Estudantes do 7º ao 9º ano de 10 escolas públicas de São Carlos (SP), duas municipais e oito estaduais, terão a oportunidade de interagir virtualmente com pesquisadores dos dois centros de Pesquisa da Embrapa no município – Instrumentação e Pecuária Sudeste. O Programa Embrapa & Escola promove conversas que utilizam a tecnologia digital para aproximar cientistas, alunos e professores. Nesta terça-feira (14), às 14h30, o tema será “A Importância da ciência para o desenvolvimento da humanidade”. O ex-chefe da Embrapa Instrumentação, Luiz Henrique Capparelli Mattoso e o pesquisador aposentado da Embrapa Pecuária Sudeste, Francisco Humberto Dübbern de Souza falam sobre suas experiências e o impacto da ciência e da pesquisa agropecuária em nossas vidas. Parceria, ciência e sustentabilidade A iniciativa envolve a Secretaria Municipal de Educação, a Diretoria de Ensino e a Câmara Municipal de São Carlos, por meio de uma emenda do vereador André Rebello, que será destinada à compra de kits de ciência para os laboratórios das escolas participantes. Já no dia 5 de outubro a conversa sobre “Ciência e sustentabilidade” será com os pesquisadores José Manoel Marconcini, que destaca “Nanotecnologia – Novos materiais”, e Alberto Bernardi, que fala das “Fazendas inteligentes – Pecuária de precisão. As palestras serão transmitidas ao vivo pelo canal do Facebook da Diretoria de Ensino – Região de São Carlos, no endereço https://www.facebook.com/gremioestudantildersaocarlos/ e, posteriormente, também ficarão disponíveis no canal da Embrapa no YouTube. Formação para professores O Programa realizou também, em agosto, rodas de conversa virtuais para a formação dos professores das redes estadual e municipal, quando os pesquisadores Wilson Tadeu e Manoel Jacintho abordaram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). “As escolas adotaram os ODS na grade curricular. Então, a ideia foi conectar o trabalho que a Embrapa tem desenvolvido por meio de diversas ações e projetos de pesquisa, tanto na formação dos professores, quanto nas conversas com os alunos”, explica o chefe-geral da Embrapa Pecuária Sudeste, Alexandre Berndt. “A partir do que for conversado neste ano, inclusive com a compra dos kits de ciência, pretendemos, em 2022, retomar as visitas presenciais às unidades da Embrapa e aplicar o conhecimento em experiências práticas que envolvam os ODS e temas que os dois Centros de Pesquisa atuam”, acrescenta o chefe-geral da Embrapa Instrumentação, João Naime. Colaboração Gisele Rosso – Embrapa Pecuária Sudeste
Estudantes do 7º ao 9º ano de 10 escolas públicas de São Carlos (SP), duas municipais e oito estaduais, terão a oportunidade de interagir virtualmente com pesquisadores dos dois centros de Pesquisa da Embrapa no município – Instrumentação e Pecuária Sudeste.
O Programa Embrapa & Escola promove conversas que utilizam a tecnologia digital para aproximar cientistas, alunos e professores. Nesta terça-feira (14), às 14h30, o tema será “A Importância da ciência para o desenvolvimento da humanidade”.
O ex-chefe da Embrapa Instrumentação, Luiz Henrique Capparelli Mattoso e o pesquisador aposentado da Embrapa Pecuária Sudeste, Francisco Humberto Dübbern de Souza falam sobre suas experiências e o impacto da ciência e da pesquisa agropecuária em nossas vidas.
Parceria, ciência e sustentabilidade
A iniciativa envolve a Secretaria Municipal de Educação, a Diretoria de Ensino e a Câmara Municipal de São Carlos, por meio de uma emenda do vereador André Rebello, que será destinada à compra de kits de ciência para os laboratórios das escolas participantes.
Já no dia 5 de outubro a conversa sobre “Ciência e sustentabilidade” será com os pesquisadores José Manoel Marconcini, que destaca “Nanotecnologia – Novos materiais”, e Alberto Bernardi, que fala das “Fazendas inteligentes – Pecuária de precisão.
As palestras serão transmitidas ao vivo pelo canal do Facebook da Diretoria de Ensino – Região de São Carlos, no endereço https://www.facebook.com/gremioestudantildersaocarlos/ e, posteriormente, também ficarão disponíveis no canal da Embrapa no YouTube.
Formação para professores
O Programa realizou também, em agosto, rodas de conversa virtuais para a formação dos professores das redes estadual e municipal, quando os pesquisadores Wilson Tadeu e Manoel Jacintho abordaram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
“As escolas adotaram os ODS na grade curricular. Então, a ideia foi conectar o trabalho que a Embrapa tem desenvolvido por meio de diversas ações e projetos de pesquisa, tanto na formação dos professores, quanto nas conversas com os alunos”, explica o chefe-geral da Embrapa Pecuária Sudeste, Alexandre Berndt.
“A partir do que for conversado neste ano, inclusive com a compra dos kits de ciência, pretendemos, em 2022, retomar as visitas presenciais às unidades da Embrapa e aplicar o conhecimento em experiências práticas que envolvam os ODS e temas que os dois Centros de Pesquisa atuam”, acrescenta o chefe-geral da Embrapa Instrumentação, João Naime.
Colaboração Gisele Rosso – Embrapa Pecuária Sudeste