No dia 24 de novembro, foi criado o Sustenta Agro/RJ, um núcleo interinstitucional de discussões e proposições de projetos de pesquisa e inovação para o setor agropecuário e de bioeconomia do Estado do Rio de Janeiro, que conta com a participação de integrantes da Embrapa, Governo, Universidade, Setor Produtivo e Startups. O marco ocorreu durante a Green Rio 2021, um dos mais importantes eventos sobre bioeconomia, negócios sustentáveis, economia verde e do setor orgânico do Brasil. Para as três Unidades da Embrapa no Rio de Janeiro que fazem parte da iniciativa, o Sustenta Agro/RJ representa uma oportunidade de negócios de inovação aberta e adoção de tecnologias já desenvolvidas. “A iniciativa integra atores do setor agropecuário, com grande potencial de expansão, valorização e impacto econômico e social, mas ainda muito desconectado, desqualificado e desprestigiado em nosso Estado”, afirma Mônica Vianna, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que lidera a iniciativa. A ideia é integrar esforços em ações conjugadas em prol do desenvolvimento de um ecossistema de inovação para o agronegócio, integrando a Rede de Inteligência Verde, o movimento RISE – Rio Scientific Entrepreneurship, que reúne cientistas empreendedores do Rio de Janeiro, dentre outros. Também integram a iniciativa a Anbiotec – Associação Nacional de Biotecnologia, Startups, CONLEST – Consórcio de 16 municípios do leste fluminense, Prefeitura de Cachoeiras de Macacu, Associações de Produtores Rurais, Agroindústrias, Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Superintendência do Rio de Janeiro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento.
No dia 24 de novembro, foi criado o Sustenta Agro/RJ, um núcleo interinstitucional de discussões e proposições de projetos de pesquisa e inovação para o setor agropecuário e de bioeconomia do Estado do Rio de Janeiro, que conta com a participação de integrantes da Embrapa, Governo, Universidade, Setor Produtivo e Startups. O marco ocorreu durante a Green Rio 2021, um dos mais importantes eventos sobre bioeconomia, negócios sustentáveis, economia verde e do setor orgânico do Brasil.
Para as três Unidades da Embrapa no Rio de Janeiro que fazem parte da iniciativa, o Sustenta Agro/RJ representa uma oportunidade de negócios de inovação aberta e adoção de tecnologias já desenvolvidas. “A iniciativa integra atores do setor agropecuário, com grande potencial de expansão, valorização e impacto econômico e social, mas ainda muito desconectado, desqualificado e desprestigiado em nosso Estado”, afirma Mônica Vianna, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que lidera a iniciativa. A ideia é integrar esforços em ações conjugadas em prol do desenvolvimento de um ecossistema de inovação para o agronegócio, integrando a Rede de Inteligência Verde, o movimento RISE – Rio Scientific Entrepreneurship, que reúne cientistas empreendedores do Rio de Janeiro, dentre outros.
Também integram a iniciativa a Anbiotec – Associação Nacional de Biotecnologia, Startups, CONLEST – Consórcio de 16 municípios do leste fluminense, Prefeitura de Cachoeiras de Macacu, Associações de Produtores Rurais, Agroindústrias, Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Superintendência do Rio de Janeiro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento.