A implantação de tecnologias em propriedades rurais tem fortalecido a agropecuária no semiárido mineiro. Ações realizadas em parceria por diversas instituições garantem a produtores melhores resultados em suas atividades.
No Vale do Jequitinhonha e no Alto Rio Pardo, práticas agrícolas e materiais adaptados para as regiões são usados a fim de garantir a produtividade de lavouras e a geração de alimentos para os rebanhos. As ações fazem parte do projeto “Tecnologias Agropecuárias para o Semiárido Mineiro”, que tem promovido melhorias em muitas propriedades rurais.
O projeto conta com Unidades de Referência Tecnológica no Norte e Nordeste de Minas Gerais, onde são conduzidos experimentos para avaliar quais práticas e cultivares apresentam melhor adaptação às regiões. As tecnologias agropecuárias validadas são implantadas em Unidades Demonstrativas instaladas em propriedades rurais, de forma a divulgar as boas práticas para os produtores e técnicos locais.
Os resultados alcançados pelo trabalho e as perspectivas para a próxima safra serão discutidos em evento on-line no próximo dia 30 (quinta-feira), a partir das 15h no canal da Emater-MG no Youtube.
O agrônomo Marco Aurélio Noce, da Embrapa Milho e Sorgo, explica a proposta da live Tecnologias Agropecuárias para o Semiárido Mineiro: alianças, resultados e perspectivas. “O evento tem como principais objetivos apresentar as ações realizadas e os resultados obtidos nas unidades implantadas. Entende-se que a disponibilização das informações relacionadas ao desempenho de espécies e tecnologias propostas no projeto é de grande importância, já que oferece ao produtor rural instrumentos e alternativas para a tomada de decisão no momento do plantio e na implementação de melhorias em seu processo produtivo”.
A live contará com participação dos presidentes da Anater, Ademar Silva Júnior, da Emater-MG, Otávio Maia, e do chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, Frederico Durães.
Durante o encontro, serão apresentados casos de sucesso e haverá três palestras, seguidas de debate. Confira a programação.
Parcerias
O projeto “Tecnologias Agropecuárias para o Semiárido Mineiro” é coordenado pela Embrapa Milho e Sorgo e conta com uma rede de parcerias, que envolve Emater-MG, Anater, Senar, Sebrae, Epamig, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, sindicatos rurais e os consórcios de municípios das três regiões atendidas: Ameje (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Jequitinhonha), Comar (Consórcio Público Intermunicipal Multifinalitário do Alto Rio Pardo) e Nova Ambaj (Nova Associação dos Municípios da Microrregião do Baixo Jequitinhonha).