A Embrapa Amazônia Oriental tem extensa programação na 52º Feira Agropecuária da Castanhal, que iniciou no último sabado, dia 6, e vai até 14 de novembro. No estande tem a cultivar de açaizeira de terra firme BRS Pai d’Égua, Manejo de açaízais nativos, Boas práticas de pimenta-do-reino e Biofortificados. As empresas Amazonflora e Tropoc e o centro de referência Manejaí participam junto com a instituição. Vitrine Milho, feijão e batata doce biofortificados estão plantados no módulo rural da feira, que pode ser visitado por todos os participantes. Nesta segunda (8), quarta (10) e sexta (12), o analista Jaime Carvalho vai ministrar cursos sobre o cultivo de biofortificados para técnicos extensiosnistas da região. Programação técnica Na programação técnica da feira, nesta segunda (08), será realizado o VI Simpósio de Manejo de Gado Leiteiro, e o pesquisador Maocyr Bernardino Dias Filho, fala sobre a produção de leite a pasto em tempos de crise, a partir da 9h35.. Ainda no dia 09/11, o debate em torno do açaí reúne pesquisa, produtores, beneficadores e agentes financiadores. O pesquisador João Tomé de Faraias Neto fala sobre as varidades de açaí disponíveis no mercado, a implantação dos plantios e o manejo dos açaizias, a partir das 8h30. Neste mesmo dia, às 10h10, a pesquisadora Rafaella Mattietto fala sonre o processamento artesanal e agroindsutrial do açaí. Especialistas de outras instituições falam também sobre polinização e financimento da atividade. Ao final os participantes farão uma visita a um plantio de açaí de terra firme. Já no dia 11/11, o debate será em torno da pimenta-do-reino. Oriel Lemos e João Paulo Both falam sobre as boas oráticas para a produção sustentável, Jose Fernando, da Tropoc, fala sobre rastreabilidade e outros especialistas do governo e da estensão falam sobre novas exigências do mercado, uso de agrotóxicos e linhas de financiamento. A programação acontece na sede do Parque de Exposições Pedo Coelho da Mota, em Castanhal, Pará. As palestras serão transmitidas pelos canais: Instagram @expofacoficial e Facebook e Youtube Sindicato Rural de Castanhal.
A Embrapa Amazônia Oriental tem extensa programação na 52º Feira Agropecuária da Castanhal, que iniciou no último sabado, dia 6, e vai até 14 de novembro. No estande tem a cultivar de açaizeira de terra firme BRS Pai d’Égua, Manejo de açaízais nativos, Boas práticas de pimenta-do-reino e Biofortificados. As empresas Amazonflora e Tropoc e o centro de referência Manejaí participam junto com a instituição.
Vitrine
Milho, feijão e batata doce biofortificados estão plantados no módulo rural da feira, que pode ser visitado por todos os participantes. Nesta segunda (8), quarta (10) e sexta (12), o analista Jaime Carvalho vai ministrar cursos sobre o cultivo de biofortificados para técnicos extensiosnistas da região.
Programação técnica
Na programação técnica da feira, nesta segunda (08), será realizado o VI Simpósio de Manejo de Gado Leiteiro, e o pesquisador Maocyr Bernardino Dias Filho, fala sobre a produção de leite a pasto em tempos de crise, a partir da 9h35..
Ainda no dia 09/11, o debate em torno do açaí reúne pesquisa, produtores, beneficadores e agentes financiadores. O pesquisador João Tomé de Faraias Neto fala sobre as varidades de açaí disponíveis no mercado, a implantação dos plantios e o manejo dos açaizias, a partir das 8h30.
Neste mesmo dia, às 10h10, a pesquisadora Rafaella Mattietto fala sonre o processamento artesanal e agroindsutrial do açaí. Especialistas de outras instituições falam também sobre polinização e financimento da atividade. Ao final os participantes farão uma visita a um plantio de açaí de terra firme.
Já no dia 11/11, o debate será em torno da pimenta-do-reino. Oriel Lemos e João Paulo Both falam sobre as boas oráticas para a produção sustentável, Jose Fernando, da Tropoc, fala sobre rastreabilidade e outros especialistas do governo e da estensão falam sobre novas exigências do mercado, uso de agrotóxicos e linhas de financiamento.
A programação acontece na sede do Parque de Exposições Pedo Coelho da Mota, em Castanhal, Pará. As palestras serão transmitidas pelos canais: Instagram @expofacoficial e Facebook e Youtube Sindicato Rural de Castanhal. |