No dia 2 de dezembro, a Estação Experimental Cascata (EEC) da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) promove o 16º Dia de Campo em Agroecologia e Produção Orgânica. Neste ano, com foco na produção ecológica de frutas e hortaliças, o evento será realizado pelo canal da Embrapa no YouTube, a partir das 9h. As inscrições podem ser feitas neste link. Em três estações temáticas pré-gravadas – Fruticultura Orgânica, Horticultura Orgânica e Temas Transversais – serão apresentadas estratégias e tecnologias para diversificação da matriz produtiva de base ecológica da agricultura familiar. Ao final de cada estação, a equipe estará ao vivo para interagir e responder perguntas realizadas no chat da transmissão. De sistemas agroflorestais a hortas urbanas, a programação aborda tópicos pertinentes a agricultores e agricultoras, extensionistas, responsáveis por formular políticas, estudantes e representantes da academia e consumidores finais. O evento é uma construção coletiva da Embrapa Clima Temperado com a Emater/RS-Ascar, Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa), Cooperativa Sul Ecológica, universidades locais e organizações não governamentais (ONGs) ligadas à produção agropecuária na região Sul do Estado. Publicação Os assuntos tratados em cada uma das estações estarão disponíveis na publicação “Alternativas para a Diversificação na Agricultura Familiar de Base Ecológica – 2021”. O material será disponibilizado digitalmente aos participantes que realizarem a inscrição. A ideia é apoiar a busca por alternativas produtivas para a sustentabilidade e reprodução social da agricultura familiar de base ecológica. Confira os assuntos contemplados nas estações Estação I – Fruticultura Orgânica: Diversificação produtiva em fruticultura orgânica; Plantas de cobertura e adubação verde em pomares; Manejo de mosca-das-frutas em Sistemas de Cultivo Agroecológico; Insumos alternativos a base de fermentados para tratamento fitossanitário em fruticultura; e Produção de Frutas em Agrofloresta e Reservas Legais. Estação II – Horticultura Orgânica: Estratégias para adubação de hortaliças em Sistemas de Produção de Base Ecológica; Qualidade da água na horticultura; Variedades de alho resistentes ao nematoide do amarelão; Produção de sementes orgânicas de cebola; Variedades de batata para sistemas orgânicos; e Hortas urbanas e periurbanas, individuais e coletivas. Estação III – Temas Transversais: Paisagens e práticas que favorecem a polinizadores e a biodiversidade; Inoculantes para a produção orgânica de frutas e hortaliças; Ingredientes e aditivos no processamento orgânico; Sistemas curtos de comercialização de produtos orgânicos; e cores da saúde no consumo de frutas e hortaliças.
No dia 2 de dezembro, a Estação Experimental Cascata (EEC) da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) promove o 16º Dia de Campo em Agroecologia e Produção Orgânica. Neste ano, com foco na produção ecológica de frutas e hortaliças, o evento será realizado pelo canal da Embrapa no YouTube, a partir das 9h. As inscrições podem ser feitas neste link.
Em três estações temáticas pré-gravadas – Fruticultura Orgânica, Horticultura Orgânica e Temas Transversais – serão apresentadas estratégias e tecnologias para diversificação da matriz produtiva de base ecológica da agricultura familiar. Ao final de cada estação, a equipe estará ao vivo para interagir e responder perguntas realizadas no chat da transmissão.
De sistemas agroflorestais a hortas urbanas, a programação aborda tópicos pertinentes a agricultores e agricultoras, extensionistas, responsáveis por formular políticas, estudantes e representantes da academia e consumidores finais.
O evento é uma construção coletiva da Embrapa Clima Temperado com a Emater/RS-Ascar, Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa), Cooperativa Sul Ecológica, universidades locais e organizações não governamentais (ONGs) ligadas à produção agropecuária na região Sul do Estado.
Publicação
Os assuntos tratados em cada uma das estações estarão disponíveis na publicação “Alternativas para a Diversificação na Agricultura Familiar de Base Ecológica – 2021”. O material será disponibilizado digitalmente aos participantes que realizarem a inscrição. A ideia é apoiar a busca por alternativas produtivas para a sustentabilidade e reprodução social da agricultura familiar de base ecológica.
Confira os assuntos contemplados nas estações
Estação I – Fruticultura Orgânica: Diversificação produtiva em fruticultura orgânica; Plantas de cobertura e adubação verde em pomares; Manejo de mosca-das-frutas em Sistemas de Cultivo Agroecológico; Insumos alternativos a base de fermentados para tratamento fitossanitário em fruticultura; e Produção de Frutas em Agrofloresta e Reservas Legais.
Estação II – Horticultura Orgânica: Estratégias para adubação de hortaliças em Sistemas de Produção de Base Ecológica; Qualidade da água na horticultura; Variedades de alho resistentes ao nematoide do amarelão; Produção de sementes orgânicas de cebola; Variedades de batata para sistemas orgânicos; e Hortas urbanas e periurbanas, individuais e coletivas.
Estação III – Temas Transversais: Paisagens e práticas que favorecem a polinizadores e a biodiversidade; Inoculantes para a produção orgânica de frutas e hortaliças; Ingredientes e aditivos no processamento orgânico; Sistemas curtos de comercialização de produtos orgânicos; e cores da saúde no consumo de frutas e hortaliças.