Curso tem duração de 8 horas e todos terão a oportunidade de conhecer as abelhas ao vivo A Oficina Básica de Abelhas Sem Ferrão, oferecida pela Escola Orgânica de Holambra, em 4 de dezembro, das 9 às 16h, na escola Orgânica de Holambra, conta com a colaboração da Embrapa Meio Ambiente no planejamento do conteúdo e execução das aulas. O biólogo Fernando Quenzer, responsável por ministrar as aulas e as atividades práticas, é bolsista da Embrapa Meio Ambiente e aluno de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Agricultura e Ambiente, sob orientação do pesquisador da Embrapa Meio Ambiente Cristiano Menezes. Conforme os organizadores, a oficina é destinada para quem quer entender melhor as abelhas sem ferrão, tem vontade de aprender sobre seus hábitos e características e até ter alguns enxames em casa. “Terá um pouco de teoria, observação de abelhas no meliponário da escola e confecção de iscas atrativas em garrafas pet”, explica Quenzer. Além disso, diz o biólogo, o aluno irá conhecer a diferença entre diversas espécies de abelhas sem ferrão, observar o interior das caixas de criação, entender a dinâmica de funcionamento dos enxames, o papel das operárias, da rainha, a interação das abelhas com as plantas e o grande papel que elas exercem no mundo vegetal. “Serão feitas iscas atrativas para capturar enxames nos arredores da casa e começar uma pequena criação amadora, para se ter o prazer de conviver de perto com esses pequenos seres encantadores e tão importantes para a preservação do meio ambiente”, destaca Quenzer. “É um curso com potencial de abrir sua mente e afinar sua conexão com o mundo natural. Uma ótima oportunidade de passar o dia num sítio todo arborizado, observando mais de dez espécies de abelhas sem ferrão em suas caixas de criação e em pleno trabalho de coleta de néctar e pólen, visitando as flores”, acredita Quenzer. “Tivemos uma grande adesão aos cursos oferecidos online durante a pandemia, mais de 45mil inscritos. Agora as pessoas terão a oportunidade de conhecer as abelhas pessoalmente, ao vivo. Não existe tecnologia que substitua essa experiência”, enfatiza o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente Cristiano Menezes”. Em contrapartida à colaboração da Embrapa, a Escola Orgânica de Holambra irá doar mudas de plantas nativas que oferecem alimento para as abelhas que serão plantadas na Associação dos Empregados da Embrapa e na própria unidade. São 20 vagas. A inscrição custa R$ 200,00 e contempla lanche, almoço e material. Pode ser feita aqui. (com informações da Escola Orgânica de Holambra)
Curso tem duração de 8 horas e todos terão a oportunidade de conhecer as abelhas ao vivo
A Oficina Básica de Abelhas Sem Ferrão, oferecida pela Escola Orgânica de Holambra, em 4 de dezembro, das 9 às 16h, na escola Orgânica de Holambra, conta com a colaboração da Embrapa Meio Ambiente no planejamento do conteúdo e execução das aulas.
O biólogo Fernando Quenzer, responsável por ministrar as aulas e as atividades práticas, é bolsista da Embrapa Meio Ambiente e aluno de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Agricultura e Ambiente, sob orientação do pesquisador da Embrapa Meio Ambiente Cristiano Menezes.
Conforme os organizadores, a oficina é destinada para quem quer entender melhor as abelhas sem ferrão, tem vontade de aprender sobre seus hábitos e características e até ter alguns enxames em casa.
“Terá um pouco de teoria, observação de abelhas no meliponário da escola e confecção de iscas atrativas em garrafas pet”, explica Quenzer.
Além disso, diz o biólogo, o aluno irá conhecer a diferença entre diversas espécies de abelhas sem ferrão, observar o interior das caixas de criação, entender a dinâmica de funcionamento dos enxames, o papel das operárias, da rainha, a interação das abelhas com as plantas e o grande papel que elas exercem no mundo vegetal.
“Serão feitas iscas atrativas para capturar enxames nos arredores da casa e começar uma pequena criação amadora, para se ter o prazer de conviver de perto com esses pequenos seres encantadores e tão importantes para a preservação do meio ambiente”, destaca Quenzer.
“É um curso com potencial de abrir sua mente e afinar sua conexão com o mundo natural. Uma ótima oportunidade de passar o dia num sítio todo arborizado, observando mais de dez espécies de abelhas sem ferrão em suas caixas de criação e em pleno trabalho de coleta de néctar e pólen, visitando as flores”, acredita Quenzer.
“Tivemos uma grande adesão aos cursos oferecidos online durante a pandemia, mais de 45mil inscritos. Agora as pessoas terão a oportunidade de conhecer as abelhas pessoalmente, ao vivo. Não existe tecnologia que substitua essa experiência”, enfatiza o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente Cristiano Menezes”.
Em contrapartida à colaboração da Embrapa, a Escola Orgânica de Holambra irá doar mudas de plantas nativas que oferecem alimento para as abelhas que serão plantadas na Associação dos Empregados da Embrapa e na própria unidade.
São 20 vagas. A inscrição custa R$ 200,00 e contempla lanche, almoço e material. Pode ser feita aqui. (com informações da Escola Orgânica de Holambra)