Como parte da iniciativa Agricultura para a Paz, promovida pelo CIMMYT (Centro Internacional de Melhoramento do Milho e do Trigo) para comemorar o 50º aniversário do Prêmio Nobel da Paz concedido a Norman Borlaug, no dia 26 de agosto aconteceu o lançamento oficial do projeto Tech Maíz. O evento contou com a participação de pesquisadores, professores universitários e consultores do Brasil, Peru, México, Equador, da Colômbia, Bolívia, Venezuela, Espanha e Guatemala. O Tech Maíz foi selecionado na convocatória do Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED), com foco principal na capacitação e difusão do uso de novas ferramentas tecnológicas para a intensificação sustentável da cultura do milho. Além disso, o projeto apoiará o XXIV e o XXV Encontros Latino-Americanos do Milho, organizados pela Rede Latino-Americana do Milho. Como resultados, o projeto espera capacitar 80 pesquisadores, técnicos e professores na utilização das novas ferramentas tecnológicas; contar com a participação de 600 pesquisadores, técnicos, professores e alunos no XXIV e no XXV Encontros Latino-Americanos de Milho; e capacitar 7.700 pequenos e médios produtores de milho latino-americanos no uso de novas tecnologias. Esse mecanismo de colaboração regional integra, atualmente, 128 pesquisadores, que fazem parte das seguintes instituições: – Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA), da Argentina; – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Brasil; – Instituto Nacional de Pesquisa e Tecnologia Agrícola e Alimentar (INIA), da Espanha; – Instituto Nacional de Inovação Agropecuária e Florestal (INIAF), da Bolívia; – Instituto Nacional de Pesquisa Agropecuária (INIAP), do Equador; – Instituto de Ciência e Tecnologia Agrícola (ICTA), da Guatemala; – Instituto Nacional de Inovação Agrária (INIA), do Peru; – Corporação Colombiana de Pesquisa Agropecuária (Agrosavia), da Colômbia; – Centro Internacional de Melhoramento de Milho e Trigo (CIMMYT); e – Programa Coreano em Agricultura Internacional (KOPIA). Links de interesse: Cadastre-se na Rede Latino-Americana do Milho: https://latam.maize.org/registro-a-la-red/ Veja a gravação do evento de lançamento do projeto Tech Maíz: https://www.youtube.com/watch?v=QhTF55Yxakk&ab_channel=ACCIMMYT Texto: Red Latinoamericana del Maíz, CYTED e CIMMYT Contatos: A.CARVAJAL@cgiar.org | + (593 2) 307-6002 / 217-1161 / 217-1163 | www.iniap.gob.ec Sobre a Embrapa: Guilherme Viana (MG 06566 JP) Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) Tel.: (31) 3027-1905 E-mail: milho-e-sorgo.imprensa@embrapa.br Tradução: Aurélio Martins Favarin (Conrerp 3771 RJ) Revisão: Antonio Claudio Barros
Como parte da iniciativa Agricultura para a Paz, promovida pelo CIMMYT (Centro Internacional de Melhoramento do Milho e do Trigo) para comemorar o 50º aniversário do Prêmio Nobel da Paz concedido a Norman Borlaug, no dia 26 de agosto aconteceu o lançamento oficial do projeto Tech Maíz. O evento contou com a participação de pesquisadores, professores universitários e consultores do Brasil, Peru, México, Equador, da Colômbia, Bolívia, Venezuela, Espanha e Guatemala.
O Tech Maíz foi selecionado na convocatória do Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED), com foco principal na capacitação e difusão do uso de novas ferramentas tecnológicas para a intensificação sustentável da cultura do milho. Além disso, o projeto apoiará o XXIV e o XXV Encontros Latino-Americanos do Milho, organizados pela Rede Latino-Americana do Milho.
Como resultados, o projeto espera capacitar 80 pesquisadores, técnicos e professores na utilização das novas ferramentas tecnológicas; contar com a participação de 600 pesquisadores, técnicos, professores e alunos no XXIV e no XXV Encontros Latino-Americanos de Milho; e capacitar 7.700 pequenos e médios produtores de milho latino-americanos no uso de novas tecnologias.
Esse mecanismo de colaboração regional integra, atualmente, 128 pesquisadores, que fazem parte das seguintes instituições:
– Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA), da Argentina;
– Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Brasil;
– Instituto Nacional de Pesquisa e Tecnologia Agrícola e Alimentar (INIA), da Espanha;
– Instituto Nacional de Inovação Agropecuária e Florestal (INIAF), da Bolívia;
– Instituto Nacional de Pesquisa Agropecuária (INIAP), do Equador;
– Instituto de Ciência e Tecnologia Agrícola (ICTA), da Guatemala;
– Instituto Nacional de Inovação Agrária (INIA), do Peru;
– Corporação Colombiana de Pesquisa Agropecuária (Agrosavia), da Colômbia;
– Centro Internacional de Melhoramento de Milho e Trigo (CIMMYT); e
– Programa Coreano em Agricultura Internacional (KOPIA).
Links de interesse:
Cadastre-se na Rede Latino-Americana do Milho: https://latam.maize.org/registro-a-la-red/
Veja a gravação do evento de lançamento do projeto Tech Maíz:
https://www.youtube.com/watch?v=QhTF55Yxakk&ab_channel=ACCIMMYT
Texto: Red Latinoamericana del Maíz, CYTED e CIMMYT
Contatos: A.CARVAJAL@cgiar.org | + (593 2) 307-6002 / 217-1161 / 217-1163 | www.iniap.gob.ec
Sobre a Embrapa:
Guilherme Viana (MG 06566 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
Tel.: (31) 3027-1905
E-mail: milho-e-sorgo.imprensa@embrapa.br
Tradução: Aurélio Martins Favarin (Conrerp 3771 RJ)
Revisão: Antonio Claudio Barros