Notícias

Palestras, oficinas e minicursos marcam a presença da Embrapa na 70ª EXPOAPI

Palestras, minicursos e oficinas marcam a participação da Embrapa Meio-Norte no III Fórum de Inovações Tecnológicas Sustentáveis, na Exposição Feira Agropecuária do Piauí (EXPOAPI), no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, em Teresina/PI, que em 2021 está completando 70 anos. O evento, que reúne dezenas de expositores de todo o País e com público limitado, devido à pandemia da Covid-19, começou no dia último dia cinco e vai o próximo domingo, dia 12. Nesta quarta-feira oito, feriado municipal em Teresina (dia de Nossa Senhora da Conceição para os católicos), a programação da Embrapa na EXPOAPI começa às 14 horas com a palestra Sistema de Produção Integrada de Alimentos -Sisteminha: Propostas de promoção da segurança e soberania alimentar para seus usuários e geração de renda, com o pesquisador Luis Carlos Guilherme. Em seguida, entra em campo a pesquisadora Patrícia Drumond com a palestra Criação de Abelhas Nativas sem ferrão. O terceiro e último palestrante do dia será o pesquisador Henrique Antunes, que falará sobre Aplicativo Nutri Meio-Norte. Na terça-feira sete, ministraram minicursos o analista Pedro Rodrigues (Propagação e produção de mudas enxertadas de Cajueiro Anão Precoce) e o técnico Erisvaldo Bispo (Compostagem a campo). Gastronomia Na quinta-feira nove, começando às 14 horas, serão desenvolvidas duas oficinas gastronômicas. A primeira, Derivados de feijão: preparação de amostras germinadas ou biscoitos, será comandada pelo pesquisadorJorge Hashimoto e a culinarista Conceição Nunes. Logo depois, Conceição Nunes volta ao campo de ação com a oficina Arroz Vermelho, arroz preto, galinha caipira, mel, caprinos, ovinos e bovinos. No último dia do fórum, sexta-feira 10, a Embrapa Meio-Norte fecha a programação com quatro palestras. A primeira, às 15 horas, com o tema Meliponicultura: um formato do tipo clínica e uma apresentação do meliponline, terá apresentação dos pesquisadores Fábia Pereira e Bruno Souza. Mais tarde entra em ação a pesquisadora Rosa Mota com o tema Bactérias do bem na produção sustentável e econômica do feijão-caupi. Manejo alimentar de ovinos e caprinos, com o analista Francisco Monteiro, às 16 horas, e Milho na alimentação de caprinos e ovinos, com o também analista José Alves Câmara, em seguida, encerram a participação da Unidade no evento.

Palestras, minicursos e oficinas marcam a participação da Embrapa Meio-Norte no III Fórum de Inovações Tecnológicas Sustentáveis, na Exposição Feira Agropecuária do Piauí (EXPOAPI), no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, em Teresina/PI, que em 2021 está completando 70 anos. O evento, que reúne dezenas de expositores de todo o País e com público limitado, devido à pandemia da Covid-19, começou no dia último dia cinco e vai o próximo domingo, dia 12.

Nesta quarta-feira oito, feriado municipal em Teresina (dia de Nossa Senhora da Conceição para os católicos), a programação da Embrapa na EXPOAPI começa às 14 horas com a palestra Sistema de Produção Integrada de Alimentos -Sisteminha: Propostas de promoção da segurança e soberania alimentar para seus usuários e  geração de renda, com o pesquisador Luis Carlos Guilherme. 

Em seguida, entra em campo a pesquisadora Patrícia Drumond com a palestra Criação de Abelhas Nativas sem ferrão. O terceiro e último palestrante do dia será o pesquisador Henrique Antunes, que falará sobre Aplicativo Nutri Meio-Norte. Na terça-feira sete, ministraram minicursos o analista Pedro Rodrigues  (Propagação e produção de mudas enxertadas de Cajueiro Anão Precoce) e o técnico Erisvaldo Bispo (Compostagem a campo).

Gastronomia

Na quinta-feira nove, começando às 14 horas, serão desenvolvidas duas oficinas gastronômicas. A primeira,  Derivados de feijão: preparação de amostras germinadas ou biscoitos, será comandada pelo pesquisadorJorge Hashimoto e a culinarista Conceição Nunes. Logo depois, Conceição Nunes volta ao campo de ação com a oficina Arroz Vermelho, arroz preto, galinha caipira, mel, caprinos, ovinos e bovinos.

No último dia do fórum, sexta-feira 10, a Embrapa Meio-Norte fecha a programação com quatro palestras. A primeira, às 15 horas, com o tema Meliponicultura: um formato do tipo clínica e uma apresentação do meliponline, terá apresentação dos pesquisadores Fábia Pereira e Bruno Souza. Mais tarde entra em ação a pesquisadora Rosa Mota com o tema Bactérias do bem na produção sustentável e econômica do feijão-caupi. 

Manejo alimentar de ovinos e caprinos, com o analista Francisco Monteiro, às 16 horas, e Milho na alimentação de caprinos e ovinos, com o também analista José Alves Câmara, em seguida, encerram a participação da Unidade no evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *