Mais de cinco mil pessoas acompanharam, virtualmente, durante os dias 10, 11 e 12, nas cinco regiões do País, a VII Jornada Científica da Embrapa Meio-Norte (Teresina/PI), consolidando assim o modelo online de apresentações, implantado pela instituição desde que a pandemia da Covid-19 mudou a vida dos brasileiros. Só no primeiro dia do evento as visualizações passaram de duas mil, e o Piauí foi o Estado que mais acessou, segundo levantamento do Núcleo de Comunicação Organizacional da Unidade e a empresa ITTNet, que viabilizou as tramissão. Mais uma vez, elas, as mulheres, brilharam e estão à frente entre os três vencedores da jornada científica: primeiro – Louise Barros Almeida, estudante de agronomia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com o trabalho Atividade de repelência de geoprópolis de jandaíra sobre Callosobruchu maculatus (Fabr.) em sementes de feijão-caupi. O orientador é o pesquisador Paulo Henrique Soares e o coautor é o pesquisador Cândido Athayde Sobrinho. O segundo colocado foi Walter Frazão Lelis de Aragão, aluno de mestrado em genética e melhoramento de plantas, na UFPI, com o trabalho Potencial de linhagens de feijão-caupi de inflorescência composta para caracteres agronômicos e qualidade comercial do grão. O pesquisador Maurisrael de Moura Rocha é o orientador. Samíria Pinheiro dos Santos, Anna Flávia de Sousa Lopes, Kaesel Jackson Damasceno-Silva e Maurisrael de Moura Rocha são coautores. A terceira premiação foi para Mayra Leite Lima Diniz, estudante de biologia, também da UFPI, que apresentou o trabalho Uso de geoprópolis de Jandaíra no controle de Fusarium app nas sementes de feijão-caupi. O pesquisador Cândido Athayde Sobrinho é o orientador e o pesquisador Paulo Henrique Soares o coautor. Na categoria fotografia, as mulheres também fizeram a festa: na modalidade estudante, a aluna de mestrado da Universidade Federal do Tocantins Schirlaynede Sousa Lima da Silva venceu com o tema Flor do maracujá …doce e suave perfume de sedução. Já na modalidade empregado, a vencedora foi a pesquisadora Ana Lúcia Horta com o tema Abelha Apis melífera L. colentando pólen na flor. Todos os vencedores receberão troféus e certificados.
Mais de cinco mil pessoas acompanharam, virtualmente, durante os dias 10, 11 e 12, nas cinco regiões do País, a VII Jornada Científica da Embrapa Meio-Norte (Teresina/PI), consolidando assim o modelo online de apresentações, implantado pela instituição desde que a pandemia da Covid-19 mudou a vida dos brasileiros. Só no primeiro dia do evento as visualizações passaram de duas mil, e o Piauí foi o Estado que mais acessou, segundo levantamento do Núcleo de Comunicação Organizacional da Unidade e a empresa ITTNet, que viabilizou as tramissão.
Mais uma vez, elas, as mulheres, brilharam e estão à frente entre os três vencedores da jornada científica: primeiro – Louise Barros Almeida, estudante de agronomia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com o trabalho Atividade de repelência de geoprópolis de jandaíra sobre Callosobruchu maculatus (Fabr.) em sementes de feijão-caupi. O orientador é o pesquisador Paulo Henrique Soares e o coautor é o pesquisador Cândido Athayde Sobrinho.
O segundo colocado foi Walter Frazão Lelis de Aragão, aluno de mestrado em genética e melhoramento de plantas, na UFPI, com o trabalho Potencial de linhagens de feijão-caupi de inflorescência composta para caracteres agronômicos e qualidade comercial do grão. O pesquisador Maurisrael de Moura Rocha é o orientador. Samíria Pinheiro dos Santos, Anna Flávia de Sousa Lopes, Kaesel Jackson Damasceno-Silva e Maurisrael de Moura Rocha são coautores.
A terceira premiação foi para Mayra Leite Lima Diniz, estudante de biologia, também da UFPI, que apresentou o trabalho Uso de geoprópolis de Jandaíra no controle de Fusarium app nas sementes de feijão-caupi. O pesquisador Cândido Athayde Sobrinho é o orientador e o pesquisador Paulo Henrique Soares o coautor.
Na categoria fotografia, as mulheres também fizeram a festa: na modalidade estudante, a aluna de mestrado da Universidade Federal do Tocantins Schirlaynede Sousa Lima da Silva venceu com o tema Flor do maracujá …doce e suave perfume de sedução. Já na modalidade empregado, a vencedora foi a pesquisadora Ana Lúcia Horta com o tema Abelha Apis melífera L. colentando pólen na flor. Todos os vencedores receberão troféus e certificados.