aprendizagem e desenvolvimento pessoal e profissional, promovendo autonomia e empoderamento às quebradeiras de coco babaçu”, explica.

O Eixo Campo da Jornada de Aprendizagem promovida pelo AgTech Garage aborda conteúdos relacionadas contexto da nova dinâmica do agronegócio, por meio do compartilhamento de experiências de inovações aplicadas no dia a dia do produtor rural. O evento vai ao ar toda terça-feira, das 17h às 18h de forma online e presencial em Piracicaba-SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *