Foi realizado, na sexta-feira (10/09), o XI Simpósio de Iniciação Cientifica e Iniciação Tecnológica da Embrapa Pecuária Sul 2021. Ao todo, 19 bolsistas apresentaram trabalhos durante o evento, que ocorreu em formato virtual. O seminário teve abertura às 14h, com a palavra do chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Pecuária Sul, Marcos Borba, e da coordenadora da Comissão Interna de Bolsas, Ana Mazzocato. O simpósio foi realizado em três salas virtuais. A programação da sala 1 teve o tema Agrometeorologia, Ciência e Tecnologia de Alimentos e Sanidade Animal, com moderação do pesquisador Juliano Ferreira e da analista Elisa Osmari. A sala 2 contou com o tema Gestão Rural, com os moderadores Sandro Camargo, professor da Unipampa, e o pesquisador João Batista Marques. Na sala 3 foi abordado o tema Pastagem e Forragicultura, com moderação das pesquisadoras Ana Cristina Mazzocato e Márcia Cristina da Silveira. As três salas, após finalização das apresentações, contaram com espaço para discussões e com a palestra “Experiência na Embrapa Pecuária Sul e trajetória no desenvolvimento da carreira científica”, ministrada por Leonardo Luís Artico, farmacêutico, mestre em Genética, doutorando em Genética, e ex-bolsista da Unidade. “O bolsista já entra sabendo que vai ter que apresentar, após um ano, o seu trabalho. Mas, também, o simpósio serve para estimular o bolsista a apresentar, divulgar o seu trabalho para interação com os pesquisadores e o público”, destacou Ana Mazzocato. Destaques Um bolsista de cada sala foi escolhido como destaque pelos trabalhos desenvolvidos e apresentados. São eles: Sala 1 – Giovana Aristimunha, com o trabalho Dinâmica da perda de peso de presuntos crus de ovinos durante o processo tecnológico; Sala 2 – Brenda Alves, com o trabalho Levantamento dos principais indicadores zootécnicos aplicados à pecuária de corte; Sala 3 – Camila Langer, com o trabalho Protocolo para avaliação de sais de glyphosate no manejo do capim-annoni. Iniciação Científica A Iniciação Científica e Tecnológica tem por objetivo introduzir estudantes de graduação no universo científico, despertando a vocação científica e empreendedora de novos talentos. A concessão das bolsas pela Embrapa Pecuária Sul visa estimular a formação de futuros pesquisadores, ampliando as oportunidades de campo de estágio para graduandos, aproximando-os da realidade do setor produtivo e promovendo a formação de recursos humanos em temas aplicados à agropecuária. Texto: Alexandre Bastos
Foi realizado, na sexta-feira (10/09), o XI Simpósio de Iniciação Cientifica e Iniciação Tecnológica da Embrapa Pecuária Sul 2021. Ao todo, 19 bolsistas apresentaram trabalhos durante o evento, que ocorreu em formato virtual. O seminário teve abertura às 14h, com a palavra do chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Pecuária Sul, Marcos Borba, e da coordenadora da Comissão Interna de Bolsas, Ana Mazzocato.
O simpósio foi realizado em três salas virtuais. A programação da sala 1 teve o tema Agrometeorologia, Ciência e Tecnologia de Alimentos e Sanidade Animal, com moderação do pesquisador Juliano Ferreira e da analista Elisa Osmari. A sala 2 contou com o tema Gestão Rural, com os moderadores Sandro Camargo, professor da Unipampa, e o pesquisador João Batista Marques. Na sala 3 foi abordado o tema Pastagem e Forragicultura, com moderação das pesquisadoras Ana Cristina Mazzocato e Márcia Cristina da Silveira.
As três salas, após finalização das apresentações, contaram com espaço para discussões e com a palestra “Experiência na Embrapa Pecuária Sul e trajetória no desenvolvimento da carreira científica”, ministrada por Leonardo Luís Artico, farmacêutico, mestre em Genética, doutorando em Genética, e ex-bolsista da Unidade.
“O bolsista já entra sabendo que vai ter que apresentar, após um ano, o seu trabalho. Mas, também, o simpósio serve para estimular o bolsista a apresentar, divulgar o seu trabalho para interação com os pesquisadores e o público”, destacou Ana Mazzocato.
Destaques
Um bolsista de cada sala foi escolhido como destaque pelos trabalhos desenvolvidos e apresentados. São eles:
Sala 1 – Giovana Aristimunha, com o trabalho Dinâmica da perda de peso de presuntos crus de ovinos durante o processo tecnológico;
Sala 2 – Brenda Alves, com o trabalho Levantamento dos principais indicadores zootécnicos aplicados à pecuária de corte;
Sala 3 – Camila Langer, com o trabalho Protocolo para avaliação de sais de glyphosate no manejo do capim-annoni.
Iniciação Científica
A Iniciação Científica e Tecnológica tem por objetivo introduzir estudantes de graduação no universo científico, despertando a vocação científica e empreendedora de novos talentos. A concessão das bolsas pela Embrapa Pecuária Sul visa estimular a formação de futuros pesquisadores, ampliando as oportunidades de campo de estágio para graduandos, aproximando-os da realidade do setor produtivo e promovendo a formação de recursos humanos em temas aplicados à agropecuária.
Texto: Alexandre Bastos