Durante o mês de outubro foi realizada a primeira capacitação on-line de técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) no uso da plataforma digital GeoMatopiba. O curso é uma das ações propostas no Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro-TO) e a Embrapa Territorial, firmado em dezembro de 2020. A mesa de abertura do curso para a primeira turma, em 13 de outubro, foi composta pelo secretário de Agricultura do Tocantins, Jaime Café; o presidente da Ruraltins, Fabiano Miranda; e pelo chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Territorial, José Jardine, representando o chefe-geral Evaristo de Miranda. O curso para outras turmas ocorreram nos dias 14, 20 e 21 de outubro e um total de 51 extensionistas rurais foram capacitados. “A Seagro acredita que a Plataforma GeoMatopiba é uma fonte de informações agropecuárias necessárias para o planejamento e execução das ações desenvolvidas pelo Ruraltins. Essa transferência de informações realizada pela Embrapa Territorial sobre o Matopiba é essencial para o Ruraltins e Seagro, pois permitirá que os técnicos tenham um vasto conhecimento sobre a região”, avaliou Eliane Lagares, assessora da Diretoria de Agricultura da Seagro. Outra observação feita pela assessora da Seagro-TO é de que o acesso às ferramentas disponibilizadas pela Embrapa Territorial irá contribuir com os trabalhos executados pelos extensionistas rurais em todo território tocantinense e na formulação de políticas públicas para atender os produtores rurais. Explorando a plataforma A analista Daniela Maciel e a pesquisadora Cristina Criscuolo, ambas da área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Territorial, foram as instrutoras da capacitação. Na primeira parte do curso, elas apresentaram uma contextualização e estruturação dos Sistemas de Inteligência Territorial Estratégica (SITEs), com dados agrupados em quadro natural, agrícola, agrário, infraestrutura e socioeconômico. Na segunda parte, foi apresentada uma visão geral do GeoWeb Matopiba, com demonstração de aplicação de filtros de consulta e exportação de dados. Em seguida, foram acessados os Painéis Interativos, com informações sobre emprego, crédito agrícola, produção agropecuária e tecnologias agropecuárias disponíveis para a região do Matopiba. Ao final do curso, a equipe do Setor de Programação e Avaliação de Tecnologias (SPAT) da Embrapa Territorial encaminhou aos participantes questionário de avaliação do curso. Dos 41 participantes que responderam ao questionário, 95% consideraram que o conhecimento adquirido no curso será aplicado na execução do trabalho cotidiano em diferentes áreas do Estado.
Durante o mês de outubro foi realizada a primeira capacitação on-line de técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) no uso da plataforma digital GeoMatopiba. O curso é uma das ações propostas no Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro-TO) e a Embrapa Territorial, firmado em dezembro de 2020.
A mesa de abertura do curso para a primeira turma, em 13 de outubro, foi composta pelo secretário de Agricultura do Tocantins, Jaime Café; o presidente da Ruraltins, Fabiano Miranda; e pelo chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Territorial, José Jardine, representando o chefe-geral Evaristo de Miranda. O curso para outras turmas ocorreram nos dias 14, 20 e 21 de outubro e um total de 51 extensionistas rurais foram capacitados.
“A Seagro acredita que a Plataforma GeoMatopiba é uma fonte de informações agropecuárias necessárias para o planejamento e execução das ações desenvolvidas pelo Ruraltins. Essa transferência de informações realizada pela Embrapa Territorial sobre o Matopiba é essencial para o Ruraltins e Seagro, pois permitirá que os técnicos tenham um vasto conhecimento sobre a região”, avaliou Eliane Lagares, assessora da Diretoria de Agricultura da Seagro.
Outra observação feita pela assessora da Seagro-TO é de que o acesso às ferramentas disponibilizadas pela Embrapa Territorial irá contribuir com os trabalhos executados pelos extensionistas rurais em todo território tocantinense e na formulação de políticas públicas para atender os produtores rurais.
Explorando a plataforma
A analista Daniela Maciel e a pesquisadora Cristina Criscuolo, ambas da área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Territorial, foram as instrutoras da capacitação. Na primeira parte do curso, elas apresentaram uma contextualização e estruturação dos Sistemas de Inteligência Territorial Estratégica (SITEs), com dados agrupados em quadro natural, agrícola, agrário, infraestrutura e socioeconômico.
Na segunda parte, foi apresentada uma visão geral do GeoWeb Matopiba, com demonstração de aplicação de filtros de consulta e exportação de dados. Em seguida, foram acessados os Painéis Interativos, com informações sobre emprego, crédito agrícola, produção agropecuária e tecnologias agropecuárias disponíveis para a região do Matopiba.
Ao final do curso, a equipe do Setor de Programação e Avaliação de Tecnologias (SPAT) da Embrapa Territorial encaminhou aos participantes questionário de avaliação do curso. Dos 41 participantes que responderam ao questionário, 95% consideraram que o conhecimento adquirido no curso será aplicado na execução do trabalho cotidiano em diferentes áreas do Estado.