Grupo da Defesa Civil de SP conhece estudos do centro de pesquisa
Uma grupo de gestores da Defesa Civil de São Paulo esteve na Embrapa Territorial no dia 10 de setembro. A visita teve por objetivo conhecer os produtos e estudos da Unidade e verificar como essas soluções podem ajudar a melhorar o monitoramento do órgão estadual. Os visitantes foram recebidos pelo chefe-geral, Evaristo de Miranda, e pelo chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, José Gilberto Jardine. (Alan Rodrigues – MTb 2625/CE)
Trabalho estima área afetada pelas queimadas em Morro Agudo
Em setembro, a Embrapa Territorial entregou à Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA) um estudo preliminar que estimou a área potencialmente afetada pelas queimadas em Morro Agudo, SP. Em agosto, a prefeitura daquele município decretou estado de calamidade pública por dois meses em razão dos danos causados pelas queimadas. A cidade registrou o maior número no estado: 55 em agosto, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Segundo o relatório da Embrapa, a área potencialmente afetada por essas queimadas corresponde a 23,9% do município. (Alan Rodrigues – MTb 2625/CE)
Especialista participa de evento sobre logística para o Agro 4.0
O quarto e último painel do 3º Fórum Agro i4.0 Jornada Experimental, realizado em 22 de setembro, tratou do tema da logística para o Agro 4.0. O analista Gustavo Spadotti foi um dos painelista do evento organizado pelo Agro Fácil. Ele destacou a perda de competitividade do agro brasileiro como uma das consequências da falta de uma logística adequada ao setor, como também, apresentou o Sistema de Inteligência Territorial Estratégico da Magrologística Agropecuária Brasileira (SITE M-Log). (Liliane Castelões – 16.613 MTb/RJ)
Ambitec-TICs é tema de artigo em revista internacional
O Journal of Technology Management & Innovation, revista internacional A2, publicou artigo sobre o Ambitec-TICs, metodologia de avaliação de impacto de Tecnologias da Informação e Comunicação voltadas ao agro, desenvolvida pela Embrapa, com liderança da Embrapa Territorial. O texto apresenta o método e a aplicação dele em seis soluções tecnológicas, entre elas a análise dos dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), o Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Macrologística Agropecuária Brasileira (SITE-MLog), a Infraestrutura de Dados Espaciais da Embrapa (Geoinfo) e o GeoAtlas. Clique aqui para acessar o artigo. (Vivian Chies – MTb 42.643/SP)
Mapeamento é apresentado à equipe do Porto do Açu
A Embrapa Territorial finalizou as atividades de geoprocessamento no âmbito da parceria com o Porto do Açu (PdA). No dia 2 de setembro, o analista Rafael Mingoti, em reunião remota, apresentou o refinamento de resultados solicitados pelo PdA. A parceria prevê o mapeamento de potenciais áreas de plantio de 140 mil hectares de floresta de eucalipto entre os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Para isso, será organizado um banco de dados espaciais inédito das condições de solo e clima da região, com delimitações de oportunidades para empreendimentos agrícolas e produtores rurais. (Alan Rodrigues – MTb 2625/CE)