A Embrapa Pecuária Sul apresentou, durante umas das maiores feiras agropecuárias da América Latina, a Expointer, que aconteceu de 4 a 12 de setembro, a sua nova filosofia de trabalho. Com foco na produção de alimentos saudáveis por meio de sistemas sustentáveis, a Unidade participou do evento de forma presencial, com a assinatura de convênios, agendas institucionais e divulgação de suas tecnologias. No estande da Embrapa, situado no Pavilhão Internacional, a Embrapa Pecuária Sul apresentou quatro pontos centrais da pecuária de corte na atualidade e que compõem a nova agenda de pesquisa da Unidade: o papel da pecuária para a melhoria dos sistemas pecuários e do meio ambiente; o conceito de bem-estar animal; os benefícios da carne bovina para a saúde humana; e o papel da pecuária no desenvolvimento territorial. Com a Associação Brasileira de Angus, a Embrapa Pecuária Sul assinou parceria para fomentar a adoção de sistemas produtivos sustentáveis nos criatórios da raça no Brasil. A meta é impactar 12 mil criadores nos próximos três anos. Também em parceria com a Associação, foram divulgados os resultados da Prova de Eficiência Alimentar. Em parceria com a Associação Brasileira de Hereford e Braford, a Embrapa Pecuária Sul lançou, durante a feira, o Sumário de Avaliação Genética 2021 do PampaPlus. Na mesma linha, a Unidade participou, ainda, da reunião anual do PampaPlus. Também foi lançado o Sumário Genômico da Conexão Delta G, através de parceria com a Embrapa Pecuária Sul e GenSys, e apoio da ABHB. Lives Pasto sobre Pasto e Produção de alimentos saudáveis a partir de sistemas sustentáveis foram os temas de duas palestras realizadas pela Embrapa Pecuária Sul durante a programação da 44ª Expointer. Os eventos foram realizados em formato virtual, através do canal da Embrapa no YouTube, e ocorreram na quarta-feira (08/09) e quinta-feira (09/09), respectivamente. O chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento e pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Marcos Borba, apresentou a palestra Produção de alimentos saudáveis por meio de sistemas sustentáveis: conheça o papel da Embrapa Pecuária Sul neste processo. Produzir alimentos nutritivos, benéficos à saúde humana, em sistemas produtivos que sejam duradouros e eficiente é um dos grandes desafios do século 21. Assim, Borba fez a abordagem de como a Unidade está trabalhando justamente a partir deste conceito: alimentos saudáveis a partir de sistemas sustentáveis. Danilo Sant’anna, pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, apresentou a palestra “Pasto sobre Pasto: estratégias de manejo para redução de vazios forrageiros”. O Pasto sobre Pasto é um conjunto de princípios e práticas de manejo associadas ao uso de mais de uma espécie forrageira, na mesma área, sobrepondo plantas e curvas de produção ao longo do tempo.
A Embrapa Pecuária Sul apresentou, durante umas das maiores feiras agropecuárias da América Latina, a Expointer, que aconteceu de 4 a 12 de setembro, a sua nova filosofia de trabalho. Com foco na produção de alimentos saudáveis por meio de sistemas sustentáveis, a Unidade participou do evento de forma presencial, com a assinatura de convênios, agendas institucionais e divulgação de suas tecnologias.
No estande da Embrapa, situado no Pavilhão Internacional, a Embrapa Pecuária Sul apresentou quatro pontos centrais da pecuária de corte na atualidade e que compõem a nova agenda de pesquisa da Unidade: o papel da pecuária para a melhoria dos sistemas pecuários e do meio ambiente; o conceito de bem-estar animal; os benefícios da carne bovina para a saúde humana; e o papel da pecuária no desenvolvimento territorial.
Com a Associação Brasileira de Angus, a Embrapa Pecuária Sul assinou parceria para fomentar a adoção de sistemas produtivos sustentáveis nos criatórios da raça no Brasil. A meta é impactar 12 mil criadores nos próximos três anos. Também em parceria com a Associação, foram divulgados os resultados da Prova de Eficiência Alimentar.
Em parceria com a Associação Brasileira de Hereford e Braford, a Embrapa Pecuária Sul lançou, durante a feira, o Sumário de Avaliação Genética 2021 do PampaPlus. Na mesma linha, a Unidade participou, ainda, da reunião anual do PampaPlus. Também foi lançado o Sumário Genômico da Conexão Delta G, através de parceria com a Embrapa Pecuária Sul e GenSys, e apoio da ABHB.
Lives
Pasto sobre Pasto e Produção de alimentos saudáveis a partir de sistemas sustentáveis foram os temas de duas palestras realizadas pela Embrapa Pecuária Sul durante a programação da 44ª Expointer. Os eventos foram realizados em formato virtual, através do canal da Embrapa no YouTube, e ocorreram na quarta-feira (08/09) e quinta-feira (09/09), respectivamente.
O chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento e pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Marcos Borba, apresentou a palestra Produção de alimentos saudáveis por meio de sistemas sustentáveis: conheça o papel da Embrapa Pecuária Sul neste processo. Produzir alimentos nutritivos, benéficos à saúde humana, em sistemas produtivos que sejam duradouros e eficiente é um dos grandes desafios do século 21. Assim, Borba fez a abordagem de como a Unidade está trabalhando justamente a partir deste conceito: alimentos saudáveis a partir de sistemas sustentáveis.
Danilo Sant’anna, pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, apresentou a palestra “Pasto sobre Pasto: estratégias de manejo para redução de vazios forrageiros”. O Pasto sobre Pasto é um conjunto de princípios e práticas de manejo associadas ao uso de mais de uma espécie forrageira, na mesma área, sobrepondo plantas e curvas de produção ao longo do tempo.