Ação desenvolvida pelo Sesc-DF por meio de seu programa Mesa Brasil em 16 de outubro, data em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, conta com a participação da Embrapa Hortaliças. No estande do Sistema Fecomércio, montado na Praça da Bíblia, na região administrativa de Ceilândia (DF) mudas de hortaliças produzidas especialmente para o evento – alface, rúcula, espinafre, agrião, manjericão, salsa, cebolinha e coentro – serão ofertadas aos visitantes, que também terão à disposição folders da série 50 Hortaliças – Como Plantar, Comprar e Consumir. A participação da Embrapa Hortaliças nessa ação junto ao público urbano, conforme o pesquisador e chefe-geral Warley Nascimento, tem como mola mestra destacar a importância do consumo de hortaliças como fontes de vitaminas, sais minerais, antioxidantes e fibras, mas também envolve a questão do encarecimento dos preços dos alimentos. “Nesse contexto, vamos mostrar a possibilidade de as pessoas cultivarem essas hortaliças, folhosas que podem ser produzidas, e reproduzidas, em pequenos espaços (quintais ou varandas) ou em vasos na própria cozinha”, assinala Nascimento, para quem “essas mudinhas podem representar o pontapé inicial para o cultivo de uma horta caseira”. A fala do pesquisador encontra eco na coordenadora de Assistência Social do Sesc-DF Adriana Costa, que avalia a participação da Unidade como de extrema importância para o programa, com possíveis reflexos na comunidade. “Acredito fortemente que a presença da Embrapa nessa ação contribuirá para o fortalecimento do Mesa Brasil em seu trabalho de combate à fome, a partir da sensibilização da comunidade sobre a importância de produzir seu próprio alimento”, sustenta a coordenadora. PRESENTE Ao longo dos anos, a Embrapa Hortaliças tem marcado presença em iniciativas relacionadas ao Dia Mundial da Alimentação, mais precisamente em ações que destacam a necessidade de se consumir alimentos saudáveis para manter a saúde. Figura entre essas iniciativas o painel “Ciência e Tecnologia – Alimentar o Mundo”, apresentado no dia 16 de outubro em 2018, com a presença de representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), agência das Organização das Nações Unidas (ONU) e que tem como missão propor e apoiar ações de combate à fome no mundo. Na mesma ocasião, foi lançada a “Página do Produtor” (https://www.embrapa.br/embrapa-hortalicas-lanca-pagina-do-produtor-no-dia-mundial-da-alimentacao), com informações sobre as hortaliças mais demandadas e consideradas economicamente relevantes dentro da cadeia produtiva. “Não podemos esquecer que 2021 foi escolhido pela FAO como o ‘Ano Internacional de Frutas e Hortaliças’, e a nossa presença em eventos como esse do Sesc-DF representa uma ação que se insere entre as políticas preconizadas por essa organização”, sublinha o pesquisador, autor do artigo publicado no Dia Mundial da Alimentação, em 16/10/ 2020: “Por que devemos consumir mais hortaliças”?
Ação desenvolvida pelo Sesc-DF por meio de seu programa Mesa Brasil em 16 de outubro, data em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, conta com a participação da Embrapa Hortaliças. No estande do Sistema Fecomércio, montado na Praça da Bíblia, na região administrativa de Ceilândia (DF) mudas de hortaliças produzidas especialmente para o evento – alface, rúcula, espinafre, agrião, manjericão, salsa, cebolinha e coentro – serão ofertadas aos visitantes, que também terão à disposição folders da série 50 Hortaliças – Como Plantar, Comprar e Consumir.
A participação da Embrapa Hortaliças nessa ação junto ao público urbano, conforme o pesquisador e chefe-geral Warley Nascimento, tem como mola mestra destacar a importância do consumo de hortaliças como fontes de vitaminas, sais minerais, antioxidantes e fibras, mas também envolve a questão do encarecimento dos preços dos alimentos. “Nesse contexto, vamos mostrar a possibilidade de as pessoas cultivarem essas hortaliças, folhosas que podem ser produzidas, e reproduzidas, em pequenos espaços (quintais ou varandas) ou em vasos na própria cozinha”, assinala Nascimento, para quem “essas mudinhas podem representar o pontapé inicial para o cultivo de uma horta caseira”.
A fala do pesquisador encontra eco na coordenadora de Assistência Social do Sesc-DF Adriana Costa, que avalia a participação da Unidade como de extrema importância para o programa, com possíveis reflexos na comunidade. “Acredito fortemente que a presença da Embrapa nessa ação contribuirá para o fortalecimento do Mesa Brasil em seu trabalho de combate à fome, a partir da sensibilização da comunidade sobre a importância de produzir seu próprio alimento”, sustenta a coordenadora.
PRESENTE
Ao longo dos anos, a Embrapa Hortaliças tem marcado presença em iniciativas relacionadas ao Dia Mundial da Alimentação, mais precisamente em ações que destacam a necessidade de se consumir alimentos saudáveis para manter a saúde.
Figura entre essas iniciativas o painel “Ciência e Tecnologia – Alimentar o Mundo”, apresentado no dia 16 de outubro em 2018, com a presença de representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), agência das Organização das Nações Unidas (ONU) e que tem como missão propor e apoiar ações de combate à fome no mundo. Na mesma ocasião, foi lançada a “Página do Produtor” (https://www.embrapa.br/embrapa-hortalicas-lanca-pagina-do-produtor-no-dia-mundial-da-alimentacao), com informações sobre as hortaliças mais demandadas e consideradas economicamente relevantes dentro da cadeia produtiva.
“Não podemos esquecer que 2021 foi escolhido pela FAO como o ‘Ano Internacional de Frutas e Hortaliças’, e a nossa presença em eventos como esse do Sesc-DF representa uma ação que se insere entre as políticas preconizadas por essa organização”, sublinha o pesquisador, autor do artigo publicado no Dia Mundial da Alimentação, em 16/10/ 2020: “Por que devemos consumir mais hortaliças”?