Notícias

Workshop discute tecnologias sobre abacaxi em Coração de Maria (BA)

Na quinta-feira, 12 de agosto, a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza o workshop Cultivo Sustentável de Abacaxi em Coração de Maria (BA). O evento é destinado a extensionistas, técnicos e produtores líderes selecionados pela Secretaria de Agricultura de Coração de Maria e tem como objetivo apresentar, discutir e aprimorar conhecimentos e tecnologias sobre práticas de cultivo. Cerca de 20 anos atrás, o município era o maior produtor do estado, mas a maioria das plantações foi atacada pela fusariose, também chamada de gomose ou resinose, que é a principal doença da cultura, causada pelo fungo Fusarium guttiforme. Hoje, a primeira posição é de Itaberaba, na Chapada Diamantina. “A ideia é ser uma capacitação mais exploratória em que vou perceber onde estão as dificuldades do grupo. Depois, vamos pensar num curso mais detalhado, com várias etapas e com muito mais informação”, explica o pesquisador Domingo Haroldo Reinhardt, coordenador do workshop. “Eu vou ter a oportunidade de conhecer a realidade deles e, então, vamos conseguir focar melhor depois”. Pela manhã, a parte teórica vai ser realizada no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), com palestras abordando aspectos econômicos, cuidados pré-plantio e implantação da cultura, manejo na fase vegetativa da cultura, indução floral, escalonamento da produção e manejo na fase reprodutiva da cultura. Pela tarde, na Comunidade do Souza, a parte prática vai falar dos aspectos gerais do abacaxizal (cultivares, densidade, uniformidade e desenvolvimento das plantas), aspectos sanitários, nutricionais e produtivos relacionados a frutos e mudas.

Na quinta-feira, 12 de agosto, a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza o workshop Cultivo Sustentável de Abacaxi em Coração de Maria (BA).
O evento é destinado a extensionistas, técnicos e produtores líderes selecionados pela Secretaria de Agricultura de Coração de Maria e tem como objetivo apresentar, discutir e aprimorar conhecimentos e tecnologias sobre práticas de cultivo. Cerca de 20 anos atrás, o município era o maior produtor do estado, mas a maioria das plantações foi atacada pela fusariose, também chamada de gomose ou resinose, que é a principal doença da cultura, causada pelo fungo Fusarium guttiforme. Hoje, a primeira posição é de Itaberaba, na Chapada Diamantina.
“A ideia é ser uma capacitação mais exploratória em que vou perceber onde estão as dificuldades do grupo. Depois, vamos pensar num curso mais detalhado, com várias etapas e com muito mais informação”, explica o pesquisador Domingo Haroldo Reinhardt, coordenador do workshop. “Eu vou ter a oportunidade de conhecer a realidade deles e, então, vamos conseguir focar melhor depois”.
Pela manhã, a parte teórica vai ser realizada no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), com palestras abordando aspectos econômicos, cuidados pré-plantio e implantação da cultura, manejo na fase vegetativa da cultura, indução floral, escalonamento da produção e manejo na fase reprodutiva da cultura.
Pela tarde, na Comunidade do Souza, a parte prática vai falar dos aspectos gerais do abacaxizal (cultivares, densidade, uniformidade e desenvolvimento das plantas), aspectos sanitários, nutricionais e produtivos relacionados a frutos e mudas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *