A equipe da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS), inserida no projeto Controle de Carrapato “Lone Tick”, esteve em visita a campo na propriedade rural de Márcia Duarte, em Canguçu/RS, para início do projeto. O estudo conta com o apoio da Embrapa Clima Temperado, Faculdade de Medicina Veterinária da UFPel, Prefeitura Municipal de Canguçu e da Emater/RS-Ascar. O projeto começou no dia 11 de agosto.
O sistema Lone Tick, chamado carrapato solitário, é um sistema de controle sanitário sem uso de acaricidas, ou seja, sem a realização de controle químico. Parte do projeto, realizada na região Sul do país, quer validar o comportamento do parasita bovino em diferentes regiões, já que estão sendo também avaliadas unidades de pesquisa na região dos Cerrados.
O pesquisador Renato Andreotti explicou como funciona este sistema. ” Muda-se o boi de pasto, separando o boi do carrapato, e mudando consecutivamente o rebanho do seu local de pastagem inicial. Quando se faz uma rodada em quatro pastagens diferenciadas, se retorna, posteriormente a pastagem inicial, onde foi percorrido um tempo total de 112 dias. Assim, ao final do circuito, há um vazio forrageiro sanitário de 84 dias, no local da pastagem inicial, e neste período as larvas do carrapato ficam solitárias, e portanto, morrem, pois elas não possuem animais no local para se hospedar. Assim, é possível matar o carrapato, sem utilizar produtos químicos”, explicou.
A UD atuará como parceira do projeto do Carrapato, acompanhando produtores parceiros, e as suas atividades planejadas também farão parte de outro projeto da prefeitura de Canguçu, o projeto Amigos do Leite. “Foi realizada uma live para apresentar o projeto Controle do Carrapato Lone Tick, e a produtora Márcia, assistiu e manifestou interesse, contactando o extensionista da Emater/RS-Ascar James Pureza, chegando a demanda à Embrapa”, contou o analista de TT Sérgio Bender.
A equipe de trabalho na região foi composta pelo pesquisador Renato Andreotti, o bolsista em Ecologia do Carrapato Marcos Valério Garcia e a técnica de laboratório Jaqueline Cavalcante Barros da Embrapa Gado de Corte; o analista de TT Sérgio Bender pela Embrapa Clima Temperado; o extensionista da Emater-RS/Ascar, James Pureza; o Professor Rodrigo Cunha da Faculdade de Medicina Veterinária da UFPel e a produtora rural Márcia Duarte.