Notícias

Embrapa Cocais e parceiros realizam cursos sobre mandiocultura e consórcio rotacionado na agricultura familiar

O mês de setembro vem recheado de cursos voltados para técnicos, extensionistas, professores, estudantes, produtores, multiplicadores e interessados sobre a produção de mandioca e o Consórcio Rotacional para Inovação na Agricultura Familiar – CRIAF. Dois deles serão virtuais e poderão ser acessados pelo You tube da Embrapa e um deles será presencial. No dia 22 de setembro, das 8h às 12h, será o “Curso virtual para formação de multiplicadores visando a obtenção de manivas com qualidade fitossanitária no âmbito do Projeto Ambev”, das 8h às 12h, que terá como temas das palestras “Reniva: características, importância, benefícios e custos”, ministrada por Hermínio Souza Rocha, analista da Embrapa Mandioca e Fruticultura; “Características importantes para obtenção e seleção de manivas para plantio”, José de Ribamar Costa Veloso, pesquisador da Embrapa Cocais, e “Doenças na cultura de mandioca: um dos entraves na produção”, com o professor Cláudio Belmiro Maia, da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. O evento tem a parceria da Ambev, Maneje Bem, UEMA, Secretaria de Agricultura Familiar – SAF e Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp-MA). Nessa mesma data, 22 de setembro, das 8h às 17h, será a vez do curso presencial “Desafios da produção de mandioca no Maranhão”, que tem como objetivo transferir informações tecnológicas de manejo da cultura da mandioca para extensionistas da região dos Lençóis Maranhenses, especificamente nos municípios de Barreirinhas, Presidente Juscelino e Morros. Na parte da manhã, o tema será o “Manejo do Consórcio Rotacionado para Inovação na Agricultura Familiar – CRIAF”, ministrado pelo analista Carlos Santiago e, à tarde, será sobre “Manejo da cultura de mandioca e melhoria da qualidade da farinha”, com o pesquisador José de Ribamar Costa Veloso, ambos da Embrapa Cocais. Também haverá palestra com o chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural da Superintendência Federal de Agricultura do Maranhão – SFA-MA, Genilson Ferreira Santana. A parceria para a realização do curso é com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca – Sagrima e o Instituto de Desenvolvimento Socioambiental – IDS. Finalizando o ciclo, dia 30 de setembro das 8h às 12h, haverá o curso virtual “Desafios da produção da mandioca na Amazônia Maranhense”, realizado em parceria com o Fundo Amazônia. O objetivo é apresentar as alternativas para suprir os principais gargalos da cultura da mandioca, do plantio ao processamento da raiz na Amazônia maranhense. O evento vai trazer palestras sobre “Agricultura migratória e Melhoria na qualidade do processamento da raiz de mandioca” e “Consórcio Rotacionado para Inovação na Agricultura Familiar”, respectivamente com os especialistas da Embrapa Cocais José de Ribamar Veloso e Carlos Santiago. O evento tem a parceria do Fundo Amazônia.

O mês de setembro vem recheado de cursos voltados para técnicos, extensionistas, professores, estudantes, produtores, multiplicadores e interessados sobre a produção de mandioca e o Consórcio Rotacional para Inovação na Agricultura Familiar – CRIAF. Dois deles serão virtuais e poderão ser acessados pelo You tube da Embrapa e um deles será presencial.

No dia 22 de setembro, das 8h às 12h, será o “Curso virtual para formação de multiplicadores visando a obtenção de manivas com qualidade fitossanitária no âmbito do Projeto Ambev”, das 8h às 12h, que terá como temas das palestras “Reniva: características, importância, benefícios e custos”, ministrada por Hermínio Souza Rocha, analista da Embrapa Mandioca e Fruticultura; “Características importantes para obtenção e seleção de manivas para plantio”, José de Ribamar Costa Veloso, pesquisador da Embrapa Cocais, e “Doenças na cultura de mandioca: um dos entraves na produção”, com  o professor Cláudio Belmiro Maia, da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. O evento tem a parceria da Ambev, Maneje Bem, UEMA, Secretaria de Agricultura Familiar – SAF e Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp-MA).

Nessa mesma data, 22 de setembro, das 8h às 17h, será a vez do curso presencial “Desafios da produção de mandioca no Maranhão”, que tem como objetivo transferir informações tecnológicas de manejo da cultura da mandioca para extensionistas da região dos Lençóis Maranhenses, especificamente nos municípios de Barreirinhas, Presidente Juscelino e Morros. Na parte da manhã, o tema será o “Manejo do Consórcio Rotacionado para Inovação na Agricultura Familiar – CRIAF”, ministrado pelo analista Carlos Santiago e, à tarde, será sobre “Manejo da cultura de mandioca e melhoria da qualidade da farinha”, com o pesquisador José de Ribamar Costa Veloso, ambos da Embrapa Cocais. Também haverá palestra com o chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural da Superintendência Federal de Agricultura do Maranhão – SFA-MA, Genilson Ferreira Santana. A parceria para a realização do curso é com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca – Sagrima e o Instituto de Desenvolvimento Socioambiental – IDS.

Finalizando o ciclo, dia 30 de setembro das 8h às 12h, haverá o curso virtual “Desafios da produção da mandioca na Amazônia Maranhense”, realizado em parceria com o Fundo Amazônia. O objetivo é apresentar as alternativas para suprir os principais gargalos da cultura da mandioca, do plantio ao processamento da raiz na Amazônia maranhense. O evento vai trazer  palestras sobre “Agricultura migratória e Melhoria na qualidade do processamento da raiz de mandioca” e “Consórcio Rotacionado para Inovação na Agricultura Familiar”, respectivamente com os especialistas da Embrapa Cocais José de Ribamar Veloso e Carlos Santiago. O evento tem a parceria do Fundo Amazônia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *